sábado, 16 de novembro de 2019

Morre Pe. Tarcísio Weber, ex-reitor do Santuário Nossa Senhora dos Impossíveis e ex-pároco em Patu/RN

A imagem pode conter: 2 pessoas

O Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis e a Paróquia de Nossa Senhora das Dores comunica o falecimento de Pe. Tarcísio José Weber msf na manhã do dia 15 de novembro de 2019, no Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, onde estava internado há 10 dias.

Tarcísio Weber nasceu aos 23 de maio de 1939, em Cachoeira do Sul/RS, filho de Ângelo Weber e Honorina Basan. Mudou-se com sua família para a localidade de Pedregulho, município de Horizontina, onde cresceu e iniciou seus estudos.


Com 15 anos, em fevereiro de 1953, Pe. Tarcísio iniciou sua caminhada vocacional, na Escola Apostólica Sagrada Família, em Santo Ângelo/RS. Concluídos a Escola Média, foi admitido ao noviciado, que cumpriu em 1960, em Palma Sola/SC. Emitiu os primeiros votos no dia 11 de fevereiro de 1961, e ordenado presbítero aos 29 de junho de 1968.

Nos seus 61 anos de ministério, o Pe. Tarcísio desenvolveu sua missão principalmente na região Nordeste do Brasil. Antes disso, foi prefeito da Escola Apostólica Sagrada Família e membro da Equipe Vocacional (1973), vigário da Paróquia Sagrada Família de Santo Ângelo/RS (1975) e, depois, pároco da paróquia São Domingos, em Caibi/SC (1975-1978). A partir de 1978, atuou em várias paróquias e funções em cidades de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.

Entre as funções que desempenhou na região, duas merecem destaque, pela dedicação e vibração com que se entregou. A primeira, foi o ministério de formador no Seminário Menor de Buíque. Seu modo de ser e suas convicções deixaram profundas marcas naqueles que foram seus formandos. Em novembro de 1986, escrevia ao seu Superior provincial: “A Província do Norte manifesta ânimo e esperanças. Vocacionados surgem. Em Buíque, contamos com seis, e em Recife, com sete. Vejo um futuro mais fraterno e sorridente”. A segunda missão que desenvolveu com especial destaque foi a de reitor do Santuário Nossa Senhora dos Impossíveis e pároco em Patu/RN. Seu jeito simples, seu zelo pelo meio ambiente e sua generosa dedicação às pessoas marcaram romeiros e os paroquianos de Patu e cidades circunvizinhas.

A partir de 2008, o Alzheimer começou a mostrar sinais de progressão, o que o levou a deixar o Santuário de Patu (2009) e voltar a Buíque, onde esteve sob os incansáveis cuidados de um antigo formando e sua família. Em 2013, foi transferido para o Convento São José, em Recife, e, posteriormente, ao Lar de Nazaré, em Passo Fundo (2015). Ali celebrou, com visível alegria e não obstante o avanço implacável da enfermidade, seus 50 anos de ministério (2018). Há pouco tempo, seu estado se agravou com uma enfermidade na vesícula.

* Com informações e imagem: Via Fan Page Santuário do Lima Patu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).