terça-feira, 16 de outubro de 2018

2º TURNO: TRE DEVE PEDIR TROPAS FEDERAIS PARA 72 MUNICÍPIOS DO RN

No 1º turno, os militares estiveram em 97 municípios.

O Tribunal Regional Eleitoral deve solicitar tropas federais para o segundo turno das eleições apenas para 72 municípios do RN. No primeiro turno, as Forças Armadas fizeram a segurança em 97 localidades do estado. A informação foi confirmada durante reunião de juízes eleitorais na tarde desta segunda-feira (15), na sede do TRE.

O presidente do Tribunal, Glauber Rêgo, informou também que pretende contar com a mesma estrutura de segurança para o dia 28 de outubro. Para os juízes, a redução no número de municípios se deve por se tratar de um pleito mais simples e tranquilo.
O pedido segue para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que seja autorizado o envio do exército. No mais, as forças estadual e municipal (guarda municipal) serão mantidas.

Ao longo da tarde, foram realizadas explanações sobre temáticas envolvendo o dia da votação. A Procuradora Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), Cibele Benevides, trouxe explicações sobre fake news e destacou as orientações gerais sobre esse assunto.

Ana Cláudia Lemos, juíza eleitoral da 34ª ZE, que é a responsável por Mossoró e pelos municípios que ficaram sem energia no início da votação no primeiro turno, também fez suas considerações. Conforme informou a juiza, a falta de energia atingiu 114 seções, número que corresponde a 1/3 das seções pertencentes à 34ª zona eleitoral, gerando um atraso no começo da votação. Ela ainda ressaltou que, diante da situação, o TRE-RN concedeu todo o apoio necessário, inclusive na aquisição de novas baterias para fornecer energia às urnas eletrônicas de maneira emergencial.

O corpo técnico do TRE-RN, composto pelos secretários e Diretora-Geral, também participou do evento. O espaço foi destinado para que fosse realizados esclarecimentos quanto às demandas no dia da votação. Dentre os presentes, estava o Secretário de Tecnologia de Informação do TRE-RN, Marcos Maia, que trouxe algumas estatísticas acerca do primeiro turno das Eleições 2018 e as apresentou ao juízes:

O primeiro voto no RN no pleito do dia 07 de outubro foi registrado às 08 horas e seis segundos

A primeira transmissão de boletim de urna foi realizada às 17h 18min 16seg

80.075 eleitores justificaram ausência no primeiro turno

Abstenção no primeiro turno: 17,12%

Tempo médio para habilitação do eleitor: 29 segundos

Tempo médio de votação por eleitor: 01 minuto e 07 segundos

Média de eleitores por hora no RN: 30 pessoas

Biometria: 86,32% dos eleitores do RN tiveram o reconhecimento biométrico, dos quais 65% foram na primeira tentativa.

Fonte: Portal No Ar / Via RN POLITICA EM DIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).