quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Com apoio da sociedade, diretor constrói Centro de Detenção Provisória em Patu

Via REDE NEWS 360

Uma iniciativa ousada trouxe mais segurança e transformou a realidade dos apenados na cidade de Patu, região Oeste do Rio Grande do Norte.
Diante de registros de fugas e de condições precárias do Centro de Detenção Provisória (CDP) daquela cidade, seu Diretor Gilmar Rodrigues decidiu buscar apoio para construir uma nova estrutura.
Foi inaugurado no final da tarde desta quarta-feira (30), em solenidade bastante prestigiada, o novo CDP de Patu. Uma estrutura ampla, bem projetada, a qual além de garantir mais segurança possibilita avanços no trabalho de ressocialização dos apenados.
O portal REDE NEWS 360 visitou as novas instalações, ouviu apenados do regime semi-aberto, cobriu a solenidade de inauguração e buscou saber como se deu a parceria que possibilitou a tão significativa transformação do CDP.
O novo CDP foi construído sem qualquer investimento do Governo do Estado ou da Prefeitura Municipal de Patu. Na verdade, o apoio veio do Poder Judiciário, através da destinação de recursos oriundos de penas pecuniárias aplicadas em processos julgados na Comarca local, bem como da sociedade civil organizada, especialmente dos comerciantes e de advogados de Patu e região.
Do desenho da planta até a última pincelada de tinta, a mão-de-obra ficou por conta dos apenados, que além de construírem para si um espaço mais humanitário, ainda foram beneficiado com redução de suas penas de acordo com o comportamento e dias trabalhados.
Ouvidos pela nossa redação, os apenados se mostraram orgulhosos com o resultado e esperançosos quanto a uma nova oportunidade na sociedade após cumprirem suas penas e ganharem de volta a liberdade.
Durante a inauguração, entre várias autoridades, se fez presente e usou da palavra para elogiar a iniciativa o Juiz de Direito Dr. Renan Brandão, da Comarca de Patu, um dos principais colaboradores.
A tarde foi de comemoração, aplausos e elogios ao Diretor Gilmar Rodrigues, que deu um exemplo de que, quando verdadeiramente se quer, é possível construir um grande legado estando à frente de uma missão.
Erinaldo Silva
– da Redação

“Um ano após o afastamento de Dilma, o Brasil não avançou”, diz deputado Mineiro


O deputado Fernando Mineiro (PT) discursou no plenário da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (31) e fez uma avaliação do Brasil antes e depois do Impeachment da ex-presidente da República Dilma Roussef (PT). Para o parlamentar, o Brasil está pior e as denúncias contra a ex-presidente não se comprovaram.


“Hoje faz um ano do afastamento de Dilma da Presidência e eu pergunto: o país avançou? O Brasil retomou o desenvolvimento? Enfrentou as desigualdades sociais? Não. O Brasil está pior do que antes, o país está envergonhado”, disse o deputado.

Via Blog Queiroz News

DAE abre seleção para residências universitárias em Patu e Assú

A Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PRORHE/UERN), por meio da Diretoria de Assistência Estudantil (DAE), abre processo seletivo para o preenchimento de vagas nas Residências Universitárias para o semestre letivo 2017.1. São disponibilizadas vagas para estudantes dos Campi Avançados Prefeito Walter de Sá Leitão (CAWSL), em Assú, e de Patu (CAP).
São ofertadas 15 vagas de uso esporádico para as residências em Patu (oito para feminina e sete para masculina), 14 vagas permanentes, distribuídas igualmente entre as residências feminina e masculina em Patu, e três vagas para a residência masculina em Assú. As vagas serão preenchidas por estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação da UERN, no semestre letivo 2017.1, com comprovada vulnerabilidade socioeconômica.
Os interessados em preencher as vagas permanentes das residências em Patu e Assú podem se inscrever de 1º a 22 de setembro, das 7h30 às 11h e das 13h30 às 21h30, respectivamente no Campus Avançado de Patu e na secretaria do Campus Avançado de Assú. Já para as vagas esporádicas nas residências em Patu, as inscrições podem ser feitas de 1º a 5 de setembro, nos referidos horários, no CAP.
Para a validação da inscrição, os candidatos à vaga para uso permanente e esporádico devem apresentar a documentação comprobatória descrita no edital.
A seleção para as vagas de uso permanente será realizada em duas etapas, a primeira consistirá em análise do perfil socioeconômico e documental, e a segunda será a realização de entrevistas com a equipe técnica. O edital contendo a lista dos aprovados para a entrevista será publicado no dia 27 de setembro e conterá o nome do classificado, local, dia e hora da entrevista. Para as vagas de uso esporádico, a seleção conta apenas de análise do perfil socioeconômico e documental.
O resultado final do processo seletivo para as Residências Universitárias, para uso permanente, será divulgado no dia 2 de outubro. Os selecionados devem comparecer, respectivamente, à secretaria dos Campi de Patu e Assú, no dia 4 de outubro, para receberem orientações sobre as Residências Universitárias.
Já o resultado para a seleção para vagas de uso esporádico será no dia 6 de setembro. O selecionado deverá se apresentar à secretaria do Campus de Patu para orientações e encaminhamento no mesmo dia.
O edital com as normas do processo seletivo pode ser conferido aqui
Campus Avançado de Patu / UERN

