terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Psicopedagoga Karythya Mayara - Você sabia que é direito garantido das pessoas com Autismo a Inclusão nas escolas?

Você sabia que é direito garantido das pessoas com Autismo a Inclusão nas escolas?
Você conhece alguém com Autismo?
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Olá, sou Karythya Mayara, Psicopedagoga, graduada em Pedagogia, Pós Graduanda em Educação Inclusiva e Pós Graduanda em Transtorno do Espectro do Autismo-TEA. Sou professora de Educação Inclusiva da rede Estadual, atuo na área Psicopedagógica em Clínicas, realizo Assessorias nas escolas, palestras e oficinas. Contato: (84) 9 9696-6204
A Lei 12.764/12 - Lei Berenice Piana. Esta Lei institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e estabelece diretrizes para sua consecução.

O QUE É AUTISMO?

O autismo, ou Transtorno do Espectro doAutismo- TEA (como foi tecnicamente denominado pelo DMS-5, o Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais), é um transtorno neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não verbal, comportamento restrito e repetitivo.
DICAS PARA INCLUSÃO DAS PESSOAS COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO
Acredite no potencial das pessoas com Autismo, nunca subestime sua capacidade.
Estimule-o sempre e procure ajuda de uma equipe multidisciplinar;
Comemore os pontos fortes e use-os como vantagens;
Use esses interesses e motivações para despertar a atenção para as atividades, para facilitar o engajamento nas tarefas e para manter o aluno focado numa tarefa quando a classe estiver mais agitada;
Evite instruções verbais complexas. Utilize instruções curtas;
Evite repetir imediatamente uma instrução ou pergunta;
Na escola, evite muitos estímulos visuais;

Aposte na comunicação visual – prefira explicar e ilustrar conteúdos apoiando-se em figuras, quadros, fotos, objetos reais e demonstrações físicas;
Opte por dividir as atividades, exercícios e tarefas em partes – em vez de pedir que o aluno faça, por exemplo, cinco operações matemáticas ou escreva dez frases de uma vez, sugira primeiro que ele comece com duas ou três;
Preveja e antecipe as mudanças na rotina – invista em explicações e avisos sobre as mudanças.
Leve o aluno antes para conhecer um novo espaço ou uma nova situação e observe se ele se sente confortável com a novidade;
O TRABALHO DO PSICOPEDAGOGO NA INCLUSÃO DAS PESSOAS COM AUTISMO
A intervenção Psicopedagógica é de grande importância para o seu desenvolvimento. A Psicopedagogia trabalha com os processos de aprendizagem e com esse acompanhamento, irá oportunizar a essas pessoas um desempenho maior tanto no aspecto intelectual, como também no aspecto social e afetivo, possibilitando assim, uma vida mais saudável. 
As pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) precisam ser inseridas no âmbito escolar de forma que a escolarização aconteça de maneira eficaz, possibilitando assim, o avanço desses dentro das suas possibilidades educacionais. Sempre adaptando as atividades, caso seja necessário, como também, as metodologias de ensino, para alcançar o sucesso escolar dos alunos com TEA, sabendo que, todas as pessoas são capazes de aprender, basta termos um olhar e um fazer inclusivo, para tornar o currículo escolar coerente com as suas necessidades. A escola é um lugar apropriado para qualquer aluno desenvolver suas habilidades e superar os seus limites e cabe ao psicopedagogo acompanhar orientar todo esse processo educacional.

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Psicopedagoga Karythya Mayara

Via O Câmera

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