sexta-feira, 31 de outubro de 2025

SBT vai transmitir a Copa do Mundo FIFA de 2026 com narração de Galvão Bueno

Via Blog de Olho no RN

Foto: reprodução

O SBT e a N Sports confirmaram parceria para transmitir a Copa do Mundo da FIFA 2026™, que será realizada nos Estados Unidos, México e Canadá. As emissoras exibirão 32 jogos, incluindo todas as partidas da Seleção Brasileira, em um modelo de simulcast, com a mesma equipe na TV aberta e na TV por assinatura.

O narrador Galvão Bueno estará de volta para comandar os jogos do Brasil, marcando sua 14ª Copa consecutiva. Ele comemorou o retorno:

“É uma emoção que se renova a cada Copa. Estar novamente com a Seleção e agora ao lado da N Sports e do SBT é um privilégio e uma responsabilidade imensa.”

O projeto também contará com Tiago Leifert, que dividirá a cobertura do maior evento esportivo do planeta.

Essa será a quinta Copa transmitida pelo SBT — as anteriores foram em 1986, 1990, 1994 e 1998. O retorno acontece 28 anos depois da última exibição.

A presidente do SBT, Daniela Abravanel Beyruti, destacou o simbolismo do momento:

“Ter a Copa no SBT em 2026, narrada por Galvão Bueno e Tiago Leifert, é histórico. Vamos oferecer uma cobertura leve, emocionante e com o DNA da nossa emissora.”

Com informações de SBT

IML do Rio já identificou 100 mortos na megaoperação, mas famílias seguem sem acesso aos corpos

 Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Instituto Médico Legal (IML) do Rio de Janeiro confirmou a identificação de 100 dos 121 mortos durante a megaoperação desta terça-feira (28). Todos passaram por necropsia — exame que detalha a causa e as circunstâncias da morte —, mas os laudos só devem ser divulgados em 10 a 15 dias úteis. Até agora, 60 corpos foram liberados para sepultamento.

Deputados federais e estaduais que vistoriaram o IML nesta quinta (30) reclamaram da falta de transparência. “Se já há número de identificados e liberados, por que não é público? A decisão cabe à Secretaria de Polícia Civil”, afirmou o deputado Henrique Vieira. Segundo ele, a divulgação depende de autorização do secretário.

A deputada Talíria Petroni questionou a postura da polícia. “Disseram que a operação faz parte de uma investigação, então não podem identificar os mortos. Mas isso mostra que já há pré-caracterização deles e suspeita de envolvimento em crimes”. A Polícia Civil ainda não se pronunciou sobre o caso.

Parlamentares também pediram que familiares tenham acesso aos corpos antes da entrega às funerárias. Jandira Feghali relatou casos dramáticos, como o de um casal que encontrou o filho decapitado em cima de uma árvore e não pôde reconhecer o corpo. “O argumento é técnico, por DNA ou radiografia, mas a dor das famílias é enorme. É um direito constitucional”.

Via Blog de Olho no RN

TJRN mantém absolvição da ex-prefeita Micarla de Sousa por unanimidade


Os Desembargadores que integram a 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do RN decidiram, por unanimidade, negar provimento ao recurso do Ministério Público e manter a sentença que inocentava a ex-prefeita de Natal em ação de improbidade administrativa relacionada ao caso da Semana de Natal em Lisboa, evento realizado em parceria com a ABIH/RN.

Na decisão, o colegiado entendeu que não houve dolo, má-fé ou enriquecimento ilícito, requisitos essenciais para a configuração de ato de improbidade.

Resultado: a sentença de primeiro grau que já havia absolvido Micarla de Sousa foi mantida integralmente pelo Tribunal.

Via Blog do Salatiel

Pesquisa TCM/TSDois: Lula tem maioria folgada na disputa à Presidência da República


quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Seca grave atinge 37,13% dos municípios do Rio Grande do Norte; entre eles Patu

 

Em setembro de 2025, 83,83% dos municípios do Rio Grande do Norte apresentaram algum nível de seca, segundo a classificação do Monitor de Secas. A categoria mais frequente foi Seca Grave, com 37,13% dos municípios.

