domingo, 22 de outubro de 2017

SUVISA RN - NOTA DE ESCLARECIMENTO À POPULAÇÃO DO ESTADO

Diante do quadro de escassez hídrica em todo o estado do Rio Grande do Norte,o que resultou no aumento de consumo da água através de Soluções Alternativas Coletivas - SAC (como carros pipas, “caixas brancas”, chafarizes, poços coletivos, entre outros), a Vigilância Sanitária Estadual (SUVISA-RN) alerta a população sobre o risco para a saúde do consumo de água não tratada, que pode ocasionar doenças de veiculação hídrica, tais como: cólera, hepatites, diarreias, entre outras.

Chamamos atenção para o transporte de água por meio de “caixas brancas” que na maioria das vezes são de segundo uso e originalmente armazenam produtos químicos. Esses recipientes são fabricados com material plástico leitoso, que absorvem resíduos do produto armazenado e são de difícil higienização, havendo o risco de contaminação química para a água transportada. De acordo com a Lei Federal 6.437 de 20/08/1977, no seu artigo 10, inciso XVII, configura infração sanitária: “reaproveitar vasilhames de saneantes, seus congêneres e de outros produtos capazes de serem nocivos à saúde, no envasilhamento de alimentos, bebidas, refrigerantes, produtos dietéticos, medicamentos, drogas, produtos de higiene, cosméticos e perfumes”.

Informamos que o Estado do Rio Grande do Norte regulamenta o transporte de água potável por meio da Portaria nº 491/2015-GS/SESaP, 26 de outubro de 2015, que “Dispõe sobre os critérios de liberação do Alvará Sanitário para os veículos que captam, armazenam, transportam, distribuem e comercializam água potável natural procedente de soluções alternativas de abastecimento de água para o consumo humano”.

Orientamos a população que ao adquirirem água de distribuidores dessas SAC, certifique-se de que  as mesmas possuem ALVARÁ SANITÁRIO e busquem informações sobre a origem de sua captação e tratamento através do Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano da Secretaria Municipal de Saúde do seu município.


DO BLOG: Todos somos sabedores dos riscos que corremos ao usarmos essas águas não tratadas e trazidas nesses recipientes brancos. A pergunta é: Se não tivesse esse pessoal colocando água, como estaria a situação dos que precisam desse líquido precioso? Especificamente em Alexandria, seria interessante que a Secretaria de Saúde do Município, através da Vigilância Sanitária, cadastrasse esse pessoal e verificasse "in locu" os locais e a situação dos reservatórios de onde são captadas essas águas, bem como a situação dos recipientes dos transportes.Minimizaria e muito esses riscos que a Suvisa alerta. ATÉ QUE TIVESSE UMA SOLUÇÃO CORRETA PARA O PROBLEMA.

Barriguda News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).