Fonte: Portal do Governo do RN
Ilustração: Fany Carlos
Um grande espetáculo ao vivo que reconta a saga dos heróis martirizados agora elevados à condição de santos. Esse é o resumo da “Cantata dos Santos Potiguares”. Os detalhes do espetáculo foram apresentados ao governador Robinson Faria, à imprensa, autoridades e convidados ontem (2), no Restaurante Mangai.
Monumento aos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante
Com investimento na ordem dos R$ 255 mil através do Governo Cidadão, a peça abre as celebrações aos novos santos brasileiros e é uma ação do Governo do Estado, por meio da Fundação José Augusto, do Grupo de Trabalho das Celebrações alusivas à santificação, da Arquidiocese de Natal, e da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante.
Papa Francisco
Na ocasião, o governador ressaltou os esforços em torno das celebrações aos santos brasileiros. “O RN vai dar ao país 30 santos de uma única vez, um fato inédito no mundo. Esse momento tem que ser encarado com seriedade pelo seu fator histórico. O governo vem fazendo sua parte em parceria com as prefeituras, igreja e mídia, além do trabalho na estruturação das cidades para atrair o turismo religioso e fomentar a economia local” disse.
Com atenção para o turismo religioso, o governador anunciou ainda que após a celebração de canonização em Roma, no próximo dia 15, já está prevista uma reunião com os representantes da Tap Portugal e a Agência Abreu, uma das maiores operadoras de Turismo da Europa, para iniciar as tratativas em busca de parcerias. “Vamos trabalhar de forma cooperativa para venda de voos fretados de europeus que queiram conhecer o Santuário”.
HISTÓRIA
Conhecidos como “os mártires de Cunhaú e Uruaçu”, os Padres André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, o leigo Mateus Moreira e mais 27 foram martirizados em 1645 em decorrência das invasões holandesas no Brasil e no Rio Grande do Norte. Mais de 80 fiéis da Igreja Católica foram mortos.
Em reconhecimento ao feito dos Mártires de Uruaçu, em junho de 1989 o processo de beatificação foi concedido pela Santa Sé. No ano de 1998 o papa João II assinou o decreto reconhecendo o martírio de 30 religiosos brasileiros, enquanto que a beatificação aconteceu em março de 2000, na Praça de São Pedro, no Vaticano. No próximo dia 15, os martirizados serão consagrados santos pelo Papa Francisco.
Fonte: Portal do Governo do RN
Ilustração: Fany Carlos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO !!!
Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.
Desde já fico grato !!!
Cordiais saudações,
CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).