sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Brasil tem 270 casos confirmados de microcefalia; 6 têm relação com a zika

Brasil registra 2.975 casos suspeitos de microcefalia relacionados ao zika.


O número de casos confirmados de microcefalia chegou a 270, segundo o mais recente boletim do Ministério da Saúde, divulgado nesta quarta-feira. Desse total, apenas seis têm relação comprovada com o vírus zika. O ministério informou ainda que 3.448 casos suspeitos de microcefalia, registrados entre outubro de 2015 e 23 de janeiro deste ano, continuam em investigação. Outros 462 casos notificados foram descartados.

No comunicado, Cláudio Maierovitch, diretor do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, ressaltou uma “tendência de redução no número de notificações”, que aumentou 7% de uma semana para a outra, um ritmo menor que o verificado em outros períodos. O boletim da semana passada indicava 3.893 casos suspeitos, dos quais 3.381 estavam em investigação.

No total, foram notificados 68 óbitos por malformação congênita após o parto (natimorto) ou durante a gestação (abortamento espontâneo), dos quais 12 foram confirmados para a relação com alguma infecção congênita. Em cinco deles, a presença do vírus zika foi identificada. Nos demais, a microcefalia pode ter ocorrido por outras infecções, como sífilis e toxoplasmose, embora o zika não esteja descartado.
As 12 mortes relacionando a malformação cerebral com alguma infecção ocorreram no Nordeste, sendo 10 no Rio Grande do Norte, um no Ceará e um no Piauí. Continuam em investigação 51 mortes e outras cinco já foram descartadas.
De acordo o boletim, há casos notificados em 830 municípios de 24 unidades da federação. A região Nordeste concentra 86% dos registros, sendo que Pernambuco permanece com o maior número de ocorrências em investigação: 1.125. O Rio de Janeiro continua com 122 casos suspeitos.
Até o momento, estão com circulação autóctone do vírus zika 22 unidades da federação: Goiás, Minas Gerais, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Roraima, Amazonas, Pará, Rondônia, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.
Via RG em Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).