quarta-feira, 29 de maio de 2013

Pau dos Ferros: Operação Elefante combate tráfico de drogas e prende mais de 10 no RN
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte prendeu 14 pessoas nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (29) nas cidades de Pau dos Ferrose Doutor Severiano, no Oeste potiguar. Drogas, motocicletas, relógios e objetos utilizados no tráfico foram apreendidos. Segundo Delegacia Geral 16 delegados e mais de 100 agentes participaram da operação.
 Segundo o delegado Odilon Teodósio, as prisões são resultado de uma operação denominada 'Elefante', que combate o tráfico de drogas na região. O nome foi escolhido por causa da posição geográfica do município, que fica na chamada 'tromba do elefante', uma alusão ao formato do mapa do estado, que se assemelha a um elefante. 
 “É uma operação de combate ao comércio, ao varejo de drogas. As investigações começaram em novembro do ano passado e foram comandadas pelo delegado Inácio Rodrigues. Eu estou aqui a mando do delegado geral como coordenador operacional", afirmou o delegado Odilon. 
 O delegado Inácio Rodrigues, disse que entre os presos, alguns tinham mandados de prisão preventiva. "Alguns foram presos em flagrante. A maioria foi presa em Pau dos Ferros, mas dois foram presos em Doutor Severiano", contou o delegado. Inácio adiantou que a operação ainda não está encerrada e, por isso, prefere não divulgar mais detalhes. 
 O delegado Odilon ainda disse ao G1 que os presos serão encaminhados ao Centro de Detenção Provisória de Pau dos Ferros. 


G1/RN / Via Blog Sentinelas do Apodi



Relatório sobre morte de cearense baleado pela Polícia Militar no RN sai em 20 dias




Demorou aproximadamente duas horas e meia a reconstituição da morte do universitário cearense José Fernandes Castelo, de 19 anos, atingido nas costas por um tiro efetuado por policiais militares após ele ter furado uma barreira de fiscalização de trânsito na noite de 13 de abril em Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. Na fuga, segundo consta em boletim, três pessoas foram atropeladas, mas se recuperam bem. O Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep) tem agora de 10 a 20 dias para apresentar um relatório conclusivo ao delegado Roberto Moura, que preside o inquérito.
O perito criminal Jader Viana, do Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep), contou que, com a simulação, já seria possível determinar quem foi o policial responsável pelo disparo que matou o jovem universitário, mas o resultado só será apresentado quando o relatório da reconstituição for concluído, o que só deve acontecer ao longo de no máximo 20 dias, “ou assim que os exames de balística, nas vestes da vítima e no carro do rapaz ficarem prontos”, acrescentou.
Apesar de aguardar o resultado dos laudos técnicos para no máximo três semanas, o delegado ressaltou que ele ainda poderá pedir, depois deste tempo, prorrogação à Justiça e o inquérito se prolongar por mais um mês. Contudo, tudo dependerá da perícia. "Até o momento não vejo necessidade de novas diligências, mas vamos esperar pra ver", ponderou.
A reconstituição foi requisitada pela Polícia Civil, que apura a atitude de seis de dez policiais militares que participaram da ação. Os seis foram afastados das ruas por determinação do comando geral da PM no estado. Todos se recusaram a participar da simulação. No lugar deles, do cearense e de um motociclista atropelado durante a fuga, atuaram voluntários. “Foram convidados policiais civis voluntários. Estes simularam a atitude tomada por cada um dos envolvidos na ocorrência, desde o momento em que o cearense furou a barreira até a hora em que levou o tiro e foi socorrido ao hospital”, explicou Viana.
Familiares de Castelo, que são da cidade de Tauá, no Ceará, estiveram em Mossoró e acompanharam de perto o trabalho da polícia. Os pais do rapaz levaram uma faixa e exigiram justiça. O Ministério Público também acompanha o caso.

