domingo, 22 de outubro de 2017

Quem tem gastrite pode tomar leite? Faz bem ou mal? Especialista responde

Summersky/Shutterstock
Caracterizada pela inflamação do tecido interno que recobre o estômago, a gastrite tem como principais sintomas enjoos e vômitos, perda de apetite, sensação muito rápida de saciedade, além de dor e queimação na boca do estômago após as refeições.


O estresse é uma das causas mais comum de gastrite, já que ele aumenta a quantidade de suco gástrico no estômago e ainda altera o hábito alimentar do paciente, que passa a comer inadequadamente e a ficar longos períodos em jejum.

Leite faz mal para a gastrite?


O paciente que sofre de gastrite normalmente precisa investir em uma dieta específica e evitar alimentos que provocam o desconforto, mas apenas um médico poderá apontar um cardápio ideal, já que nem sempre é possível saber o que faz ou não mal para o organismo, de acordo com cada pessoa.

Os critérios que regem essa definição alimentar ainda não são totalmente claros e algumas comidas e bebidas que aparecem na lista de proibidos ou permitidos não passam de mitos passados de geração para geração. Um exemplo conhecido é o do leite.

É bastante comum ouvir o conselho de que leite ajuda a tratar a gastrite, mas, de acordo com a nutricionista Gabriella Reis, o pH básico do alimento apenas alivia momentaneamente a acidez do estômago e, portanto, a bebida é confundida como um “remédio” contra a condição.


A verdade, porém, é que o cálcio presente na composição do leite estimula a liberação de ácidos no estômago, o que piora ainda mais o quadro de gastrite. Se o paciente com gastrite realmente quiser fazer uso do alimento, a especialista recomenda a ingestão em conjunto com frutas, em uma vitamina, e pães, em um lanche da tarde.

Fonte: VIX - Escrito por Paulo Nobuo / Via Blog da Jacinta Gama

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).