“Somos maravilhosas, mas quando precisar pegamos o fuzil”, dispara delegada do RN

A deputada estadual Márcia Maia (PSDB) promoveu nesta quinta-feira (31), Sessão Solene para lembrar a conquista da criação da Delegacia da Mulher no Rio Grande do Norte. Durante a sessão, que contou com a presença dos deputados Hermano Morais (PMDB), Carlos Augusto Maia (PSD) e Larissa Rosado (PSB), a parlamentar homenageou delegadas e ex-delegadas que fazem parte da luta para combater a violência contra as mulheres.
“Maria – morta a pedradas. Josefa, assassinada pelo marido, na frente dos três filhos. Leidiane, Fabiana, Elidiane, Ana e Roberta, todas, tiveram a vida tomada a golpes de faca. Antônia, Andreza, Naiara, Francycris, Mykaella, vítimas de tiros. Todas mulheres. Todas assassinadas no Rio Grande do Norte por pessoas que diziam amá-las. Todas mortas pelo machismo, pelo sentimento de posse, pela crença de que a vida da mulher não pertence a ela. Em nome delas e todas as demais mulheres assassinadas em nosso estado, estamos reunidas hoje”, discursou a deputada Márcia Maia ao abrir a sessão que foi marcada por depoimentos emocionantes e emocionados.
“Estamos aqui também para reconhecer o quanto avançamos e o quanto ainda precisamos avançar, mas também para exaltar a coragem, o trabalho e, sem dúvida, denunciar os obstáculos que tem sido impostos às Delegacias Especializada de Atendimento à Mulher no Rio Grande do Norte na luta pela preservação da vida de mulheres”, justificou Márcia.
De acordo com a parlamentar, em pouco mais de 30 anos das DEAMs no estado, há apenas cinco unidades para atender os 167 municípios e o efetivo policial continua abaixo do necessário. Para Márcia, esse é o principal problema da Polícia Civil do Rio Grande do Norte.
Na sessão que contou com a presença das Secretárias de Políticas para as Mulheres do Governo, Flávia Lisboa, e da Prefeitura de Natal, Andréia Alves, foram homenageadas Igara Maria Pinheiro da Rocha, Ana Paula Pinheiro de Vasconcelos Ferreira de Melo, Ana Alexandrina Gadelha Gonçalves, Luana Pessoa Aby Faraj Lima, Renata Costa Rodrigues, Cristiane Magalhães Ribeiro, Ana Cláudia Saraiva Gomes, Rossana Roberta Pinheiro de Souza, Paoulla Benevides Maues de Castro, e Margareth de Brito Gondim.
Falando em nome das homenageadas, a delegada aposentada Margareth Gondim contou histórias que viveu como titular da Delegacia da Mulher quando foi criada pela então prefeita de Natal, Wilma de Faria. Ela lembrou de casos como o de uma mulher flagrada em cárcere privado pelo marido, que foi libertada pela servidora, que invadiu a casa e colocou a “porta adentro”. “A senhora é muito atrevida”, disse o marido violento no dia seguinte ao abordar a delegada, mostrando as dificuldades de tratar do assunto na época. “Isso aconteceu ao longo de 14 anos, mas a violência não mudou”, afirmou a delegada, referindo-se ao tempo em que passou à frente da DEAM.
Emocionada, a delegada ressaltou a iniciativa da então prefeita Wilma de Faria, responsável por criar a Delegacia da Mulher em Natal. “Não posso deixar de falar no nome de nossa ‘rainha guerreira’. Não fosse ela e o amor à causa, nada disso teria acontecido”, disse a delegada que encerrou o discurso chorando.
Presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Rio Grande do Norte (Adepol), Paoulla Benevides Maues de Castro também fez discurso na solenidade. “Não é fácil ser polícia no país, avalie aqui no Rio Grande do Norte onde temos passado por muitas dificuldades”, disse a presidente, que convidou a delegada Margareth Gondim para entregar flores à delegada Ana Cláudia Saraiva Gomes.
“A polícia hoje veio à Assembleia Legislativa chorar”, agradeceu a policial, ressaltando que a emoção não revela fraqueza das mulheres. “Nós somos lindas e maravilhosas, mas quando precisar pegamos o fuzil e a metralhadora”, encerrou Ana Cláudia, torcendo para que daqui a 30 anos os números e a realidade sejam outros, referindo-se à violência contra as mulheres.

