terça-feira, 24 de novembro de 2015

MULHER COM NÓDULO AGUARDA 6 MESES POR RESULTADO DE MAMOGRAFIA NO SUS

Um nódulo recém-descoberto no seio, o histórico de câncer na família e a indicação urgente do médico por um exame não foram suficientes para Beatriz Rocha de Lima, de 47 anos, conseguir o resultado da mamografia feita em maio deste ano pelo SUS. Mais de seis meses se passaram e a diarista de Campinas (SP) se diz revoltada com a falta de informação e de diagnóstico. A Prefeitura admite que a demora é incomum.

"Falam que tem que fazer autoexame, mamografia, detectar antes... Mas, na prática, nada funciona. Eu me sinto enganada. Já era pra ter feito esse exame, fico nessa expectativa. Se tivesse feito no particular já teria tido o resultado, mas foi tudo tão rápido no início, não achei que teria problema", conta Beatriz.

A diarista critica a campanha do Outubro Rosa, divulgada nacionalmente em prol da prevenção do câncer de mama.

"Esse tal de Outubro Rosa... Eu sou lá do 'Maio Rosa' e até agora nada. Todos os órgãos falam tanto da prevenção do câncer de mama, mas não fazem nada. Não dão prioridade. No começo, dizem que é 80% de cura. No meu caso, vamos supor que eu tenha [câncer]. Já passou quase sete meses sem nenhum tratamento", relata.

'Do dia para a noite'

A necessidade de uma mamografia de urgência surgiu após a diarista sentir dores do lado esquerdo e ter dificuldades para dormir. Ela tinha o hábito de fazer autoexame de toque nas mamas, mas "foi do dia para noite", segundo ela, que o nódulo no seio esquerdo apareceu.

"Fui no posto de saúde e a médica pediu mamografia urgente. A consulta foi em abril e no dia 4 de maio fiz o exame em caráter de urgência, por causa do histórico familiar", conta Beatriz, que fez o procedimento no Hospital Ouro Verde.

A diarista, que cria sozinha os dois filhos, perdeu uma irmã há cerca de dez anos para o câncer. Era o segundo tumor que ela tratava - o primeiro foi na mama e o outro na cabeça. Atualmente, Beatriz está com outra irmã em tratamento. Desta vez, câncer no intestino.

"Muitas pessoas falavam pra eu ir no particular, demoraria três dias pra chegar. Mas foi tudo tão rápido para marcar o exame, já para maio, não achei que fosse demorar", justifica

Prazo sem fim

No entanto, desde esta data, ela enfrentou uma saga em busca de informações e, principalmente, de um diagnóstico, mas sem sucesso. O papel que ela guardou para pegar o exame traz o prazo de 30 dias para a entrega do resultado [foto acima]. No entanto, ao buscar a informação no Centro de Saúde São Domingos, mesmo bairro onde ela mora, se surpreendeu.

"Quando deu os 30 dias foi até o posto para pegar o exame e disseram que o prazo que consta no papel é irrelevante e normalmente é de três meses. Fiquei telefonando várias vezes, pedia para a atendente ver se tinha chegado, porque eu trabalho. Nunca chegava", lembra.

Ela não desistiu da busca. Entrou em contato com o hospital e foi informada de um atraso do laboratório, mesma justificativa que recebeu da Secretaria de Saúde. Já no centro de saúde ouviu a promessa de um retorno após verificarem o que havia acontecido. O retorno não veio, mas Beatriz acabou ficando "tranquila" por outra informação.

"O enfermeiro do posto disse que era pra não me preocupar porque quando dava alguma coisa o laboratório entrava em contato. Aí fiquei despreocupada", lembra.

Nesse meio tempo, ela tem se queixado de dores, sem saber a causa. "Às vezes eu sinto muita dor no braço do lado esquerdo, do seio, mas deve ser devido ao esforço", espera.

A Prefeitura de Campinas  informou que a demora no caso de urgência não é um procedimento da Secretaria de Saúde. Uma mamografia de urgência demora até uma semana, segundo a administração municipal, para voltar para o Centro de Saúde onde a paciente deve retirar.

A Saúde está investigando o que aconteceu e vai tomar as providências cabíveis. Depois do contato da reportagem do G1, um novo exame foi agendado para Beatriz nesta quarta (25), com garantia de resultado.

Do G1 / Via 
O Umarizalense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).