segunda-feira, 14 de maio de 2018

SECRETARIA DE SAÚDE CONFIRMA 10 CASOS DE H1N1 NO RN

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou o mais recente boletim com as informações sobre os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) notificados em todo o Rio Grande do Norte. Os dados são referentes à semana epidemiológica 18, que compreende o período de 1º de janeiro a 5 de maio.

Foram notificados 145 casos de SRAG no estado. Das 122 amostras coletadas pelo Laboratório Central (Lacen) um total de 20 foram classificadas como SRAG por Influenza e 08 como outros vírus respiratórios. Dentre os casos de Influenza: um total de 10 foram confirmados para Influenza A H1N1, e em menores quantidades, casos de influenza A (H3) sazonal, influenza B, confirmações para Vírus Sincicial Respiratório e para Metapneumovírus.

Dos 145 casos notificados, 52 receberam alta por cura, 71 estão em investigação e 22 evoluíram para óbitos por SRAG. Destes 22 óbitos notificados, 04 foram confirmados para influenza, nenhum óbito por outros vírus respiratórios e 11 por falha respiratória não especificada.

A Sesap reforça as principais medidas de controle que podem ser adotadas:

Higiene das mãos com água e sabão, depois de tossir e espirrar, após usar o banheiro, antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz.

Evitar tocar os olhos, nariz ou boca, após o contato com superfícies;

Proteger com lenços (preferencialmente descartáveis a cada uso) a boca e nariz, ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação de aerossóis;

Evitar sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença (até 5 dias após o início dos sintomas);

Evitar entrar em contato com outras pessoas suscetíveis. Caso não seja possível, usar máscaras cirúrgicas;

Evitar aglomerações e ambientes fechados;

Repouso, alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Fonte: Calianne Celedônio/O Mossoroense / Via RN POLITICA EM DIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).