quinta-feira, 9 de julho de 2015

Almino Afonso/RN: Comandante do pelotão da PM reclama da falta de material humano para trabalhar

Jean Garotinho e Sargento Klevson (FM Educativa em Almino Afonso/RN)

Sargento Klevson, comandante do Pelotão da Polícia Militar em Almino Afonso-RN, esteve no último domingo, dia 06 de Julho, na FM Educativa e conversou com a reportagem do site da emissora e expôs sua principal dificuldade enfrentada até aqui para realização do seu trabalho.

Há dois anos em Almino Afonso, Klevson está totalmente adaptado a cidade e a sua gente, seu trabalho juntamente com a guarnição da PM tem aprovação da maioria absoluta da população, no entanto, o mesmo fez questão de ressaltar que falta material humano para melhor desenvolver seu trabalho.

Na condição de pelotão, Almino Afonso deveria ter no mínimo vinte há trinta homens da Polícia Militar, no entanto dispões de apenas cinco, ele e mais quatro, tendo estes ainda por direito de gozar licença da chamada jornada de trabalho 24/48hs, ou seja, trabalham um dia e folgam dois, enquanto ele, Klevson, trabalha seis e folga meio dia, por amor a profissão e respeito a população, muitas vezes, assim como no último sábado e domingo, trabalha sozinho fazendo a ronda ostensiva, mesmo sabendo que numa eventualidade, um só homem não inibe a ação de más elementos, principalmente quando estes agem em grupo, nesse caso tem que se recorrer as guarnições das cidades vizinhas, disse o comandante.

Ainda de acordo com o sargento, esta não é uma triste realidade apenas de Almino Afonso, e sim, de todo o estado do Rio Grande do Norte, cidades de maior porte, casos de Patu e Caraúbas, tem dias que também só tem dois, três policiais na ronda.

Por telefone, o Tenente Cristiano Coceiro, assessor de comunicação de Dra. Kaliane Leite, Secretária de Segurança Pública do estado do Rio Grande do Norte, disse que a atual gestão do governo de Robinson Faria encontrou o estado numa situação muito difícil, a Secretaria de Segurança Pública, por exemplo, ao que se refere ao numero de efetivos tem um dos maiores déficits do Brasil, para se ter uma idéia, disse ele, a Polícia Civil tem um déficit de 70%, o Corpo de Bombeiros 40% e a Polícia Militar 35%.

Ainda de acordo com Coceiro, dias atrás a secretária Kaline Leite convocou todos os militares que prestam serviços a outras instituições a retornarem ao trabalho num prazo de 30 dias, caso contrário esses profissionais terão seus salários cortados, com essa medida o governo espera contar novamente com estes policiais para colocar-los a disposição dos municípios, que por sua vez, recolocarão de volta as ruas, suprindo ou amenizando suas necessidades.

Outra opção, disse o assessor, seria a convocação de novos policiais, uma vez que aproximadamente 700 dos aprovados no concurso público realizado no ano de 2004, ainda esperam a nomeação, mas isso não depende da secretaria de segurança, uma vez que um processo tramita na justiça; disse também que diante da necessidade, o governo já acena com a possibilidade da realização de um novo concurso.

Tenente Coceiro disse ainda que a secretária Kaline, tem recebido os prefeitos que a procuram e têm tentado sensibilizar os municípios da necessidade da criação de Guarda Municipal, vídeo monitoramento, campanhas educacionais, culturais e esportivas, pois segurança pública não se faz apenas com policiais nas ruas, mas também com políticas assistenciais.

FM Educativa
Jean Garotinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).