terça-feira, 1 de julho de 2014

Joaquim Barbosa se despede hoje do Supremo Tribunal Federal; Confira

Joaquim Barbosa se despede hoje do Supremo Tribunal Federal; Confira

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Joaquim Barbosa, se despede oficialmente nesta terça-feira (1º) do cargo e da Corte durante a última sessão plenária deste semestre. A partir de amanhã, o Judiciário entra em recesso e só retoma os trabalhos em agosto.

Há 11 anos no Supremo, Barbosa surpreendeu a todos quando anunciou no fim de maio a sua aposentadoria repentina.

Aos 59 anos, o ministro, primeiro negro a presidir a Suprema Corte brasileira, só teria que sair quando atingisse 70 anos, idade em que, pela lei, juízes têm que se aposentar obrigatoriamente. E o seu mandato de presidente só terminaria em novembro deste ano.

Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2003, Barbosa se destacou no tribunal como relator do processo do mensalão do PT, o que o colocou em evidência na mídia.

O julgamento, que resultou na condenação de figurões petistas, como o ex-ministro José Dirceu e o ex-presidente do PT José Genoino, elevou Barbosa à categoria de celebridade nacional.

Nas redes sociais, campanhas que defendiam que a sua candidatura à Presidência da República ganharam popularidade.

Mesmo com a aposentadoria, porém, Barbosa não poderá concorrer nas eleições de outubro, porque o prazo em que teria que ter deixado o cargo já passou. Ele tampouco se filiou a qualquer partido político.

Biografia

Tido pela opinião pública como exemplo de correição e ética, Barbosa também ganhou empatia por vir de uma família simples (mineiro de Paracatu, é filho de um pedreiro e uma dona de casa) e traçar uma carreira de sucesso.

Formado em direito pela UnB (Universidade de Brasília), possui mestrado e doutorado pela Universidade de Paris. Fluente em francês, alemão, inglês e italiano, é professor licenciado da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

Antes do STF, integrou o Ministério Público Federal por 19 anos (1984-2003). Ocupou ainda diversos cargos no serviço público: foi chefe da Consultoria Jurídica do Ministério da Saúde (1985-88), advogado do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados, de 1979-84), oficial de chancelaria do Ministério das Relações Exteriores (1976-1979), tendo servido na Embaixada do Brasil em Helsinque, Finlândia.

Na Suprema Corte, defendeu temas polêmicos, como o aborto para fetos anencéfalos e o reconhecimento de união estável homoafetiva, o que estendeu aos casais do mesmo sexo os mesmos direitos e deveres das uniões heterossexuais, inclusive o direito ao casamento, a adotar filhos e registrá-los em seus nomes.

Ao longo de sua trajetória na Corte, Barbosa foi atormentado por uma dor crônica no quadril e, por isso, participava, com frequência, das sessões em pé, apoiado sobre uma cadeira.

Com a sua saída, o ministro Ricardo Lewandowski, atual vice-presidente do STF, irá assumir o comando da Corte interinamente até que seja feita uma eleição protocolar para oficializá-lo no cargo. A expectativa é que a votação só acontece após a volta do recesso do Judiciário, em agosto.

Para a vaga aberta, caberá à presidente Dilma Rousseff indicar um nome, o que não tem previsão para acontecer. Enquanto isso, a Corte seguirá com dez ministros. 

com uol / Via Portal Paulista Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).