sábado, 30 de março de 2013


Coreia do Norte entra em estado de guerra com a Coreia do Sul

Guerra terminou em 1953, mas países jamais assinaram acordo de paz.
Declaração ocorre em meio a escalada de retórica contra vizinho e os EUA.

Roberto Kovalick
Tóquio, Japão


A Coreia do Norte entrou em estado de guerra contra a Coreia do Sul. Segundo comunicado oficial, a situação na península coreana não era de guerra nem de paz e isso acabou. Embora a guerra da Coreia tenha terminado em 1953, um acordo de paz jamais foi assinado.

Os militares norte-coreanos agora dizem que aguardam apenas uma ordem do ditador Kim Jong-un para atacar. Tecnicamente, os dois países sempre estiveram em estado de guerra.

A decisão foi depois que milhares de civis, estudantes e militares fizeram uma grande manifestação, em Pyongyang, apoiando um eventual ataque aos Estados Unidos e à Coreia do Sul. Eles levaram faixas e cartazes com mensagens contra os Estados Unidos, com quem, segundo Kim Jong-un, chegou a hora de acertar as contas.

Kim Jong-un determinou que as forças militares se coloquem em posição e que os mísseis estejam prontos e, segundo o governo, disse que a hostilidade dos Estados Unidos entrou numa fase imprudente, que vai além da ameaça e da chantagem.

Foi uma reposta às manobras militares conjuntas entre americanos e sul-coreanos, que incluíram o voo de dois bombardeiros B-2, com capacidade nuclear, sobre a península da Coreia.

Mesmo com todas as ameaças e o aumento da tensão, especialistas consideram pouco provável que aconteça uma guerra, mas o risco existe. Por isso, Rússia e China tentam reduzir a tensão entre as duas Coreias. Os mísseis da Coreia do Norte seriam capazes de atingir alvos até seis mil quilômetros de distância. Isso significa atingir o Alasca e chegar perto do Havaí.

A Casa Branca reiterou que tem a capacidade de defender seus interesses na região e que a retórica norte-coreana só serve para isolar ainda mais o país. O ministro russo das relações exteriores pediu calma e que todas as partes não exercitem o seu músculo militar.

Jornal da Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).