quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Irrigação no rio Piranhas é suspensa para garantir água a 34 municípios

Alimentada pelo rio Piranhas/Açu, a barragem Armando Ribeiro tem uma perda de água, por dia, de mais de 1 bilhão de litrosAlimentada pelo rio Piranhas/Açu, a barragem Armando Ribeiro tem uma perda de água, por dia, de mais de 1 bilhão de litros.
A Agência Nacional de Águas (ANA) suspendeu temporariamente a captação de águas para irrigação no rio Piranhas, no trecho entre a confluência com o rio Piancó e o remanso da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no Vale do Açu. A medida foi tomada para que o nível do rio seja regulado, de forma a garantir a normalidade ao abastecimento de 34 cidades, e é válida até o dia 29 deste mês. A decisão da ANA deve-se à drástica redução do nível do rio Piranhas nas proximidades da sede do município de Jardim de Piranhas, nos últimos cinco dias. A medida também afeta os açudes Curema e Mãe D’Água, na Paraíba. A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) não soube informar o número de pequenos produtores atingidos. A medida não altera a vazão da barragem e a suspensão do uso da água pelos irrigantes servirá para aumentar o nível do rio e garantir que não haja problemas no abastecimento dos municípios. A vazão da barragem é de 3,98 metros cúbicos por segundo, o que seria suficiente tanto para a irrigação quanto para as cidades, se os irrigantes colaborassem. Várias reuniões estão sendo feitas com os donos de terras para conscientizá-los quanto ao uso racional da água na irrigação. A maioria das plantações no Vale do Açu é de capim para o gado, mas existe também a agricultura de subsistência, como milho e feijão.
Fonte: Tribuna do Norte / Via Blog do Jarbas Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).