sexta-feira, 11 de julho de 2014

Mais de 15 mil fazem pedido de portabilidade no Estado

Aldair DantasA portabilidade permite migrar de operadora sem perder o número 
A portabilidade permite migrar de operadora sem perder o número


Os usuários de telefonia do Rio Grande do Norte realizaram 15.024 ações de portabilidade numérica entre janeiro e junho deste ano. Dessas, 6.653 (44%) foram solicitadas por usuários de telefones fixos e 8.371 (56%) de telefones móveis.   O levantamento, divulgado ontem pela Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom), não faz comparativo com o mesmo período do ano passado.

A portabilidade permite ao consumidor migrar de uma operadora para outra sem perder o número de telefone. No Rio Grande do Norte, o serviço está disponível desde 10 de novembro de 2008. Desde então, foram registrados 286.499 pedidos de portabilidade com o DDD 84, dos quais 90.082 foram de telefones fixos e 196.417 de telefonia móvel. Desse total, foram efetivados 236.151 pedidos –  71.431 fixos e 164.720 celulares.

Nacionalmente, a ABR Telecom registrou 2 milhões de trocas de operadoras de telefonia fixa e móvel no primeiro semestre do ano.  Entre janeiro e junho de 2014, o relatório da Entidade Administradora da portabilidade numérica no Brasil mostra que foram efetivadas 1,15 milhão (57%) de migrações por solicitação de usuários de telefones móveis e 852 mil (43%) entre operadoras do serviço fixo, mantendo o mesmo número de identificação dos telefones.

No país, o volume de portabilidades numéricas realizadas entre operadoras de telefonia fixa, no período, equivale a 74% do registrado entre as móveis que, desde o início da implementação do serviço, apresentam movimento de transferências mais ativo na maioria dos DDDs em operação no País.

Em 2013, as migrações efetuadas entre operadoras com o recurso da portabilidade numérica, no Brasil, foram 2,10 milhões no primeiro semestre, das quais 1,22 milhão (58%) para usuários de telefones móveis e 888 mil (42%) para o serviço fixo.

De acordo com as informações divulgadas pela ABR Telecom, neste segundo trimestre do ano - abril a junho -, foram realizadas 605,54mil (59,24%) transferências entre operadoras para usuários de telefones móveis e 416,54mil (40,75%) para os de telefones fixos, totalizando 1,02 milhão de trocas.

No Rio Grande do Norte - entre os telefones atendidos pelo DDD 84, o relatório mostra a efetivação de 7.979 solicitações de portabilidade numérica entre os meses de abril e junho. Os usuários de telefones móveis respondem por 4.436 (56%) das transferências e os de fixo, por 3.543 (44%).

A portabilidade numérica foi implantada no Brasil, de forma gradativa, nos 67 DDDs existentes, entre os meses de setembro de 2008 e março de 2009. Desde o início da prestação do serviço até o dia 30 de junho deste ano, 24,09 milhões de transferências foram efetivadas, das quais 9,01 milhões (36,16%) entre operadoras de telefonia fixa e 15,08 milhões (62,60%) entre móveis.

Funcionamento
O modelo de portabilidade numérica no Brasil determina que só podem ser solicitadas migrações dentro do mesmo serviço – móvel para móvel ou fixo para fixo – e na área de abrangência do mesmo DDD.

O tempo de transferência para efetivação da portabilidade numérica é de três dias úteis ou após esta data, se o usuário desejar agendar. Para desistir da portabilidade numérica, o usuário tem dois dias úteis, após sua solicitação de transferência, para suspender o processo de migração.

COMO FAZER A PORTABILIDADE
O processo da portabilidade numérica inicia quando o usuário procura a operadora para onde ele quer migrar e faz a solicitação. Entre os critérios que devem ser atendidos para que o usuário efetive sua migração para a nova operadora de telefonia, estão:

Informar o nome completo à operadora de telefonia que recebe o pedido;
Comprovar a titularidade da linha telefônica;
Informar o número do documento de identidade;
Informar o número do registro no cadastro do Ministério da Fazenda, no caso de pessoa jurídica;
Informar o endereço completo do assinante do serviço;
Informar o código de acesso;
Informar o nome da operadora de onde está saindo.

Obs.: A operadora para a qual o usuário deseja migrar vai fornecer um número de protocolo da solicitação a fim de que ele possa acompanhar o processo de transferência.

Fonte: ABR Telecom via Tribuna do Norte / Via Blog Comunicador Efectivo

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