quinta-feira, 23 de maio de 2019

Governo do RN capacita gestores de escolas que serão reformadas e modernizadas

No encontro foram trabalhadas as políticas de salvaguardas de modo a prevenir ou minimizar qualquer impacto ambiental ou social durante as intervenções.

O Governo do RN, por meio do Governo Cidadão está reformando 40 escolas estaduais em todo o estado, beneficiando cerca de 20 mil alunos de 32 municípios potiguares. Para prevenir ou minimizar qualquer impacto ambiental ou social durante estas reformas, o Governo Cidadão e a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) estão trabalhando políticas de salvaguardas com gestores e professores das unidades contempladas, à medida que são iniciadas as intervenções. Em encontro nesta terça-feira (21) na SEEC, representantes de oito escolas beneficiadas participaram de capacitação sobre políticas de salvaguardas baseadas nas diretrizes do Banco Mundial.

“Seguindo orientações da governadora e professora Fátima Bezerra, essa é apenas uma ação dentre as diversas iniciativas do Governo do RN que visam levar uma educação pública de qualidade às crianças e jovens do Estado. Fazê-lo em um ambiente físico adequado vem recebendo atenção especial desta gestão. Até o final do projeto – a partir do investimento de 43,9 milhões via acordo de empréstimo com o Banco Mundial -, 40 escolas estaduais terão passado por reformas e ampliações. Além disso, outras seis estão sendo construídas, das quais já contamos com quatro obras prontas e duas em funcionamento”, pontuou o secretário de Gestão de Projetos, Fernando Mineiro.

Durante o encontro, os participantes receberam orientações para elaboração de projeto de intervenção objetivando a manutenção do equipamento escolar e sobre ferramentas desenvolvidas para que sejam trabalhadas as salvaguardas sociais.

“É importante que cada um desses gestores e professores saia daqui sabendo da importância dessas salvaguardas que tanto falamos. É a partir delas que tornaremos alunos, professores e toda comunidade, parceiros na manutenção destes patrimônios educacionais, antes, durante e depois das intervenções estruturais”, comentou Elizaete Nascimento, Gerente da Unidade Executora Setorial da SEEC para o Governo Cidadão, entregando aos presentes, os folders educativos e jogos de tabuleiro desenvolvidos a partir das diretrizes e políticas de salvaguarda.

Satisfeita com a discussão e de posse do projeto arquitetônico da reforma pela qual a escola que dirige vai passar, Edneide Fernandes, gestora da Escola Estadual Adão Marcelo da Rocha, em Taipu, disse: “Diante deste sonho que está prestes a se tornar realidade, ter acesso às salvaguardas é dar a certeza de que não apenas essa, mas outras gerações que estão por vir serão beneficiadas com educação de qualidade, numa escola boa, bonita e que atende às necessidades, mas que deve ser cuidada por todos, afinal, trata-se de um patrimônio da comunidade”.

Estiveram presentes, gestores e professores das escolas estaduais Professora Maria Angelina Gomes, de Riacho de Sant´ana; Pedro Gurgel, de Almino Afonso; Auta de Souza, de Macaíba; Jacumaúma, de Arês; Acadêmico Mauro Abrantes, de Tenente Ananias; Godofredo Cacho, de Caiçara do Norte; Adão Marcelo da Rocha, de Taipú e Vale do Pitimbú, de Natal. Na quinta-feira (23), outras seis escolas que já estão sendo reformadas receberão essas orientações em encontro no auditório da Secretaria de Planejamento do Estado (Seplan).

Via CARNAÚBA EM FOCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).