terça-feira, 9 de outubro de 2012


COPA 2014: MARACANÃ CHEGA A 70% DAS OBRAS CONCLUÍDAS



Assim como a Fonte Nova, de Salvador, que apresentou nesta terça-feira (9) um novo índice de execução das obras, o estádio do Maracanã não ficou para trás e divulgou sua nova marca: 70% da construção já estão prontos.

Palco da final da Copa do Mundo e da Copa das Confederações, a arena carioca entra na reta final das obras, com atenção especial para a fase de acabamentos e para a instalação da cobertura. As informações são da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop).
"A parte mais pesada da reforma, que envolveu muito trabalho com concreto e estruturas metálicas, acabou. É uma fase de muita exigência do ponto de vista da engenharia e das dificuldades próprias de uma estrutura antiga, como é a do Maracanã", explicou o presidente da Emop, Ícaro Moreno.
"Agora, entramos numa outra fase que é a dos detalhes. Esta exige mais mão de obra e mais cuidado nos acabamentos de banheiros, bares, camarotes, luminárias, enfim de instalações diversas", disse.

O processo de instalação da coberta da arena carioca é, por sinal, basicamente o mesmo utilizado para erguer a estrutura da Fonte Nova, o Big Lift.
No caso do Maracanã, 120 macacos hidráulicos irão levantar a estrutura metálica que sustentará a lona tensionada, feita de fibra de vidro e teflon. A manta será montada com a ajuda de alpinistas industriais e de guindastes. 
Estima-se que até novembro próximo todos os aneis de tração e todos os cabos de aço estejam montados na estrutura metálica.
Este processo, de montagem do "teto" do Maracanã, já teve início no último mês de agosto, com a fixação da última das 60 peças do anel de compressão que oferecerá suporte à coberta. 

A obra também registra avanços consideráveis no acabamento dos banheiros (231 já foram construídos e recebem revestimentos em pastilhas e piso), camarotes (a alvenaria de 110 lounges já se encontra bem adiantada) e estacionamento (pisos colocados nos setores norte e oeste). 

O campo de jogo também teve espaço demarcado, com nivelamento e drenagem. O plantio de grama só deverá ocorrer após o término da montagem da cobertura, quando as gruas e guindastes deixarão o local.
Orçado em aproximadamente R$ 860 milhões, o Maracanã terá capacidade para 76 mil lugares. Nele, serão disputadas três partidas da Copa das Confederações e outras sete na Copa do Mundo. O estádio vai receber a final dos dois eventos.

Do Blog TJOM Entretenimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).