*PortalNoAr
Barriguda News

ELEITOR FAÇA A FAXINA














Estamos num ano ímpar
O dois mil e dezessete
Fatos que viram manchete
Chamam mais nossa atenção
Mas o que se quer lembrar
É que só em ano par
No Brasil há eleição.

Mesmo diante de todos
Os fatos que acontecem
Muitas pessoas esquecem
Até daqueles mais críticos
É grande o erro do povo
Quando ele vota de novo
Elegendo maus políticos.

No próximo ano o povo
Vota pra governador
Deputado e senador
Pra presidente também
E no meio dessa história
O perigo é a memória
Bem curta que o povo tem.

É difícil os eleitores
Lembrarem que a maioria
Dos políticos de hoje em dia
São larápios na surdina
Agindo nas madrugadas
Quadrilhas organizadas
Ganham milhões em propina.

Ficha suja quase todas
É o que deviam ser
Assim de aparecer
Eles estavam impedidos
Ao pleito não concorriam
E não se reelegiam
Com o voto dos esquecidos.

Mas como as leis do país
Não merecem confiança
E não é boa a lembrança
Do povo que vai votar
Que não sabe mudar nada
E vai dar chance à cambada
No poder continuar.

Votar é compartilhar
Chegar perto e dizer sim
Votar em político ruim
Isso não serve a ninguém
Então não seja idiota
Que quem em corrupto vota
Fica corrupto também.

Eleitor mande essa máfia
Para os quintos dos infernos
Não deixe que fiquem eternos
Os chefões da safadeza
Dê um não bem decidido
Que o nosso Brasil sofrido
Precisa de uma limpeza.


Autor: Zé Bezerra

MPF denuncia ex-aluno acusado de pichar UFRN


Ação penal pede reparação do dano ao patrimônio

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) denunciou o ex-aluno Flávio Louzas Rocha por ter pichado paredes do Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Deart/UFRN), no final de 2014. Para o MPF/RN, o ato caracteriza o crime de dano ao patrimônio da União (art. 163, do Código Penal). Como a pena mínima para o crime não extrapola o limite de um ano, o MPF pede a suspensão condicional do processo por dois anos, desde que haja a reparação do dano causado à UFRN.

De acordo com o inquérito policial instaurado para investigar o caso, no final de 2014, houve ocupação nas dependências do Deart por um grupo de manifestantes, composto por alunos e ex-alunos da instituição. Na ocasião, em que os alunos reivindicavam melhorias, foram feitas várias pichações nas paredes no Departamento. No momento, não foram identificados os autores, entretanto, posteriormente à ocupação, a Vigilância da UFRN localizou uma pessoa pichando uma parede, na saída do prédio. O momento foi fotografado por um dos vigilantes. Ao abordar o suspeito, Flávio Louzas Rocha, verificou-se a existência de latas de spray na bolsa dele.

Apesar de ter negado a autoria das pichações, o denunciado, ao ser interrogado, confirmou ser ele mesmo e sua então companheira, na fotografia registrada pela vigilância. “Diante das provas colhidas nos autos, demonstra-se que o denunciado Flávio Louzas Rocha foi o responsável pela pichação realizada em uma das paredes do Deart”, conclui a denúncia do MPF.

Suspensão condicional – A suspensão condicional do processo pode ser solicitada pelo MPF, quando da apresentação da denúncia, se o acusado não responder a outro processo criminal. É necessário ainda que não tenha sido condenado por outros crimes, para que cumpra determinadas condições em troca da extinção do processo. No caso, as condições serão determinadas em juízo, durante audiência admonitória.

O processo tramita na Justiça Federal sob o número 0807644-09.2017.4.05.8400
http://www.mpf.mp.br/rn/sala-de-imprensa/noticias-rn/mpf-denuncia-ex-aluno-acusado-de-pichar-ufrn

Via Blog Raimundinho Duarte

HOJE OS PARABÉNS VAI PARA MARIZONETE MOURA TAVARES

A imagem pode conter: 2 pessoas, área interna 

Nosso Blog envia os Parabéns para MARIZONETE MOURA TAVARES


Mãe queremos agradecer a sua amizade, o seu apoio, a sua mão que nunca deixou de amparar nossos passos e nossas vidas, e também o carinho que sempre nos dedicou.