A Seca Fraca e a Seca Moderada figuraram em patamares semelhantes com 23,95% e 22,75%, respectivamente. Não houve registros de Seca Extrema ou Excepcional no período. Apenas 16,17% dos municípios ficaram classificados como Sem Seca Relativa, indicando um cenário de atenção, com predomínio da seca de intensidade grave nas regiões do Alto Oeste e do Seridó.

Município com Seca Grave: Acari, Água Nova, Alexandria, Almino Afonso, Antônio Martins, Caicó, Campo Grande, Caraúbas, Carnaúba dos Dantas, Cruzeta, Coronel João Pessoa, Encanto, Equador, Florânia, Francisco Dantas, Frutuoso Gomes, Ipueira, Itajá, Itaú, Janduís, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, João Dias, José da Penha, Jucurutu, Lucrécia, Luís Gomes, Major Sales, Marcelino Vieira, Martins, Messias Targino, Olho d’Água do Borges, Ouro Branco, Paraná, Parelhas, Patu, Paraú, Pau dos Ferros, Pilões, Portalegre, Rafael Fernandes, Rafael Godeiro, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Santana do Matos, Santana do Seridó, São Fernando, São Francisco do Oeste, São João do Sabugi, São José do Seridó, São Rafael, São Vicente, Serra Negra do Norte, Serrinha dos Pintos, Taboleiro Grande, Tenente Ananias, Tenente Laurentino Cruz, Timbaúba dos Batistas, Triunfo Potiguar, Umarizal, Viçosa.

Apresentam Seca Moderada: Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Angicos, Apodi, Areia Branca, Assu, Baraúna, Bodó, Campo Redondo, Carnaubais, Cerro Corá, Coronel Ezequiel, Currais Novos, Doutor Severiano, Felipe Guerra, Fernando Pedroza, Governador Dix-Sept Rosado, Grossos, Ipanguaçu, Jaçanã, Lagoa Nova, Lajes, Lajes Pintadas, Macau, Mossoró, Pedro Avelino, Pendências, Porto do Mangue, Rodolfo Fernandes, Santa Cruz, São Bento do Trairi, São Miguel, São Tomé, Serra do Mel, Severiano Melo, Tibau, Upanema, Venha-Ver.

Com Seca Fraca: Barcelona, Bento Fernandes, Boa Saúde, Bom Jesus, Galinhos, Guamaré, Caiçara do Norte, Caiçara do Rio do Vento, Ielmo Marinho, Jandaíra, Monte das Gameleiras, Jardim de Angicos, Japi, João Câmara, Lagoa d’Anta, Lagoa de Pedras, Lagoa Salgada, Lagoa de Velhos, Passa-e-Fica, Parazinho, Pedra Grande, Pedra Preta, Poço Branco, Pureza, Riachuelo, Ruy Barbosa, Santo Antônio, São Miguel do Gostoso, São Bento do Norte, São José do Campestre, São Paulo do Potengi, São Pedro, Santa Maria, Senador Elói de Souza, Serra Caiada, Serra de São Bento, Serrinha, Sítio Novo, Tangará, Taipu, Touros.

Estão com Seca Fraca: Arez, Brejinho, Baía Formosa, Canguaretama, Ceará-Mirim, Extremoz, Espírito Santo, Goianinha, Jundiá, Macaíba, Maxaranguape, Montanhas, Monte Alegre, Natal, Nísia Floresta, Nova Cruz, Parnamirim, Passagem, Pedro Velho, Rio do Fogo, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, Senador Georgino Avelino, Tibau do Sul, Vera Cruz, Várzea, Vila Flor.

Acompanhamento da severidade de seca em setembro/2025

83,83% dos municípios apresentaram algum nível de seca.

A Seca Grave foi a mais frequente, com 37,13% dos municípios.

Seca Fraca e Seca Moderada tiveram 23,95% e 22,75%, respectivamente.

Não houve registros de Seca Extrema ou Excepcional.

16,17% dos municípios estavam classificados como Sem Seca Relativa.

Predomínio da seca grave nas regiões do Alto Oeste e do Seridó.

quarta-feira, 29 de outubro de 2025

Parnamirim: Nilda cita “perseguição política” e diz que oposição é “injusta” com sua gestão

 Via Blog do GM

Foto: Reprodução

Segundo a prefeita, todos os problemas enfrentados atualmente foram gerados em administrações passadas.

