Até os adversários sabem que o quarto título consecutivo do alemão Sebastian Vettel na Fórmula 1 é questão de horas. O piloto da Red Bull, que vai ser pole position no Grande Prêmio da Índia e só precisará de um quinto lugar para ser campeão independentemente de outros resultados, parece ser o único comedido sobre as chances de a competição ser resolvida nessa prova.
Líder da temporada 2013 da Fórmula 1, Vettel tem 90 pontos de vantagem sobre Fernando Alonso, da Ferrari. Se o espanhol não vencer no domingo, o alemão precisará apenas de um oitavo lugar para ser campeão.
No entanto, falar em um quinto ou um oitavo lugar para Vettel na Índia é contrariar totalmente o histórico. A prova foi realizada duas vezes na história, em 2011 e 2012. O alemão largou na frente e venceu ambas.
Vettel também dominou amplamente todos os treinos para a corrida desta temporada. A diferença entre ele e o restante do grid ficou evidente no Q3 deste sábado – o alemão fez a pole position mais de dez minutos antes do término e não precisou sequer voltar à pista.
“Eles [Red Bull] estão em outro mundo”, resumiu Lewis Hamilton, da Mercedes, que vai ocupar a terceira posição no grid da corrida de domingo.
A segunda posição no grid deste domingo também será ocupada por um carro da Mercedes. Nico Rosberg e Hamilton farão uma dobradinha da equipe entre Vettel (primeiro) e Mark Webber (quarto), que ao contrário dos três usou pneus médios na classificação.
“Nós realmente estamos em uma situação complicada. Eu levei o carro ao limite neste fim de semana, tentei fazer coisas diferentes, e até aqui eu acho que fui bem”, avaliou Rosberg, cuja melhor volta foi 1min24s871 – Vettel fez a pole com 1min24s119.
Único piloto que pode impedir o título de Vettel no domingo, Fernando Alonso também fez um prognóstico nada otimista para os torcedores da Ferrari. “É quase impossível que ele não termine entre os cinco primeiros. Se tudo for normal, ele será campeão”, disse o espanhol ao jornal “Marca”.
Se confirmar o título, Vettel será o mais jovem tetracampeão da história da Fórmula 1. Até hoje, apenas Juan Manuel Fangio e Michael Schumacher conquistaram quatro títulos consecutivos da categoria.
Curiosamente, o próprio Vettel tem sido o menos enfático nas previsões sobre o próximo domingo: “Eu estou tentando nem pensar na possibilidade de ser campeão, mas a cada segundo alguém aqui no paddock me fala algo sobre isso”.
Segundo Vettel, a postura contida é uma das explicações para o sucesso que ele atingiu até agora. “Nós sempre focamos cada passo, e eu não vejo um motivo para mudar isso agora. Vamos pensar primeiro na corrida”, avisou.
UOL Esporte / Via Blog do BG
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO !!!
Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.
Desde já fico grato !!!
Cordiais saudações,
CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).