domingo, 2 de março de 2014

Ucrânia coloca tropas em alerta e adverte para chance de guerra


A Ucrânia colocou suas Forças Armadas em alerta de combate completo neste sábado (1º) e avisou a Rússia de que qualquer intervenção militar no país poderá levar a uma guerra.
Após uma reunião de mais de três horas com chefes de segurança e defesa, o presidente interino do país, Oleksander Turchinov, disse que não há justificativa para o que chamou de agressão russa contra o seu país.
De pé ao lado de Turchinov, o primeiro-ministro, Arseny Yatseniuk, disse que pediu à Rússia que recuasse suas tropas para a base na região da Crimeia durante uma conversa por telefone com o premiê russo, Dmitry Medvedev, e pediu negociações.
“A intervenção militar seria o começo da guerra e o fim de qualquer relação entre a Ucrânia e a Rússia”, disse Yatseniuk a repórteres.
O Senado russo aprovou neste sábado a proposta do presidente do país, Vladimir Putin, para enviar tropas russas à Ucrânia
O Conselho da Federação apoiou com ampla maioria a proposta para usar “as Forças Armadas da Federação Russa no território da Ucrânia até a normalização da situação sociopolítica naquele país”.
O Conselho afirmou que a decisão tinha efeito imediato. Com protestos pró-Rússia eclodindo em diversas outras partes da Ucrânia, Moscou agora pode enviar suas tropas a qualquer região do país.
Putin havia solicitado a autorização do Senado para o emprego das tropas russas destacadas na Crimeia, a fim de normalizar a situação nesta república autônoma ucraniana.
“Devido à extraordinária situação na Ucrânia, a ameaça para a vida dos cidadãos da Federação da Rússia (…), ao contingente das Forças Armadas da Federação da Rússia aquarteladas na Ucrânia (…) solicito ao Conselho da Federação (Senado) o emprego das Forças Armadas da Federação da Rússia em território da Ucrânia até a normalização sociopolítica nesse país”, assinala o documento citado pelo Kremlin.
O Senado russo também se dirigiu ao líder do Kremlin para pedir que tome “todas as medidas possíveis para proteger a vida e a segurança dos cidadãos da Federação da Rússia que vivem na Ucrânia, nossos compatriotas e o contingente das Forças Armadas da Federação da Rússia aquartelado na Ucrânia”.
UOL / Via Blog do BG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).