A prefeita de Parnamirim, Nilda Cruz (Solidariedade), afirmou nesta terça-feira 28 que sofre “perseguição política” por parte dos que não aceitam sua chegada ao poder. Ela afirmou ainda que a oposição tem sido “injusta” com sua gestão – segundo ela, todos os problemas enfrentados atualmente foram gerados em administrações passadas.

“Perseguição política, porque está hoje uma mulher, negra e professora, que saiu da classe trabalhadora, popular, e está sentada no poder, o maior poder político de uma cidade, a terceira do Rio Grande do Norte. Muitas pessoas não aceitam. A oposição está sendo injusta, em relação ao que Parnamirim enfrentava. Todas as situações difíceis que nós estamos enfrentando hoje não foram ocasionadas por nós”, afirmou Nilda, em entrevista à rádio Cidade.

A prefeita registrou que há problemas na cidade que ela acompanhava desde a época em que era vereadora de oposição, em 2017. Ela citou precariedade na saúde e na educação e dificuldades na geração de empregos. “Alguns que estão na oposição estão falando de algo que eles estavam acompanhando desde 2017. E nós estamos resolvendo sim. Todos os dias a gente resolve”, declarou a prefeita.

Na educação, Nilda afirmou que, em menos de 10 meses de gestão, fez entregas significativas, como a reforma de creches e escolas e a convocação de novos servidores.

“Isso é trabalho. A gente não está com medo dos problemas, porque nós sabíamos das situações que Parnamirim vinha enfrentando. E foi por isso que a população elegeu, de forma democrática, nas urnas de Parnamirim, a prefeita Professora Nilda, por conhecer a minha história, a minha trajetória na educação pública da cidade”, enfatizou.

Agora RN

Cadu Xavier confirma pré-candidatura ao Governo do RN em 2026

Via Blog do GM

Foto: Allan Taffarel

O secretário estadual da Fazenda, Cadu Xavier, confirmou que será pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte em 2026. A declaração foi feita durante entrevista ao programa Radar 95, da 95 Mais FM, na noite desta quarta-feira (23).

Segundo Cadu, a decisão é resultado de uma “construção política coletiva”, e sua eventual candidatura busca dar continuidade ao trabalho de equilíbrio fiscal iniciado pela atual gestão da professora Fátima Bezerra.

“A gente tem muito orgulho do que conseguiu construir na área econômica. O RN tem hoje um Estado equilibrado, com as contas em dia, e queremos seguir nessa linha de responsabilidade com as pessoas”, afirmou Cadu.

O secretário também ressaltou que pretende dialogar com diferentes segmentos sociais e partidários nos próximos meses. “Não é uma decisão isolada. É um projeto de futuro para o Rio Grande do Norte”, reforçou.

Antecipação de arrecadação do ICMS

Outro ponto abordado por Cadu Xavier foi a antecipação da arrecadação do ICMS para empresas que possuem benefícios fiscais.

A medida, segundo ele, é necessária para equilibrar as contas públicas e reforçar o caixa estadual ainda em 2025.“Não há aumento de imposto. É apenas uma antecipação para que o Estado mantenha o equilíbrio e consiga honrar seus compromissos”, explicou.

Ponta Negra News

Motorista morre prensado em acidente com carreta bi-trem em Caicó-RN

 


Um grave acidente foi registrado na manhã desta quarta-feira (29) nas dependências da empresa Compal (recicladora de lixo), em Caicó, região Seridó do Rio Grande do Norte.

De acordo com as primeiras informações, um dos reboques (ou “trens”) da carreta bi-trem teria se desgastado e se desprendido, atingindo o motorista, que acabou ficando preso e prensado pela estrutura do veículo.

A vítima é Francisco Rogério da Silva, de 43 anos, natural do município de Pau dos Ferros.

Ele acabou prensado por um dos reboques da carreta bi-trem após um possível desgaste na estrutura do veículo.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e esteve no local, mas nada pôde ser feito devido à gravidade da situação.

O SAMU ainda socorreu a vítima e a encaminhou ao Hospital Regional do Seridó, porém o motorista não resistiu aos ferimentos e faleceu. As circunstâncias exatas do acidente deverão ser apuradas pelas autoridades competentes.

Via Passando na Hora

Operação fecha laboratório clandestino de canetas emagrecedoras em Natal


A Polícia Civil do Rio Grande do Norte e a Receita Federal localizaram, na terça-feira (28), um laboratório clandestino de manipulação de medicamentos que funcionava dentro de uma loja de acessórios para celular, em uma galeria no bairro de Petrópolis, na zona Leste de Natal. Duas pessoas foram presas.

