sábado, 14 de março de 2020

Chuva de 220 milímetros é a maior do ano no Ceará

Via NOSSO PARANÁ RN


Chuva forte em Icapuí abriu crateras e alagou casas — Foto: Arquivo pessoal

O município de Icapuí, no Litoral Leste do Ceará, registrou nesta sexta-feira (13) a maior chuva de 2020 do estado. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a cidade contabilizou 220 milímetros entre as 7h desta quinta-feira (12) e 7h de hoje. Até então, a maior precipitação do Ceará havia caído sobre o município de Granja, em 5 de março, quando foram registrados 180 mm.

No histórico da cidade, a chuva do intervalo é a maior dos últimos 30 anos e está entre as 15 do Ceará com mais volume desde 2009. Por conta da precipitação, o município registrou teve estradas e ruas alagadas, erosão de córregos e deslizamentos de terra.

“O poder público já encaminhou maquinários para alguns locais. Há casas com risco de iminente de cair", avalia o coordenador municipal da Defesa Civil, Daniel Oliveira.

Na rua Melancia de Baixo, a via de acesso ficou intransitável. Segundo um dos moradores que tem residência próximo à praia, Edgar Júnior, o perigo de desabamento em alguns pontos é iminente. “De ontem para hoje, no centro no Pé da Serra de Barreiras, aconteceu isso", comenta. “Teve outro deslizamento aqui perto de casa também”.

Chuva em 145 cidades
Chuva deixou ruas alagadas no centro e outros bairros de Fortaleza — Foto: José Leomar/SVM

O Ceará registrou chuvas em mais de 145 cidades nas últimas 24 horas, segundo balanço parcial da Funceme. Os municípios com maiores volumes são Icapuí (220 mm), Beberibe (130.2 mm) e Aracati (104.6 mm), todas cidades do litoral leste do Ceará.

Além disso, a região do Cariri registrou bom volume pluviométrico, com destaque para as cidades de Abaiara (90 mm), Milagres (85 mm), Crato (80 mm) e Barbalha (78 mm).

A previsão da Funceme para o fim de semana é de nebulosidade variável com eventos de chuvas em todas as regiões.

*G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).