segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Enxaqueca? Você pode ficar livre com uma pequena cirurgia

Mulher com dor de cabeça

Um estudo publicado no Jornal de Cirurgia Craniofacial revelou um procedimento que pode melhorar a vida de 10% da população mundial. Pesquisadores da Universidade de Parma, na Itália, descobriram um novo método cirúrgico que elimina os sintomas da enxaqueca em 90% dos pacientes.

A enxaqueca é uma dor relacionada à compressão de nervos na cabeça. Para liberar essa pressão, os médicos italianos fizeram pequenos cortes em músculos localizados na região frontal ou na parte occipital do cérebro.

O procedimento precisa apenas de uma anestesia local para fazer um corte, de poucos centímetros, no couro cabeludo. Segundo o estudo, a cirurgia dura cerca de duas horas e os pacientes são liberados após uma noite de descanso.

Participaram do estudo 43 homens e mulheres, entre 18 e 75 anos. Todos eles tinham mais de 15 enxaquecas ou dores de cabeça crônicas diárias. A pesquisa colheu dados desses pacientes durantes os anos de 2011 e 2013.

Dos 43 indivíduos, 15 foram monitorados durante esses dois anos. Desses, 14 (93,3%) relataram uma resposta positiva para a cirurgia. Cinco deles (33,3%) não tiveram mais enxaquecas. Além disso, nove (60%) sentiram uma redução de pelo menos 50% na intensidade ou frequência da dor. Apenas um (6%) não notou qualquer alteração.

A enxaqueca, segundo a OMS, atinge 10% da população de todo o planeta. No entanto, a doença é três vezes mais comum em mulheres, devido alterações hormonais e o uso de anticoncepcionais. Caracterizada por um dor constante e forte, acompanhada de náuseas, uma crise de enxaqueca pode durar entre 4 a 72 horas.

Da Revista Exame / Via Blog Sítio Novo RN em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).