A ação ocorreu após a interceptação de uma encomenda suspeita contendo produtos sem origem comprovada. O material foi monitorado até o endereço informado no envio. No local, investigadores da Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc), com apoio da Deicor, identificaram que a caixa era destinada ao responsável pela loja.

De acordo com os policiais, o pacote continha 56 frascos de tirzepatida sem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A tirzepatida é a substância presente em medicamentos para tratamento de diabetes e obesidade.

Via Blog do Salatiel

Megaoperação no Alemão e na Penha contra o CV tem 64 mortos e 81 presos; vias são fechadas em represália em todo o Grande Rio

Via Blog Cardoso Silva

Pelo menos 64 pessoas morreram – 4 delas policiais – e 81 foram presas nesta terça-feira (28) em uma megaoperação contra o Comando Vermelho (CV) nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Quase 100 fuzis foram apreendidos.

Esta é operação mais letal da história do estado, segundo números confirmados pelo Palácio Guanabara.

Segundo disse o governador Cláudio Castro no início da noite, a ação não tinha hora para terminar. Por volta das 18h30, novo intenso tiroteio foi registrado na região.

Leia mais…

segunda-feira, 27 de outubro de 2025

Ex-prefeito de Angicos é condenado por desvio de combustível

 

Deusdete Gomes de Barros, ex-prefeito de Angicos - Foto: arquivo


O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) obteve a condenação de quatro réus pela prática de ato de improbidade administrativa, em uma decisão resultante da Ação Civil de Improbidade Administrativa (Processo n. 0800454-73.2021.8.20.5111) movida após a deflagração das operações Combustão e Combustão II.

A Justiça potiguar condenou o ex-prefeito Deusdete Gomes de Barros, a ex-secretária de Saúde Nataly da Cunha Felipe de Souza e os ex-secretários de Transporte e Obras Públicas Francisco Ivan de França Dias e Francisco Alex Sandro da Silva “Bão”. Eles foram responsabilizados por enriquecimento ilícito (art. 9º, XI, da Lei n. 8.429/92).

A investigação apurou o abastecimento indiscriminado de veículos particulares com uso de verba pública da Prefeitura de Angicos durante os anos de 2017 e 2018. A apuração constatou a inexistência de liquidação das despesas, a ausência de indicação dos veículos abastecidos e um gasto excessivo de combustível.

O Juízo da Vara Única de Angicos estabeleceu as sanções de forma individualizada, em atenção aos princípios da proporcionalidade e razoabilidade. A condenação impôs, de forma geral, ressarcimento ao erário (valor a ser provado em liquidação), perda da função pública (ou aposentadoria respectiva) e proibição de contratar com o poder público pelo prazo de 10 anos.
Condutas e Sanções Individualizadas:

  • Francisco Ivan de França Dias: na função de secretário de Transporte e Obras Públicas, ordenava abastecimentos irregulares a frentistas, inclusive de veículos particulares e para proveito próprio. Falsificou notas fiscais e desviou para si R$ 6.000,00. Por sua participação ativa no desvio de recursos, a condenação inclui a perda dos bens/valores acrescidos ilicitamente de R$ 6.000,00 (atualizado, se maior lesão não for apurada) e multa civil no mesmo valor. Sua suspensão dos direitos políticos foi fixada em 8 anos.
  • Nataly da Cunha Felipe de Souza: como secretária de Saúde e ordenadora de despesas, ordenava pagamentos sem prévia liquidação; autorizou abastecimento de carros particulares, inclusive o seu; expediu ordens diretas (bilhetes) para abastecimentos de veículos particulares e beneficiava-se diretamente de valores desviados. Falsificou notas fiscais e desviou para si R$ 25.000,00. Devido ao seu papel central e relevante na manutenção e legitimação do esquema, a sentença impôs a perda dos bens/valores acrescidos ilicitamente de R$ 25.000,00 (atualizado, se maior lesão não for apurada) e multa civil no mesmo valor. Sua suspensão dos direitos políticos foi estabelecida em 9 anos.
  • Francisco Alex Sandro da Silva “Bão”: após assumir a função de fiscal do contrato, deu continuidade ao esquema de desvio. Determinava o fornecimento de combustível a veículos oficiais e particulares, inclusive motocicleta de uso pessoal; solicitava a emissão de notas fiscais em valores superiores ao real abastecimento, recebendo o excedente em espécie. Desviou para si R$ 26.000,00. A condenação inclui a perda dos bens/valores acrescidos ilicitamente de R$ 26.000,00 (atualizado, se maior lesão não for apurada) e multa civil de R$ 25.000,00 (atualizada). Sua suspensão dos direitos políticos foi de 8 anos.
  • Deusdete Gomes de Barros: na condição de Prefeito, ordenava despesas sem prévia liquidação e utilizava de verba pública para custear despesas particulares com combustíveis, abastecendo seu veículo de uso pessoal. Sua participação foi considerada de menor relevância, com menção a apenas abastecimento de veículo particular. As sanções de perda dos valores acrescidos ilicitamente e multa civil serão aplicadas apenas se provados em sede de liquidação. Sua suspensão dos direitos políticos foi fixada em 8 anos.

