Via Blog do GM
O preço do café deve subir entre 10% e 15% nos próximos dias, informou nesta quarta-feira (24) a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic). O aumento se deve ao encarecimento da matéria-prima, que será repassado aos supermercados, mas não deve ultrapassar a média do ano, segundo Pavel Cardoso, presidente da entidade.
Celírio Inácio da Silva, diretor-executivo da Abic, disse que os novos valores foram comunicados ao varejo no início de setembro, mas só devem aparecer nas prateleiras a partir da próxima semana ou no início de outubro.
O setor aponta que a alta de preços em 2025 já provocou retração no consumo. Entre janeiro e agosto, as vendas caíram 5,41%, de 10,11 milhões de sacas em 2024 para 9,56 milhões neste ano. O café solúvel acumulou aumento de 50,59% no período. Apesar da queda, a Abic projeta que o consumo deve terminar o ano em nível próximo ao de 2024.
A indústria também enfrenta incertezas sobre tarifas aplicadas pelos Estados Unidos. O país aumentou impostos sobre produtos brasileiros em retaliação a questões políticas. Segundo Cardoso, a produção americana de café é pequena, concentrada no Havaí e em Porto Rico, e há expectativa de que as tarifas sejam eliminadas.
Um estudo do Cepea/Esalq mostrou que entre 15 e 22 de setembro os preços do café arábica tipo 6 caíram 10,2% em São Paulo e o robusta recuou 11,1%. A redução foi influenciada por expectativa de chuvas nas regiões produtoras, realização de lucros e liquidação de posições na Bolsa de Nova York, além da possibilidade de retirada das tarifas americanas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO !!!
Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.
Desde já fico grato !!!
Cordiais saudações,
CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).