sábado, 11 de janeiro de 2014

Resultado final do Sisu sai dia 13

Magnus NascimentoPró-reitor de Graduação da UFRN, Adelardo de Medeiros, fala sobre os prazos 
Pró-reitor de Graduação da UFRN, Adelardo de Medeiros, fala sobre os prazos


Após o encerramento das inscrições do Sistema de Seleção Unificado [Sisu], no fim da noite de ontem, os candidatos que disputam uma das mais de 170 mil vagas abertas em todo o país terão que esperar até a próxima segunda-feira (13) para saberem se conseguiram o acesso em uma das instituições cadastradas. Segundo o Ministério da Educação, as notas de corte definitivas, de cada curso,  também só serão divulgadas com o resultado final.  

Até o último dia de inscrições, mais de 2 milhões e 300 mil pessoas, de todo o país, fizeram cadastro no Sisu. O resultado poderá ser consultado no site sisu.mec.gov.br de forma individual. Quem for aprovado terá pouco tempo para reunir a documentação necessária para fazer a matrícula.  Com a primeira chamada depois de amanhã, as instituições já começam a matricular os novos alunos no dia 17 de janeiro e seguem o procedimento nos dias 20 e 21.

Os candidatos que não passarem  ainda poderão ser convocados na segunda chamada, que vai disponibilizar as vagas não preenchidas na primeira fase. O resultado da segunda chamada ocorre no dia 27 de janeiro, enquanto as matrículas são nos dias 31 de janeiro, e 3 e 4 de fevereiro.

Se, ainda assim, vagas continuarem abertas, um cadastro de reserva será feito. O resultado, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte [[UFRN] está previso para o dia 13 de fevereiro, com matrículas abertas nos dias 18, 19 e 20.

De acordo com o pró-reitor de Graduação da UFRN, Adelardo Adelino de Medeiros, cerca de 40% das vagas oferecidas pela instituição não foram preenchidas na primeira chamada nos últimos anos.

Os documentos necessários para fazer a matricula na UFRN são:  carteira de identidade (cópia legível e autenticada); CPF (cópia legível e autenticada); diploma ou certificado, ou certidão de conclusão do Ensino Médio (cópia legível e autenticada); prova de estar em dia com as obrigações relativas ao serviço militar (cópia legível e autenticada) para os candidatos do sexo masculino; e certidão de quitação eleitoral (cópia legível e autenticada).

Os candidatos que passarem através das vagas reservadas pela Lei de cotas ou contaram com o benefício de alguma ação afirmativa precisam levar documentos específicos, que podem ser consultados no site www.sisu.ufrn.br.

Segundo o pró-reitor da UFRN, quem passar apenas na segunda ou na terceira chamada terá algum prejuízo no primeiro semestre, uma vez que as aulas já começam no próximo dia 27. O calendário da instituição está “imprensado”, devido à Copa do Mundo, que ocorre entre junho e julho no Brasil. “Mas estamos conversando com os professores para amenizar essa perda, com reposição de áreas”, confirma.

Nota de corte

As notas de corte – a pontuação mínima exigida para que o candidato fizesse sua inscrição – aumentaram ao longo das inscrições, do dia 6 ao dia 10. A pontuação de corte era a média do último colocado entre as vagas disponíveis para cada curso. Em posse desses dados, os candidatos sabiam se estavam dentro ou fora das vagas ofertadas e poderiam mudar suas opções.

O curso com maior nota de corte na UFRN foi o de Direito no Campus de Caicó, na região Seridó, seguido por Medicina e Engenharia Civil, no Campus Central, em Natal. Nesse período, A  UFRN teve mais de 70 mil inscrições nas pouco mais de 4 mil vagas, distribuídas em 88 cursos. 

Da Tribuna do Norte / Via Blog Comunicador Efectivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).