A sentença determinou, ainda, o lançamento dos nomes dos condenados no Cadastro Nacional de Condenados por Ato de Improbidade Administrativa e por Ato que implique Inelegibilidade (CNCIAI) após o trânsito em julgado.

Via Saulo Vale

Colisão entre carro e caminhão deixa motorista ferido na BR-304, em Mossoró

Via Portal Rafael Fernandes


Um acidente foi registrado por volta das 4h da manhã desta segunda-feira 27 na BR-304, nas proximidades do sítio Hipólito, na saída de Mossoró em direção a Natal.

A colisão envolveu um caminhão carregado e um carro de pequeno porte, modelo Fiat Pálio. O motorista do carro ficou ferido e recebeu atendimento no local por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada e realizou os procedimentos necessários na área do sinistro. Durante o atendimento da ocorrência, houve interdição parcial de um trecho da rodovia.


Fonte: AGORA RN

INFLUENCER QUE PUBLICAVA FOFOCAS E CRÍTICAS A POLÍTICOS É ASSASSINADO COM 17 TIROS EM BREJO SANTO-CE

Via Camocim Polícia 24h


Siga-nos no @camocimpolicia24h


Vítima era conhecida nas redes sociais por conteúdos de fofoca e críticas a políticos, empresários e outras personalidades. Caso é investigado pela Delegacia Regional de Brejo Santo.

O influenciador Gefferson Willian dos Santos, que se apresentava nas redes sociais como "Rei do Fuá", foi morto com ao menos 17 tiros em frente a residência em que morava, no Bairro Sol Nascente, na cidade de Brejo Santo, no interior do Ceará, na noite deste domingo (26).

Segundo testemunhas, o influenciador chegava em casa de carro, na Rua Aristides Nezinho, quando foi atacado por um criminoso em uma moto, que atirou no vidro do motorista.

Ele ainda tentou sair pela porta do passageiro para fugir, mas foi atingido por outros disparos e morreu no local. O atirador fugiu e nenhum suspeito do crime foi identificado ou preso.

O influenciador era considerado uma pessoa polêmica na região. O perfil de Gefferson no Instagram tem 16 mil seguidores. Nele, o influenciador costumava fazer postagens de fofocas e críticas a políticos, empresários e outras personalidades de Brejo Santo e municípios vizinhos.

A Secretaria da Segurança informou que Gefferson Willian possuía antecedentes criminais, tendo seis registros por difamação, além de ameaça, injúria e calúnia. Ele era réu na Justiça por difamação.

Em janeiro deste ano, o influenciador denunciou em seu perfil que havia sofrido um atentado, com 30 tiros disparados contra a casa e o carro dele. Na ocasião, ele chegou a postar imagens do veículo atingido pelos tiros.

Fonte: G1Ce

Prazo para Bolsonaro recorrer de condenação no STF termina nesta segunda-feira (27)

Via Blog de Olho no RN

Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo

As defesas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus do chamado “núcleo 1” da suposta tentativa de golpe de Estado têm até 23h59 desta segunda-feira (27) para apresentar recurso contra a condenação imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O instrumento cabível é o embargo de declaração, utilizado para apontar contradições ou omissões nos votos dos ministros, mas que raramente altera o resultado final de um julgamento.

