sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Vírus zika se espalha de forma explosiva e nível de alerta é máximo, diz OMS

Segundo a organização, que marcou reunião de emergência para a próxima segunda-feira, a doença já atinge 23 países.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que o nível de preocupação com o vírus zika é extremamente alto e alertou que a epidemia deve se espalhar pelo continente americano, com exceção de Chile e Canadá. Durante reunião do comitê executivo da OMS, realizado na manha desta quinta-feira, a diretora-geral da organização, Margaret Chan, defendeu a troca de informações sobre o surto da doença, que já atinge 23 países. Ela também disse que há muitas incertezas sobre a doença.
“Queremos superar a lacuna científica sobre o vírus zika. Compartilhar informação será crucial” — afirmou Chan.
Um reunião de emergência foi convocada para a próxima segunda-feira em Genebra, na Suíça, para discutir a propagação do vírus. O alerta do OMS foi publicado nos principais jornais do mundo nesta quinta-feira.
Margaret Chan lembrou ainda que eventos climáticos alimentados pelo El Niño, que levam chuva e calor a áreas mais extensas, devem contribuir ainda mais para a o avanço da doença. Ela ressaltou que os maiores especialistas do mundo estão trabalhando juntos para confirmar a possível ligação do vírus com os casos de microcefalia.
“O nível de alarme é extremamente elevado. Chegada do vírus em alguns casos, tem sido associada com um aumento acentuado no nascimento de bebês com anomalias na cabeça”, afirmou a diretora-geral da OMS.
A propagação da zika fez com que governos de todo o mundo aconselhassem mulheres grávidas a procurarem regiões que ainda não tenham sido infestadas pelo vírus.
NO BRASIL, ORGANIZAÇÃO ESTIMA 1,5 MILHÃO DE CASOS DE ZIKA
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o vírus zika pode infectar de 3 milhões a 4 milhões de pessoas nas Américas, incluindo 1,5 milhão no Brasil. No encontro em Genebra, o Diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, apresentou por telefone dados sobre os casos de microcefalia no país e ressaltou que o ministério trabalha apoiando institutos de pesquisa para desenvolver uma vacina.
O diretor de doenças transmissíveis da Organização Pan-Americana de Saúde e representante da OMS nas Américas, Marco Espinal, disse que um estudo que ainda será publicado sugere uma correlação entre o zika e a microcefalia em recém-nascidos no Brasil.
“Não sabemos ainda se o vírus cruza a placenta e gera ou causa microcefalia. Achamos que tem algum papel. Não há dúvida sobre isso”, disse Espinal.

Via RG em Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).