quarta-feira, 29 de junho de 2016

Situação jamais vista: Açude de Coremas está com apenas 7,2% da sua capacidade





Situação jamais vista: Açude de Coremas está com apenas 7,2% da sua capacidade A população de Pombal poderá enfrentar nos próximos dias uma situação jamais vista, resultado da pior seca dos últimos 30 anos.
O período de chuva este ano já passou e a perspectiva é de estiagem até o fim do ano, a menos que aconteça algo fora do previsto.
A realidade atípica compromete ainda mais o manancial hídrico de Coremas responsável pelo abastecimento de Pombal e outros tantos municípios da região semiárida.
Segundo dados oficiais repassados a redação do site pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA), o reservatório de Coremas está com apenas 7,2% de sua capacidade. Já Mãe D’água, com 12,9%.
O quadro poderá ficar pior e antes mesmo do final do ano, além de Pombal cidades como Cajazeirinhas, São Bentinho, Paulista e São Bento, terão seus abastecimentos cortados.
A realidade mostra hoje os dois reservatórios, responsáveis por abastecer tais cidades já no quadro crítico, tentando segurar o que lhe resta pelo menos para chegar a janeiro do ano que vem com a esperança de que até maio possa recuperar parte do seu volume, sem isso a situação ficará gravíssima.
Vivendo com restrição de uso da água para evitar um colapso hídrico e a incerteza quanto ao que virá a população teme a falta do precioso liquido até para o consumo humano.
Sem alternativa para o problema por parte das autoridades o cenário tem mostrado, nessa tragédia anunciada, um agravamento que só poderá ser modificado com a imposição divina.
De um lado o aumento do consumo que também passa pela evaporação, desvio de água ainda de forma clandestina até o desperdício e falta de sensibilidade por parte de alguns diante do problema.
A mazela persiste desde 2011, com chuvas abaixo da média ou quase inexistentes.
Para os técnicos ainda é cedo para dizer se a região terá mais chuvas em 2017, o que se tem como realidade atualmente são os principais açudes perdendo sua capacidade apontando para uma futura falta de água na região.

Por: Marcelino Neto

Via Portal Paulista Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).