segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

INFESTAÇÃO DE MURIÇOCAS PREOCUPA A POPULAÇÃO DE PATU

Imagem Ilustrativa.

A população de Patu, RN, tem padecido bastante com a infestação de muriçocas que ocorre praticamente o ano inteiro. Porém, nos últimos dias esse problema tem se intensificado e o crescimento de vegetação em terrenos baldios da cidade. Pelo que se sabe, a infestação de pernilongos vem atingindo toda a cidade, além dos riscos de transmitir doenças como a filariose ou elefantíase, como também tem provocado transtornos e prejudicando o sono da grande maioria dos patuenses.

O fato é que a população vem reclamando muito, afinal, a presença das muriçocas tem se tornado um fato cada vez mais insuportável. Em algumas partes da cidade o problema é tão crítico que até mesmo durante o dia é notável a presença dos mosquitos que perturbam principalmente as crianças.

Com a intenção de resolver ou pelo menos diminuir o problema, o povo “se vira” como pode. Em muitas casas, a raquete elétrica já se tornou um objeto indispensável no dia a dia dos patuenses. Outras pessoas preferem manter portas e janelas fechadas a fim de impedir a entrada das muriçocas.

A população deve procurar evitar o acúmulo de lixo em terrenos baldios, bem como impedir o crescimento de vegetação nesses locais, além da constante coleta de objetos que possam acumular água, afinal, muito pior que as muriçocas são os Aedes Aegyptis que podem transmitir o vírus da dengue.

Reclame
- O cidadão que se sentir incomodado com a presença das muriçocas pode solicitar a presença de agentes de endemia do Município, para avaliação.

Você sabia?
- Cada fêmea de muriçoca tem em média um mês de vida e a cada cinco ou sete dias, ela coloca cerca de 250 a 400 ovos. Esse ciclo pode acontecer de quatro a cinco vezes durante a sua vida. Caso uma fêmea tenha seis ciclos de 400 ovos, no fim da sua vida, ela nos terá deixando uma herança de dois mil e quatrocentos novos pernilongos.

Combate a proliferação
- Acreditamos que já está na hora do carro fumacê aparecer na cidade para combater a proliferação deste incômodo mosquito.

A Secretaria Municipal de Saúde, bem que poderia tomar providências, no sentido de solicitar a Fundação Nacional de Saúde ou a Secretaria Estadual de Saúde, o envio de carro fumacê para Patu, pois, quem vai ficar contente e feliz será a população. Combatendo a muriçoca, menos pessoas estarão doentes e procurando o hospital e os PSFs. Isso acontecendo, menos gastos para o Município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).