Agradecemos ainda pelas palavras de Deus que nos ensinou, e por todas as razões que nos fazem amar tanto você. Cada dia que passa você se torna mais especial, se torna nosso melhor exemplo, a nossa maior referência de vida.

Que Deus possa recompensá-la por tudo. Por todos os dias que tem nos dedicado a sua atenção e o seu apoio. Que o Pai todo poderoso a abençoe, a proteja e continue enchendo de luz o seu coração cheio de amor e de sonhos.

Parabéns ainda pela família que somos, pelo amor que sentimos por você, afinal, foi o seu coração que nos ensinou a amar tanto assim. Esse dia é todo seu. Parabéns por hoje, seu aniversário, e por todos os dias que uma mãe tão digna como você merece!

Te amamos; seus filhos; FERDINANDO, FERDINALDO, FANY CARLOS E FANY ROSA.
 A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna

Via Blog Patu Visto de Perto

AGÊNCIAS DO BRADESCO E DOS CORREIOS SÃO ALVO DE ASSALTOS EM SÃO PEDRO-RN

Uma agência do banco do Bradesco e uma agência dos Correios da cidade de São Pedro, há 60 quilômetros de Natal, foi alvo de criminosos armados na madrugada desta quinta-feira (31).

O destacamento da Polícia Militar e da Câmara Municipal de Vereados foram alvejados na tentativa de inibir e dificultar a ação policial.

Para saquear as agências eles usaram explosivos. De cordo com a polícia Militar, pelo menos dez homens participaram da ação que durou cerca de 40 minutos. Eles fugiram e até o momento ninguém foi preso.

Fonte: Abelhinha.com / Via RN POLITICA EM DIA

Banco do Brasil divulga calendário de reabertura de agências no RN


O Banco do Brasil apresentou ao Procon Estadual as datas de reabertura de 14 agências de cidade do interior, que estão desativadas após ataques criminosos. Ao todo, 15 agências estavam fechadas, mas a de Touros já voltou a funcionar. A previsão é que as reaberturas sejam concluídas até 30 de março de 2018. Segundo o Procon, os prazos serão fiscalizados e, caso haja descumprimento, será feito auto de constatação nas agências das cidades e possíveis multas.

No Rio Grande do Norte 53 cidades já foram alvos de bandidos, sendo que 43 tiveram agências bancárias como alvos. A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), fez uma reclamação no Procon, que passou a acompanhar a situação.

A maioria das agências afetadas são do Banco do Brasil e do Bradesco, mas o caso do banco estatal é mais grave porque a instituição detém boa parte dos contratos de contas das prefeituras, câmaras de vereadores e servidores estaduais.

Segundo a assessoria de comunicação do banco, a prioridade é reabrir as agências para atendimento que não envolvam numerários, pois a retomada de operações com dinheiro requer conclusão de licitações para instalação de novos cofres e outros equipamentos.

Veja o calendário:
  • Touros - Reaberta
  • Baraúna – Já aberta e com funcionamento a partir de 04/09/2017
  • São Paulo do Potengi - 20/09/2017
  • Umarizal - 30/09/2017
  • São Miguel - 31/10/2017
  • Acari - 01/11/2017
  • Florânia - 13/11/2017
  • São José do Campestre - 30/11/2018
  • Tibau do Sul - 30/11/2018
  • Santana do Matos - 06/12/2017
  • Lajes - 30/12/2017
  • Gov. Dix-Sept Rosado - 10/01/2018
  • Caraúbas - 16/01/2018
  • João Câmara - Previsão 30/03/2018
  • Monte Alegre - 30/03/2018.

Via Blog do Gilberto Dias

Salomão Gurgel perde direitos políticos



Os Desembargadores da Segunda Câmara Cível do TJRN, acompanharam o voto da Presidente/relatora Desembargadora Judite Nunes que votou pela condenação e perda dos direitos políticos dos ex-prefeitos de Janduís, Salomão Gurgel e Cássio Targino de Medeiros. Além da condenação e perda dos direitos políticos, os ex-prefeitos terão que pagar uma multa de 10 vezes o salário que recebiam à época por práticas de improbidade administrativa, por terem feito contratações sem concurso público, exigência constitucional.

Ainda no voto da relatora, ele diz que as contratações foram de forma injustificadas, afrontando aos princípios da legalidade, impessoalidade e moralidade na gestão da coisa pública, “também o da eficiência”, frisa a nobre desembargadora Judite Nunes.