A reconstituição

A reconstituição da ação policial que culminou com a morte de José Fernandes Castelo foi iniciada por volta das 20h desta terça-feira (28). Segundo o delegado Roberto Moura, que conduz o inquérito, a ação buscou reproduzir o mesmo cenário da ocorrência registrada na noite de 13 de abril, “respeitando inclusive o mesmo horário em que o fato foi registrado em boletim”, afirmou.
A ação também foi realizada, ainda de acordo com o delegado, percorrendo os mesmos lugares por onde o jovem passou, desde o momento em que furou a barreira até o local onde foi baleado pelos PMs. Tudo começou na avenida Leste-Oeste, de onde partiu a perseguição. Em seguida, a reprodução simulada passou por várias ruas do Centro, nas proximidades dos hospitais, onde houve o atropelamento de um motociclista, chegou ao bairro Boa Vista, onde um dos pneus do carro de Castelo foi furado por um tiro, até chegar ao bairro Nova Betânia, local o veiculo recebeu novos disparos e o rapaz acabou sendo atingido.
Ao G1, o perito explicou que, apesar de no boletim haver o registro de três pessoas atropeladas por Castelo, só houve constatação de materialidade de um ferido, um rapaz que é motociclista e sofreu fratura na perna. “Por isso a reconstituição foi feita apenas com uma vítima de atropelamento”, ressaltou.
Ainda de acordo com Viana, a reconstituição da perícia percorreu os mesmos 6,8 quilômetros que Castelo transitou a bordo do Honda Civic quando fugiu após furar a barreira. No relatório da PM, este trajeto foi feito em menos de 10 minutos. “Em certos trechos, o veiculo desenvolveu uma velocidade de 100 quilômetros por hora”, diz o documento. “Só parando o carro depois de ter um dos pneus furados”, acrescenta. 
A reconstituição, ainda de acordo com o perito, também simulou os disparos feitos contra o automóvel – oito ao todo, sendo que um deles atingiu o pneu traseiro direito e os demais a parte traseira da lataria. Foi um destes disparos, inclusive, o que matou Castelo. A bala pegou na lanterna traseira direita, passou pelo banco, transfixou o assento do motorista e acertou as costas do rapaz.






Imagens O Câmera 
Por Anderson Barbosa G1 RN

Via Blog Sentinelas do Apodi



TENENTE LAURENTINO: Homem foi preso acusado abusar sexualmente de deficiente mental



Na tarde desta segunda-feira, 27, a pessoa de MARIA APARECIDA AURELIANO DE LIMA, 36 ANOS, residente no Sítio de Dentro, Lagoa Nova, compareceu ao Destacamento de Polícia Militar de Tenente Laurentino Cruz, onde informou aos Policiais Militares de serviço que teria sido vítima de estupro, na madrugada no mesmo dia.
Segundo a denunciante, quando esta saía de uma boate de Tenente Laurentino Cruz, por volta de 01h00 da madrugada, chamou um amigo para a deixar em casa, porém, o amigo indicou uma outra pessoa para fazer a viagem, o qual, segundo a denunciante, teria seguido por caminhos estranhos, e, ao chegar em um determinado local, teria parado a moto e, com ameaças de deixá-la no mato, a obrigou a fazer sexo com ele.
A Polícia Militar empreendeu diligências e, ainda na tarde desta segunda-feira, conseguiu prender a pessoa de GERALDO DANIEL PEREIRA, 38 ANOS (FOTO ACIMA), residente em Tenente Laurentino Cruz, o qual confirmou aos PMs que, de fato, praticou sexo com a vítima, porém, segundo ele, tudo foi feito com o consentimento dela.
Mesmo com a defesa do acusado, a autoridade competente (delegado), fez o procedimento e autuou o acusado em flagrante delito, pelo crime de estupro, tendo em vista que a vítima sofre de problemas mentais, e, por isso, mesmo com o consentimento dela, ele não poderia ter praticado sexo.
Geraldo Daniel encontra-se preso em uma das celas do CDP (Centro de Detenção Provisória) de Jucurutu, onde está à disposição da Justiça.

Fonte: Blog PM de Jucurutu / Via Blog Sentinelas do Apodi



HOMEM NÃO ACEITA SEPARAÇÃO, TENTA AGREDIR FAMILIARES DE SUA EX ESPOSA, E QUASE É LINCHADO EM MOSSORÓ

A Polícia Militar foi acionada na noite desta terça-feira (28), para a rua Manoel Freire no bairro Alto do Xerem, próximo a praça que antecede o Colégio Raimundo Gurgel, informando que populares tentavam linchar á pauladas e murros um homem inconformado com a separação da sua ex mulher. A viatura 235 Santo Antônio se descolou até lá com os Sds Manoel, Lúcio e Pinto, pois a viatura do bairro estava ocupada em outra ocorrência. Segundo a Polícia o homem identificado apenas como Aírton, não conformado com a separação foi até a casa da irmã de sua ex esposa e como não encontrou ela lá, passou a agredir e jogar gasolina na casa dizendo que iria tocar fogo caso a mulher não aparecesse. Diante da situação, os familiares partiram para cima de Aírton que por pouco não foi linchado, ele escapou se refugiando em uma casa ao lado. O SAMU foi acionado e socorreu o mesmo bastante machucado, com uma possível fratura de costela. A Polícia saiu do local sem conduzir ninguém para a delegacia pois ninguém da família da mulher quis prestar queixa e ou representar contra Aírton.



Passando na Hora / Via Blog Sentinelas do Apodi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).