quinta-feira, 29 de julho de 2021

Cinemateca pega fogo em SP; local guarda acervo audiovisual brasileiro

Via Blog do Robson Freitas

O Corpo de Bombeiros recebeu chamado para o incêndio da Cinemateca por volta das 18 horas. Acervo é o maior da América Latina.

O galpão que contém o acervo da Cinemateca foi atingido por um incêndio em São Paulo nesta quinta-feira, 29.

O local fica na Vila Leopoldina, zona oeste da capital paulista. O Corpo de Bombeiros afirma que recebeu um chamado por volta das 18 horas. Imagens divulgadas pelas emissoras de televisão ao vivo mostram o galpão ainda em chamas por volta das 19h10, uma hora após o chamado.

O galpão principal tem 1.000 metros quadrados, segundo o Corpo de Bombeiros. O objetivo no momento é evitar a propagação do fogo para uma área maior, segundo informou porta-voz da corporação à TV Globo. Não há registro de vítimas ou feridos no local.

O acervo da Cinemateca representa o maior museu audiovisual do Brasil e da América Latina, e guarda documentos que datam desde o século 19. Há mais de 200.000 rolos de filme no local, muitos originais e sem cópia por serem muito antigos.

A Cinemateca voltou a ser controlada pela União, via Ministério do Turismo (sob o qual está a Secretaria de Cultura) em agosto de 2020.

Um contrato com a Fundação Roquette Pinto para cuidados com o acervo terminou sem que fosse renovado e sem que um novo responsável fosse escolhido, e o local ficou sem gestão desde meados do ano passado.

No fim de junho deste ano, a Secretaria de Cultura anunciou que começaria o processo para escolher uma nova entidade para a gestão do acervo. A Prefeitura de São Paulo vinha sendo pressionada por artistas e a comunidade do cinema a assumir a gestão do local.

O fato de a Cinemateca ficar sem gestão direta e sem cuidados específicos tem sido criticado pela comunidade artística. O Ministério Público Federal entrou com ação na Justiça contra a União por abandono.

Os riscos do local já vinham sendo apontados há anos. Os filmes antigos contêm material altamente inflamável, podendo sofrer combustão espontânea. Ainda está confirmada se esta foi a causa do incêndio.

O local sofria com gerador de energia com problemas, segundo a imprensa e ex-funcionários do local já vinham relatando. Em abril deste ano, ex-funcionários divulgaram uma carta denunciando as más condições e os riscos para o acervo.

No festival de Cannes, que aconteceu no começo de julho, o diretor Kleber Mendonça Filho, que dirigiu "Bacurau" e foi um dos jurados do festival neste ano, pediu especial atenção ao caso da Cinemateca.

"A Cinemateca Brasileira está fechada há mais de um ano. 90 mil títulos, 230 mil rolos de filmes e fitas televisivas, todos os técnicos e especialistas foram demitidos e essa é uma clara demonstração do desprezo pela cultura e pelo cinema. E eu acho que devo mencionar isso porque estamos no Festival de Cannes e todos amamos o cinema aqui", disse, em discurso que rodou o mundo e tem sido mencionado nas redes sociais nesta quinta-feira após o incêndio.

Fonte: https://exame.com/b

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).