terça-feira, 9 de outubro de 2012


DIRETORES DO IBOPE E DATAFOLHA RECONHECEM FALHAS NAS PESQUISAS

Márcia Cavallari, diretora-executiva do Ibope, classificou as eleições municipais como "a dor de cabeça dos institutos de pesquisa", muito mais passíveis de erro do que as estaduais e as presidenciais.
- O eleitor municipal é mais dinâmico e volátil, decide o voto na última hora e é mais indeciso - disse, ressaltando que está investigando o que houve nas três capitais. - Não captamos mesmo a tendência, pode ter sido problemas de amostragem ou de metodologia na condução de entrevistas.
Para a diretora do Ibope, a situação de Natal foi diferente. Ali, também houve erro: o instituto apontou vitória no primeiro turno de Carlos Eduardo (PDT), com 51% dos votos, mas ele teve 40,42%:
- A pesquisa foi feita na antevéspera da eleição. Um dia é muito em se tratando de eleição municipal. Não ponho Natal na mesma categoria de falhas.
A diretora-executiva do Ibope lembra que os casos de Curitiba, Salvador e Manaus estão dentro da estatística de cinco resultados errados para cada cem pesquisas realizadas.
- Desde o início das eleições, erramos pouco e fizemos o principal: captamos a tendência do eleitorado na maioria das capitais.
O Ibope acertou ao prever vitória no primeiro turno em Recife, onde o Datafolha, segundo o diretor do instituto, Mauro Paulino, admite que pode ter havido um erro nas amostras de eleitores pesquisadas.
Enquanto o Ibope entrevista as pessoas em casa, o Datafolha adota o método conhecido como fluxo de pessoas, abordando os eleitores nas ruas.
Os profissionais são espalhados em postos de coleta por onde circula gente com os mais diferentes perfis. Paulino, no entanto, defendeu o método criado pelo Datafolha como "no mínimo tão eficiente quanto" o do Ibope.
O Datafolha não avaliou Salvador nem Manaus na véspera da eleição.
O Ibope deixou ainda de captar uma queda na popularidade de César Souza Jr. (PSD), que chegou na frente na disputa pela prefeitura de Florianópolis, mas com 31,68% e não os 40% previstos.
Situação semelhante aconteceu em Porto Velho.
O instituto justificou que essas pesquisas foram realizadas também no dia 5.
Bocas de urna divergentes do resultado também ocorreram em Porto Alegre, Goiânia, Fortaleza e Rio: o Ibope deu 69% para Eduardo Paes (PMDB) e 26% para Marcelo Freixo (PSOL). Mas Paes teve menos votos, e Freixo; mais.
- Estamos debatendo se o eleitor de Freixo, por ser mais jovem e da Zona Sul, não deixou para votar depois da praia. A boca de urna, para sair às 17h, tem que ser fechada às 14h - disse Márcia Cavallari.

Fonte: Fator RRH/O Globo / Via Blog RN Política em Dia 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).