segunda-feira, 10 de abril de 2017

Serra/ES: Ladrões roubam mais de 150 armas do Fórum

Fórum da Serra Foto: Divulgação/Tribunal de Justiça

Bandidos roubaram mais de 150 armas, de vários tipos e calibres, do Fórum da Serra/ES. O crime aconteceu entre 14 horas e 15 horas deste domingo (09), numa ação ousada dos criminosos. A perícia passou a tarde no local e ainda não há informações sobre os suspeitos de terem cometido o crime.

De acordo com o diretor do Fórum, o juiz da 1ª Vara Criminal da Serra Alexandre Farina o roubo foi descoberto pelo caseiro de um cerimonial que funciona ao lado do prédio. Foi ele que comunicou sua desconfiança ao segurança do fórum, que imediatamente acionou o juiz.

Segundo Farina, as investigações iniciais apontam que o cerimonial, que faz divisa com o estacionamento do Fórum, foi alugado para a realização de um almoço de casamento que aconteceria no domingo. À tarde, o caseiro passou pelo local e não viu movimento. Então, decidiu perguntar a uma das pessoas que tinham alugado o espaço o motivo da festa não ter acontecido. "Havia uma tenda instalada no local e falaram para o caseiro que era para esconder a noiva. Na prática, ela escondia o buraco que foi feito no muro", relatou o juiz.

Quando Farina e os policiais chegaram ao local descobriram que um buraco havia sido feito no muro e, por ele, os ladrões tiveram acesso ao prédio onde está localizada a sala de armas. No mesmo prédio - que fica na parte de trás do fórum, junto ao estacionamento - ficam os arquivos de todas as varas judiciais. “Não mexeram em nada. Não há nenhum bagunça. Foram direto até as caixas de armas e as levaram”, relatou o juiz.

Armas

O diretor do Fórum explicou que um levantamento está sendo realizado para saber quantas armas foram levadas do local. A estimativa inicial de que que lá haviam pelos menos umas 150 armas. “Só vamos confirmar o número exato após o levantamento, que já está sendo feito. Mas havia todo tipo de arma, como pistolas e revólveres”, relatou o juiz.

O material foi recolhido dos diversos tipos de crimes julgados nas varas criminais e elas estavam sendo recadastradas para serem enviadas para a destruição. “Seriam levadas na próxima quarta-feira (12) para o Exército, onde seriam destruídas. Já tínhamos até solicitado escolta”, relatou o juiz.

Farina não adiantou as linhas de investigação, mas falou sobre sua suspeita pessoal. “Os ladrões sabiam a localização exata das armas e que elas seriam levadas para destruição na quarta-feira. Muita coincidência”, assinalou.

Mudança

De acordo com as informações da Assessoria de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça, um chamamento público já tinha sido feito para alugar um imóvel. Para o novo local seriam transferidos as Varas Cíveis. O atual Fórum da Serra Sede passaria a abrigar apenas o Fórum Criminal.

De acordo com o Tribunal de Justiça, há mais de três anos que não se registra roubo de arma em fóruns do Estado. O último foi em 2014, na Vara da Infância e da Juventude da Serra. Havia casos de registro de furto interno com apoio de estagiário e policial, que aconteceu no final de 2015, no Fórum de Vila Velha, em Boa Vista. Os acusados foram presos. Das 21 armas roubadas, 16 foram recuperadas.

A Delegacia de Crimes Patrimoniais vai cuidar do caso. Uma equipe passou a tarde deste domingo fazendo perícia no local. O delegado Fabiano Rosa será o responsável pela investigação.

*Gazeta on line / Via Nosso Paraná RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).