terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Classificados no Sisu têm até dia 21 para efetuar matrícula

Joana LimaMarcella Suassuna, de 19 anos, foi classificada em 1º lugar em Direito [UFRN] com nota 782,98 
Marcella Suassuna, de 19 anos, foi classificada em 1º lugar em Direito [UFRN] com nota 782,98


Para os aprovados nos cursos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), é chegado o momento de preparar toda a documentação necessária para as matrículas. Nessa primeira chamada, o período de matrícula  ocorre nos dias 17, 20 e 21 de janeiro e cada instituição tem um calendário específico para determinados cursos, por isso é preciso estar atento ao local, horário e aos procedimentos para matrícula.

Quem não comparecer à instituição na data prevista perderá a vaga. O selecionado na primeira opção de curso que não fizer a matrícula estará automaticamente fora do processo. O resultado da segunda chamada será divulgado no dia 27 de janeiro e a matrícula dos estudantes selecionados poderá ser feita de 31 de janeiro a 4 de fevereiro.

O estudante que não for selecionado em nenhuma das duas chamadas ou for selecionado na segunda opção poderá participar da lista de espera. A adesão deverá ser feita também no site do Sisu, de 27 de janeiro a 7 de fevereiro. Os estudantes serão convocados a partir do dia 11 de fevereiro.

A UFRN registrou 80.476 inscrições de 54.377 candidatos na edição de 2014.1 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação (MEC). Foram ofertadas um total de 4.309 vagas, em 88 cursos de diversas áreas do conhecimento, nos campi de Natal, Currais Novos, Macaíba, Caicó e Santa Cruz. Já o IFRN recebeu um total de 24.692 inscrições para 240 vagas de seis cursos de graduação ofertados pelo Sisu.

No último dia de inscrições, o curso de Direito no campus da UFRN de Caicó registrou ponto de corte de 813,07, com 50 vagas à disposição e 860 candidatos inscritos. No curso de Medicina, oferecido em Natal, o ponto de corte era de 780,66 e Engenharia Civil estava em 756,38.

Aprovados
Em sua primeira tentativa, Augusto Galvão, de 18 anos, obteve a primeira colocação no curso de Medicina da UFRN. A média 817,40 no Enem foi conquistada com muito esforço, segundo ele. “Foi preciso deixar de lado algumas coisas para estudar”, conta.

Joana LimaAugusto Galvão, de 18 anos, obteve primeira colocação em Medicina [UFRN] com média 817,40 
Augusto Galvão, de 18 anos, obteve primeira colocação em Medicina [UFRN] com média 817,40


Aprovada em primeiro lugar no curso de Direito, turno matutino, com nota 782,98, a estudante Marcella Suassuna, de 19 anos, chega à Universidade Federal do Rio Grande do Norte após ter mudado de ideia sobre a carreira que deseja seguir.

“Não passei em Medicina no primeiro ano e decidi fazer uma reflexão sobre mim mesma, se era isso que eu realmente queria”, explica. Acabou optando por Direito ao conhecer melhor o curso, através de amigos.

Para ela, é justamente na escolha do curso que reside a melhor dica que ela pode dar para quem vai passar por esse período. “Sugiro fazer uma autoavaliação e pensar naquilo que realmente vai conseguir seguir na vida com prazer, e não por obrigação”, diz.

O professor Alexandre Pinto, que dirige um curso preparatório para o Enem, considera que o primeiro ano tendo o Sisu como única forma de ingresso para a UFRN foi de muita expectativa, visto que os estudantes potiguares estariam disputando lado a lado com alunos de outros estados.

“O resultado foi muito positivo para o ensino do Rio Grande do Norte. O pessoal de fora, de Fortaleza, São Paulo, Recife, Rio de Janeiro, todos tentaram entrar na UFRN e os alunos potiguares seguraram essas vagas”, avalia Alexandre Pinto, acrescentando que esse resultado não se repetiu em cidades como Maceió, João Pessoa, Manaus e Belém.

Da Tribuna do Norte / Via Blog Comunicador Efectivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).