segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Psicopedagoga Karythya Mayara - Adaptação Escolar

Imagem
Precisando de orientações acerca desses temas? Acompanhe nossas matérias semanalmente aqui nessa página e nas redes sociais. Fique por dentro de muitas informações.

Olá, sou Karythya Mayara, Psicopedagoga, graduada em Pedagogia, Pós Graduanda em Educação Inclusiva e Pós Graduanda em Transtorno do Espectro do Autismo-TEA. Sou professora de Educação Inclusiva da rede Estadual, atuo na área Psicopedagógica em Clínicas, realizo Assessorias nas escolas, palestras e oficinas. Contato: (84) 9 9696-6204

Dicas para os pais que levam os filhos pela primeira vez na escola
Esse momento de adaptação e escolar não é fácil. É delicado para as crianças, como também para os pais. Um sentimento de ansiedade, toma de conta, mas é natural e compreensível para os profissionais da Educação. Afinal, será a primeira vez que o pequeno irá passar um período de tempo em um novo ambiente e com pessoas desconhecidas. Mas acredite, esse período irá passar. Para algumas crianças a adaptação ocorre mais rápido, enquanto para outras esse processo demora mais um pouco, então é preciso seguir algumas dicas para possibilitar que esse processo seja de descobertas, conquistas e motivador, para que eles sintam-se mais seguros e confortáveis nesse novo cantinho.

Sabemos que cada responsável escolheu o melhor lugar para deixar seus filhos, então acredite no trabalho da instituição e ajude – os a tornar a escola acolhedora e tranquila para que essa fase seja ultrapassada com tranquilidade.
Aconselhável e Não Aconselhável

Devo preparar a criança antes do início do ano letivo?
Aconselhável- Uma conversa e interação com o estudante antes do primeiro dia de aula é fundamental. Converse com ele sobre o papel do professor, importância de estudar, aborde que na escola ele irá conhecer muitos amiguinhos, brincar, aprender várias atividades interessantes e que no horário que finalizar a aula o papai ou a mamãe irá buscá-lo.
Não vou me despedir, ele irá chorar ainda mais!
Não aconselhável- Se dispersa da criança. Ele precisa saber que você irá sair e voltará logo em seguida para levá-lo para casa. Jamais saia sem comunicá-lo que está indo embora.
Vou ficar na escola esperando ele parar de chorar!
Não aconselhável- As professoras estão sempre preparadas para lidar com essa situação, então acreditem, elas farão o melhor para que esse período torne-se encantador, então confie no profissional e passe segurança para o seu filho. Converse que ele poderá contar com ajuda do educador no que ele precisar.
Posso comprar o material com a criança?
Aconselhável- Muitos pais não levam os filhos para a aquisição dos materiais escolares, mas é relevante que ele participe das compras. E para que não se torne muito caro, sempre converse com ele que você dará 2 opções de escolha, ou esse ou aquele. Isso fortalecerá o desejo de ir para o ambiente escolar e mostrar aos colegas as suas aquisições.

Devo mostrar o ambiente escolar antes do início das aulas?

Aconselhável- Se você percebe que o estudante está muito ansioso para o início das aulas, leve-o para conhecer o ambiente, bem como os profissionais da instituição. Isso o tranquilizará e deixará mais tranquilo. Visita antecipada também é fundamental para as crianças com o Transtorno do Espectro do Autismo e ou para as pessoas com outras deficiências.
Quer saber mais dicas?
Posso ajudar!
Telefone: (84) 9 9696-6204
Psicopedagoga Karythya Mayara

Via O Câmera

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).