Segundo a CNN, os advogados de Bolsonaro devem concentrar os esforços em tentar reduzir a pena de 27 anos e 3 meses de prisão, fixada pela Primeira Turma do STF, em regime inicial fechado. Internamente, a defesa reconhece que a reversão completa da condenação é improvável e que o foco agora é apenas minimizar os danos.

A estratégia deve insistir na tese de que os supostos crimes de golpe de Estado e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito deveriam ser tratados como um único delito, sem soma de penas. A maioria dos ministros, no entanto, já se manifestou contrária a essa interpretação, o que reduz as chances de êxito do recurso.

Os embargos serão julgados em plenário virtual pela Primeira Turma, ainda sem data definida, mas com expectativa de análise rápida. Caso o recurso seja rejeitado, a defesa poderá apresentar novos embargos; se também forem negados, o STF deve encerrar o processo e declarar o trânsito em julgado, etapa que torna a condenação definitiva e permite a prisão dos réus. O tenente-coronel Mauro Cid, no entanto, deve ser o único a não recorrer — o que pode levar ao encerramento antecipado de sua ação, já que ele cumpriu integralmente a pena de dois anos em regime aberto.

Com informações da CNN Brasil

sábado, 25 de outubro de 2025

Jovem de 22 anos é assassinado a tiros em Tibau

Um crime de homicídio foi registrado na tarde deste sábado (25) na RN-013, entrada de Tibau, nas proximidades do beco de Luís da Rede. A vítima foi identificada como Ronaldo Henrique de Oliveira Leite, de 22 anos, natural e residente no município.

Segundo informações fornecidas pela PM Henrique teria entrado em uma rua sem saída e, ao retornar, foi surpreendido por um homem ainda não identificado, que efetuou disparos de arma de fogo. A vítima foi atingida e caiu da motocicleta, ainda com vida.

A polícia militar e uma ambulância foi acionada para a ocorrência. Ainda de acordo com a PM, ao chegar ao local, os policiais encontraram Ronaldo caído ao chão, tentando sacar um revólver calibre .38, que estava com seis munições intactas.

A equipe médica tentou prestar atendimento, mas o jovem não resistiu aos ferimentos e veio a óbito ao dar entrada na unidade hospitalar. O suspeito do crime fugiu e até o momento não foi identificado.

Via Fim da Linha

Trump admite reduzir tarifas aplicadas ao Brasil “sob as circunstâncias certas”

 
Lula vai se encontrar com Trump (Foto: reprodução)

ICL Notícias

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (25) que as tarifas de 50% aplicadas a produtos brasileiros poderão ser reduzidas “sob as circunstâncias certas”.

A declaração foi dada a jornalistas a bordo do avião presidencial, durante o trajeto para Kuala Lumpur, onde o líder americano participará da cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).

Questionado sobre a possibilidade de um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Trump respondeu:

“Acredito que vamos nos encontrar, sim.”

E, sobre a redução das tarifas, completou:

“Sob as circunstâncias certas, com certeza.”

A declaração foi recebida com otimismo pela comitiva brasileira que acompanha Lula na capital da Malásia. O encontro entre os dois presidentes está previsto para a tarde de domingo, no Centro de Convenções de Kuala Lumpur, palco dos principais eventos da cúpula.

Clima de expectativa por encontro com Trump

O comentário de Trump aumentou a expectativa em torno da primeira reunião entre os dois líderes desde o início das tensões comerciais entre Brasil e Estados Unidos, agravadas pelas medidas protecionistas adotadas por Washington nos últimos meses.

Na saída para um evento neste sábado, Lula confirmou que espera a realização do encontro e disse estar disposto ao diálogo:

“Eu espero que role. Vim aqui com a disposição de que a gente possa encontrar uma solução.”
Ao ser questionado sobre possíveis condições para um acordo, o presidente brasileiro afirmou que não há imposições de nenhum dos lados:

“Não tem exigência dele e não tem exigência minha. Vamos colocar os problemas na mesa e encontrar uma solução. Pode ficar certo que vai ter uma solução.”

Via Blog do Barreto

Entregador de gás é morto a tiros durante tentativa de assalto em São Francisco do Oeste-RN.

Via Blogue Márcio Melo

Um entregador de botijões de gás, identificado como Marquinhos, foi assassinado a tiros na tarde desta sexta-feira (24) em São Francisco do Oeste, na região do Alto Oeste potiguar.