Os dois ex-prefeitos também estão impedidos de contratar com o Poder Público ou receber benefícios (e/ou) incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos.


Via Robson Pires / Via Blog do Campelo

Projeto que cria Guarda Municipal é aprovado em Patu


O projeto de lei que propõe a criação da Guarda Municipal de Patu, que visa colocar nas ruas 48 homens preparados e dispostos a trabalhar para manter a ordem social e segurança de toda a comunidade, foi aprovado por quase unanimidade dos vereadores presentes na sessão desta quarta-feira (30), com exceção dos vereadores oposicionistas, Thiago Queiroga e Rodolfo Maia, que se posicionaram contrários ao projeto do executivo municipal que visa oferecer mais segurança ao município.

Em contra partida, a vereadora Ana karla, que também é da base oposicionista, mas, conhecedora da tamanha importância do projeto, votou a favor do mesmo. Bem como os vereadores: Alexandre Beka, Suetônio Moura, Rezenildo Ernesto e Moura da Saúde.

A vereadora presidente da casa legislativa, Lucélia Ribeiro, não chegou a votar, pois a sua posição lhe dá a prerrogativa de apenas em caso de empate, decidir a questão. A vereadora Roberta Nunes, não compareceu à sessão por problemas de saúde.

O projeto segue agora para a sanção do prefeito Rivelino Câmara, que lamenta que a questão política partidária ainda seja uma barreira para questões tão delicadas quanto à segurança pública. "Recebo com muito entusiasmo a aprovação do projeto mas, lamento que a omissão de alguns que representam o povo, tente fazer com que a questão da segurança da nossa gente seja tratada com descaso", disse.

É sabido por todos que o prefeito Rivelino tem mantido permanente diálogo com todos os seguimentos das polícias, tendo mantido contato com secretários de estado e até o ministro da justiça, onde assegurou recursos para colocar à guarda nas ruas o mais breve possível.

Secom / Via Blog do Campelo

Como tratar a Gordura no Fígado?

Não existe um tratamento específico para o fígado com excesso de gordura. Mas a boa notícia é que se trata de uma doença reversível!

A maneira de tratar a esteatose é determinada de acordo com as causas da doença e segue basicamente três pilares: estilo de vida saudável, alimentação equilibrada e prática regular de exercícios físicos.

São mais raros os casos em que é necessário também utilizar medicação, mas o acompanhamento médico regular é fundamental.

Geralmente a medida mais eficaz para controlar a gordura no fígado é a perda de peso. Uma redução de 7% no peso corporal pode trazer bons resultados no combate à doença. Porém, é recomendado que a perda de peso seja de forma gradual, pois perdas muito rápidas podem agravar a esteatose.

Em relação às causas e tratamentos…

Se a origem do excesso de gordura no fígado tem a ver com a obesidade e com uma alimentação ruim, o problema deve ser resolvido com mudanças dieta, que precisa ser pobre em gorduras e mais saudável e rica em fibras, aliada a um processo de perda de peso.

Quando a estateose é causada pelo consumo excessivo de álcool, o tratamento envolve deixar de consumir esse tipo de bebidas.

Por último, se a gordura no fígado for motivada por outras doenças, como a diabetes, é preciso tratá-la corretamente para que não causem mais problemas colaterais no fígado.

O mais importante é que seja realizado o tratamento correto da gordura no fígado, de acordo com a sua origem, para que a doença não evolua para um estado mais grave.

Algumas Recomendações

Algumas medidas são importantes para prevenir o acúmulo de gordura no fígado ou para reverter o quadro já instalado.
  1. Esteja atento às medidas da circunferência abdominal, que não devem ultrapassar 88 cm nas mulheres e 102 cm nos homens;
  2. Procure manter o peso dentro dos padrões ideais para sua altura e idade. Só tome cuidado com dietas restritivas que provocam emagrecimento muito rápido, pois elas podem piorar o quadro;
  3. Beba bebidas alcoólicas com moderação;
  4. Beba bastante água;
  5. Restrinja o consumo dos carboidratos refinados e das gorduras saturadas. Substitua esses alimentos por azeite de oliva, peixes, frutas, verduras e uma alimentação de verdade.
A presença em excesso de gordura no fígado é um risco para a nossa saúde que, se não for tratado adequadamente, pode gerar problemas mais graves. Tenha em mente todos os sintomas citados nesse artigo e consulte seu médico caso seja necessário.

Espero que você tenha notado também quanto é importante combater a gordura na barriga! Para isso, você vai precisar se alimentar com comida de verdade, cortar alimentos processados e açucarados, e também se exercitar.


Barriguda News