segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

DISTRIBUIÇÃO DE COLÍRIOS CONTRA GLAUCOMA SERÁ SUSPENSA NO RN


Uma má notícia para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que dependem do tratamento do glaucoma para não perder a visão. Os prestadores do Rio Grande do Norte decidiram suspender os atendimentos e a distribuição gratuita de colírios por causa do atraso no repasse de recursos por parte do Governo Federal. Desde agosto o ano passado o pagamento não está sendo feito e o atendimento será suspenso a partir do dia 01 de fevereiro em todas as regiões do Estado.

O glaucoma é uma doença que afeta o principal nervo do olho, chamado de nervo óptico (neuropatia do nervo óptico) e está associado a um aumento na pressão intraocular. Quando essa pressão se mantém muito elevada há o risco do paciente ficar cego. O Programa do Glaucoma é uma iniciativa do Governo Federal que atende a mais de cinco mil pessoas somente no RN. A cada três meses uma equipe de oftalmologistas faz o atendimento para avaliação da pressão do olho e distribui os colírios específicos para o tratamento. Nas farmácias, alguns chegam a custar mais de R$100,00.

O oftalmologista Diego Sampaio, prestador responsável pelo atendimento da Grande Natal e da região do Trairí, afirma que são colírios caros e que a maioria dos pacientes não terá condições de continuar o tratamento. “Sabemos da importância desse serviço para a população, mas não temos como continuar trabalhando sem pagamento. Também precisamos honrar nossos compromissos”, diz.

O médico conta que, na tentativa de impedir a interrupção da assistência à população, os prestadores já tentaram diversas formas de negociação e acordos com o Ministério da Saúde, mas todos foram descumpridos. “Contamos com a compreensão da população e a colaboração de todos os municípios envolvidos de modo a sensibilizar o Ministério para a necessidade de cumprir suas obrigações com os usuários do programa e com os prestadores”, afirma Diego Sampaio.

O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Estima-se que 50 milhões de pessoas sejam portadoras do mal. Os pacientes com a doença têm mais dificuldade para dirigir e, por isso, se envolvem mais em acidentes de trânsito e costumam sofrer mais quedas que as pessoas que não tem a doença. O tratamento do glaucoma precisa ser feito diariamente, com o uso de um ou mais colírios indicados pelo oftalmologista. A cada três meses o paciente precisa ser reavaliado pelo médico para dar continuidade ou alterar a medicação. O sucesso do tratamento depende do uso diários de colírios.

Fonte: http://defato.com/ / Via Blog RN Política em Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).