O crime ocorreu na Rua Manoel Barreto e deixou a população da cidade abalada pela violência.

De acordo com informações de testemunhas, Marquinhos foi surpreendido por dois homens armados que tentaram roubar sua motocicleta.

Durante a ação, o alarme do veículo disparou, e a vítima resistiu em entregar as chaves. Diante disso, os criminosos reagiram com brutalidade e efetuaram diversos disparos, atingindo o entregador por mais de três vezes. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

A Polícia Militar foi acionada e realiza o isolamento da área até a chegada das equipes da Polícia Científica e da Polícia Civil, responsáveis pelos primeiros levantamentos.

O corpo foi removido para o ITEP de Pau dos Ferros. O caso será investigado pela Polícia Civil, que busca identificar e prender os autores do crime.


* Passando na Hora

sexta-feira, 24 de outubro de 2025

STF forma maioria para manter nomeação de parentes em cargos políticos

Via Blog do GM

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Julgamento termina na semana que vem; decisão sobre lei de cidade do interior de SP se aplicará a outros casos.

O STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria para manter a regra que autoriza a nomeação de parentes para cargos de natureza política. Até o momento, o placar é de 6 votos a 1 a favor da manutenção do entendimento. Apesar da maioria, o julgamento foi suspenso e será retomado na próxima quarta-feira (29).

A discussão tem origem em uma Súmula Vinculante, aprovada em 2008, que proibiu o nepotismo na administração pública. O texto veda a nomeação de cônjuges, companheiros ou parentes até o terceiro grau para cargos públicos em comissão ou de confiança.

Poucos meses depois, porém, o próprio STF reconheceu uma exceção: a regra não se aplica a cargos de natureza política, como secretários municipais, estaduais e ministros.

O tema voltou à pauta por meio de um recurso que questiona uma lei municipal de Tupã (SP), de 2013, que proíbe a nomeação de parentes do prefeito, vice-prefeito, secretários e vereadores. A norma contraria o entendimento anterior do Supremo, que validou a nomeação de parentes para funções políticas.

Relator do caso, o ministro Luiz Fux defendeu a manutenção do entendimento vigente. Para ele, o chefe do Executivo tem a prerrogativa de escolher seus auxiliares políticos, desde que sejam respeitados critérios de qualificação técnica e que não haja nepotismo cruzado.

“A mensagem do Supremo é que a regra é a possibilidade; a exceção é a impossibilidade. Não é uma carta de alforria para nomear quem quer que seja”, afirmou Fux.

O voto do relator foi acompanhado pelos ministros Cristiano Zanin, André Mendonça, Nunes Marques, Alexandre de Moraes e Dias Toffoli.

O ministro Flávio Dino foi o único a divergir até o momento. Ele criticou a possibilidade de nomeação de parentes e afirmou que “legalidade e afeto não se combinam”.

“Uma reunião de governo não pode ser um almoço de domingo. Isso é bonito na família, no jardim, mas não na praça pública. No espaço público, é preciso coerência nas regras”, escreveu.

A ministra Cármen Lúcia ainda não votou, mas se manifestou sobre o tema. Segundo ela, o cumprimento do princípio da impessoalidade é um desafio constante.

“A esposa vai para o Tribunal de Contas para aprovar ou não as contas do próprio marido, que foi titular do Executivo. Isso é completamente contrário ao que discutimos, embora seja um cargo político”, observou.

Os ministros Edson Fachin, Gilmar Mendes e Cármen Lúcia devem apresentar seus votos na próxima sessão.

CNN Brasil

quinta-feira, 23 de outubro de 2025

Quatro pessoas da mesma família morrem após acidente de carro no sudoeste da Bahia

Via NOSSO PARANÁ RN

Quatro pessoas da mesma família morrem após acidente de carro no sudoeste da Bahia — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Quatro pessoas da mesma família morreram após um acidente com um carro na madrugada desta quarta-feira (22), na BA-026, em trecho entre as cidades de Nova Itarana e Planaltino, no sudoeste da Bahia.

Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente aconteceu por volta das 4h, no povoado do Barro. Informações iniciais apontam que, ao deslocar na altura do km 161, o motorista do carro perdeu o controle da direção e bateu em uma estrutura fixa na lateral de uma ponte. Devido ao impacto, a parte da frente do veículo ficou destruída.

