terça-feira, 15 de abril de 2014

Congresso deve apreciar veto sobre a criação de municípios

Foto: Gustavo Lima - Câmara dos Deputados
Foto: Gustavo Lima - Câmara dos Deputados
O Congresso Nacional deverá apreciar nesta terça-feira (15) o veto presidencial ao Projeto de Lei do Senado (PLS) que trata da incorporação, fusão e desmembramento de municípios. O PLS foi vetado integralmente pela Presidência da República.
 
O Governo trabalha pela manutenção do veto e pela aprovação de outro PSL, de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB/RR), mesmo autor do PLS vetado. A principal inovação do PLS 104/2014 é a elevação do quantitativo populacional mínimo necessário para a criação de um ente municipal.
 
De acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), este novo projeto, apresentado com o consentimento do governo federal, dificulta a criação de novos municípios, mas é mais flexível para a fusão e incorporação deles. 
 
O novo PLS foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e prevê que a população mínima para os municípios das regiões Sul e Sudeste passem de 12 mil para 20 mil habitantes. No Nordeste, o mínimo subiria de 8 mil para 12 mil. No Centro-Oeste e Norte permanece a exigência de 6 mil habitantes.

Via Revista Bzzz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).