quinta-feira, 28 de abril de 2016

RIO GRANDE DO NORTE É O 4º MAIOR PRODUTOR DE ENERGIA NO NORDESTE

Nos últimos 12 meses, usinas potiguares geraram 14,3% de toda energia entregue ao Sistema pela região.

Dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE mostram que, nos últimos doze meses, o estado da Bahia liderou a geração de energia no Nordeste com o Rio Grande do Norte ocupando a quarta posição.

As usinas baianas produziram 2.267 MW médios, ou seja, 30% dos 7.639 MW médios de energia gerados na região entre abril de 2015 e março deste ano. Já as usinas do Rio Grande do Norte alcançaram 1.090 MW médios (14,3%) no período.

A fonte hídrica foi a principal responsável pelo desempenho da Bahia no período com 1.216 MW médios produzidos. As usinas térmicas do estado contribuíram com 584 MW médios e as plantas eólicas com 466 MW médios.

Depois da Bahia, Ceará (1.582 MW médios) e Pernambuco (1.133 MW médios), ainda à frente do RN, são os estados que mais produziram energia no período. Rio Grande do Norte (1.090 MW médios), Alagoas (1.037 MW médios), Paraíba (272 MW médios), Piauí (238 MW médios) e Sergipe (21 MW médios) completam a lista.

Na análise da evolução da capacidade instalada dos estados do Nordeste, a Bahia também lidera. Em março de 2016, o estado alcançou 9.715 MW que correspondem a 38,7% do total da região (25.133 MW). Ceará (3.534,5 MW), Pernambuco (3.641 MW), Alagoas (3.354 MW) e Rio Grande do Norte (3.167,6 MW) aparecem na sequência.

Sobre a CCEE – A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE (www.ccee.org.br) é responsável por viabilizar e gerenciar a comercialização de energia elétrica no país, garantindo a segurança e o equilíbrio financeiro deste mercado. A CCEE é uma associação civil sem fins lucrativos, mantida pelas empresas que compram e vendem energia no Brasil.

O papel da CCEE é fortalecer o ambiente de comercialização de energia – no ambiente regulado, no ambiente livre e no mercado de curto prazo – por meio de regras e mecanismos que promovam relações comerciais sólidas e justas para todos os segmentos do setor (geração, distribuição, comercialização e consumo).

Fonte: Márcio Costa/O Mossoroense / Via RN Política em Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).