domingo, 9 de dezembro de 2018

Anatel bloqueia celulares piratas de 10 Estados

Por Folhapress
SÃO PAULO  –  A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) iniciou neste sábado  o bloqueio de celulares piratas em dez Estados brasileiros.
O objetivo é inibir a comercialização de dispositivos falsificados ou com o Imei — código de 15 números  que  identifica a marca e o modelo do aparelho, adulterado.
As mensagens são enviadas pelo número 2828.  A medida vale, primeiramente, a celulares  adulterados no  Acre, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, em Rondônia, Tocantins e Santa Catarina.
Desde o dia 23 de setembro, quem ativa um aparelho em um desses Estados recebe uma mensagem notificando que o celular está irregular.
“Operadora avisa: Pela Lei 9.472 este celular está irregular e não funcionará nas redes celulares em 75 dias”, diz o alerta.
Antes de bloquear definitivamente, a Anatel envia uma mensagem a 50 e a 25 dias antes da suspensão. Também avisa na véspera.
De acordo com a agência, entre os celulares irregulares a serem bloqueados, alguns  não oferecerem a qualidade e segurança exigidas pela regulamentação brasileira. No Distrito Federal e no Estado de Goiás, onde o bloqueio é feito desde maio, mais de 108,8 milhões de aparelhos  já foram excluídos das redes das prestadoras móveis.
Nos demais Estados,  as mensagens de bloqueio serão enviadas a partir de 7 de janeiro de 2019 e os celulares  passarão a ser bloqueados em 24 de março do próximo ano. Nesses locais, a medida valerá para dispositivos  irregulares habilitados nas redes das prestadoras a partir de 7 de janeiro.
Consumidores lesados devem procurar a empresa ou pessoa que vendeu o aparelho e buscar seus direitos. Também é possível verificar no site da Anatel se o celular apresenta alguma irregularidade.
Via Blog do Primo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).