Ainda de acordo com a PRF, as vítimas, nascidas em Castro Alves, no interior da Bahia, saíam de Bom Jesus da Lapa com destino ao município de Muritiba.
Lucineide, Elielson Neto, Manoel e Elielson Bastos dos Santos Filho (da direita para a esquerda) — Foto: Reprodução/Redes Sociais

As vítimas que morreram foram identificadas como:
  • Lucineide Cardoso dos Santos, de 31 anos (esposa de Elielson Filho, mãe de Elielson Neto e filha de Manoel Apolinário);
  • Elielson Bastos dos Santos Filho, de 41 anos (marido de Lucineide e pai de Elielson Neto);
  • Elielson Bastos dos Santos Neto, de 9 anos (filho de Lucineide e Elielson);
  • Manoel Apolinário dos Santos, de 63 anos (pai de Lucineide e avô de Elielson).
A outra filha do casal, uma menina de 6 anos, foi socorrida por uma ambulância e levada para o Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié. Não há informações sobre o estado de saúde dela.

Segundo apuração da TV Subaé, afiliada da TV Bahia na região de Feira de Santana, um vizinho das vítimas informou que os corpos serão velados na quinta-feira (23), no ginásio de esportes do Colégio Municipal Luís Eduardo Magalhães, localizado no centro de Castro Alves. O horário não foi divulgado até a atualização desta reportagem.

Em nota publicada nas redes sociais, a prefeitura de Castro Alves lamentou as mortes e expressou solidariedade a todos os familiares e amigos das vítimas.

"A Prefeitura de Castro Alves manifesta profundo pesar pelo trágico acidente que vitimou cidadãos castroalvenses. Neste momento de dor, nos unimos em solidariedade às famílias e amigos enlutados, especialmente pela perda do pequeno Elielson Bastos dos Santos Neto, de apenas 9 anos, aluno da rede municipal e do projeto Cidadão para o Mundo. Que Deus conceda conforto e força a todos", diz a nota.

A causa e as circunstâncias do acidente serão investigadas pela Polícia Civil.

Fonte: g1 BA e TV Sudoeste

Pesquisa DataVero: Allyson lidera em intenção de voto para o Governo do RN

Via Blog do GM

Foto: Reprodução

Levantamento realizado entre 18 e 20 deste mês revela favoritismo de Allyson e empate técnico entre os quatro candidatos seguintes.

A um ano das eleições de 2026, mais de 70% do eleitorado potiguar ainda não tem um nome para o Governo do Estado, é o que revela o mais recente levantamento do Instituto DataVero, sobre intenções de voto, divulgado nesta quinta-feira (23) no Diário do RN.

No cenário espontâneo, quando não são dadas opções de nomes ao entrevistado, 73,97% respondeu “Não sabe” em quem votaria para governador, se as eleições fossem hoje.

Entre os citados espontaneamente, o nome mais lembrado é o do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, com 12,78%. O senador Styvenson Valentim aparece com 3,77%, seguido por Fátima Bezerra com 2,85%, Cadu Xavier 2,32% e Rogério Marinho 2,05%.

Outros nomes atingiram menos de 1% das citações como os ex-prefeitos de Natal Álvaro Dias e Carlos Eduardo, o vice-governador Walter Alves, os ex-governadores Garibaldi Alves Filho e José Agripino, o deputado estadual Ezequiel Ferreira, a deputada Federal Natália Bonavides, o prefeito da capital Paulinho Freire e a vereadora Thabatta Pimenta.

ESTIMULADA
Na pesquisa estimulada, o Instituto DataVero colocou à disposição dos entrevistados seis nomes já postos como pré-candidatos nas conversas e articulações em torno do tabuleiro eleitoral para 2026.

Allyson Bezerra lidera com 27,22%. Rogério Marinho aparece em segundo com 13,58%, seguido por Carlos Eduardo com 12,72%. Álvaro Dias foi citado por 7,95% dos entrevistados e Thabatta Pimenta por 7,81%. Cadu Xavier alcançou 4,11%. Não souberam ou não responderam à pergunta 10,07%. 16,56% responderam “Nenhum”.

O Instituto DataVero ouviu 1.510 eleitores, de todas as regiões do Estado, nos dias 18, 19 e 20 de outubro. A margem de erro é de 3% e o nível de confiança de 95%.

Diário do RN