quarta-feira, 31 de julho de 2013

Ufersa elabora o Plano de Desenvolvimento Institucional

Gidel de Morais 

A Reitoria da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, juntamente com a Pró-Reitoria de Planejamento, as demais unidades administrativas da Universidade, estão se reunindo periodicamente para elaborar o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Ufersa para o período de 2014-2018. A reunião, explica o vice-reitor da Ufersa, professor Francisco Odolberto de Araújo, é para discutir os eixos que norteiam a política do PDI. 

O Plano de Desenvolvimento Institucional é um instrumento de planejamento e gestão que estabelece as políticas e diretrizes para orientar, no prazo de 05 anos, as ações em todas as dimensões da Universidade. “Estamos discutindo em comissão a agenda de trabalho dentro das diretrizes apresentadas pelo Ministério da Educação para as instituições federais de ensino”, explica o vice-reitor. 


A elaboração do PDI exige ampla discussão a partir da analise atual da instituição. Daí, a importância do envolvimento de todos os seguimentos da Universidade. Nas reuniões são abordados os diversos temas direcionados as atividades de pesquisa, ensino e extensão, com enfoque para o planejamento e administração das ações. 

O professor Odolberto ressalta ainda a importância do comprometimento de todos os representantes da Comissão do PDI. “As sugestões são fundamentais para que o planejamento institucional seja concebido de forma democrática e integrado com os todos os setores da Ufersa”, acredita o professor. 

O PDI da Ufersa está sendo estruturado com base nos eixos temáticos: Perfil Institucional, Gestão Institucional, Organização Acadêmica, Infraestrutura, Aspectos Financeiros e Orçamentários e, Avaliação e o Acompanhamento do Desenvolvimento Institucional. Além das pró-reitorias de Planejamento, Administração, Pesquisa e Pós-Graduação, Gestão de Pessoas, Graduação, Extensão e Cultura e, Assuntos Comunitários, participam da Comissão o Núcleo de Educação a Distância, a Assessoria de Relações Internacionais, Serviço de Informação ao Cidadão, Comissão Própria de Avaliação, Auditoria e, Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação, bem como as representações docentes, discentes e técnico administrativos. 

As próximas reuniões vão acontecer nessa sexta-feira, 02, a partir das 14:30h, no Auditório do CTARN; no dia 5 de agosto, 14:30h, também no CTARN e, no dia 13 de agosto, às 8h, no Auditório da PROGEPE. Ao final toda a comunidade será convidada a opinar sobre a proposta elaborada pela comissão.


Via Blog Icém Caraúbas

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