quarta-feira, 30 de setembro de 2015

VOCÊ SABIA? Uma em cada quatro pessoas tem alguma deficiência mental.

Polícia Civil investiga assassinato de médico na cidade de Triunfo Potiguar

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjiFotMujuWSqOYntap5Z-hD4GuuPM90RdEsRwFgx34GLa33126KCSVfW_eF744RUjI-Ys6muwjbtsEEwpFDkt1vBq8OqdNGyNE_Z9NJINwAaryoacf2TOiqoNoEXVkXOqVyVPycwhb6Jo/s400/leonnardo.jpgO assassinato do médico Leonardo Macedo, de 43 anos, que foi morto a tiros na manhã desta quarta-feira (30), no município de Triunfo Potiguar, será investigado pelo delegado Erick Gomes, titular da Delegacia de Caraúbas.

“Já possuímos algumas linhas de investigação, mas não vamos divulgar no momento. Ouvimos a viúva e um dos assessores do médico. Estamos colhendo todas as informações necessárias para elucidar este homicídio”, afirmou o delegado.

A Polícia Civil está no local onde o homicídio foi efetuado, juntamente com os técnicos do Instituto Técnico-Científico de Polícia do Rio Grande do Norte (Itep) de Mossoró. O veículo que foi usado pelos atiradores, um Peugeot branco, também será vistoriado pelo Itep. “De forma preliminar acreditamos que foram efetuados entre três a quatro disparos, mas vamos esperar os resultados do ITEP”, detalhou o delegado Erick Gomes.

Via Blog do Eduardo Dantas

ASSEMBLEIA FIRMA CONVÊNIO PARA REALIZAÇÃO DE 1.700 MAMOGRAFIAS GRATUITAS

A Assembleia Legislativa firmou nesta quarta-feira (30) convênio com o Grupo Reviver para a realização de 1.700 exames gratuitos de mamografia durante o mês de outubro. O documento foi assinado em conjunto pelo presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB), deputada Márcia Maia (PSB), deputada Cristiane Dantas (PCdoB) e a diretora-presidente da entidade filantrópica, Ana Tereza Fiuza da Mota.


O convênio irá possibilitar o atendimento gratuito de prevenção ao câncer de mama durante o Outubro Rosa. É uma iniciativa humanitária e democrática que disponibiliza exames de mamografia às mulheres de baixa renda”, disse Ezequiel.


A primeira campanha de exames acontece nesta quinta (1) e sexta-feira (2), a partir das 7h30min, em frente à sede do Legislativo. Os atendimentos serão disponibilizados em uma unidade móvel equipada com mamógrafos e capacidade para promover 80 exames por dia. Ao longo do mês de outubro, serão realizadas cinco campanhas gratuitas, totalizando cerca de 1.700 atendimentos.

Ana Tereza Fiuza explica que o atendimento será feito por demanda espontânea e por ordem de chegada. A diretora reforçou a importância da ação para o combate à doença. “Trata-se de um exame preventivo para uma doença que mata cerca de 200 mulheres ao ano em todo o Rio Grande do Norte, mas que quando descoberta precocemente apresenta 95% de chances de cura”, disse ela, ressaltando ainda que todos os anos surgem 800 novos casos no Estado.

As demais campanhas de atendimento obedecem à seguinte programação: de 5 a 9 na Policlínica Municipal da Zona Norte; de 12 a 16 na Unidade de Saúde de Nordelândia; de 19 a 23 na Policlínica de Cidade da Esperança; de 26 a 30 na Policlínica Zeca Passos.

Serviço:
Exames Gratuitos de Mamografia (Assembleia Legislativa e Grupo Reviver)
Locais de atendimento em outubro:

1 e 2 - em frente à sede da Assembleia Legislativa
5 a 9 - Policlínica Municipal da Zona Norte;
12 a 16 - Unidade de Saúde de Nordelândia;
19 a 23 - Policlínica de Cidade da Esperança;
26 a 30 - Policlínica Zeca Passos.

Bandidos roubam armas, colete e munições de Pelotão da PM

Criminosos invadiram o Pelotão da Polícia Militar em Barra de Maxaranguape, na madrugada desta quarta-feira (30) e roubaram armas, munições, coletes e rádio comunicador da polícia. Durante a manhã o mesmo grupo teria realizado um assalto aos Correios da cidade.

De acordo com a polícia, três homens teriam praticado o crime. Eles teriam levado do Pelotão mais 70 munições calibre .40, bem como uma pistola, uma espingarda calibre 12, mais 12 cartuchos do mesmo calibre, bem como um colete.

O trio, ainda segundo a polícia, estava em um veículo Fox, de cor preta e placa MYW-5245. O mesmo carro teria sido usado no assalto à agência dos Correios, no início da manhã, bem como o crime também foi praticado por três homens, o que leva a polícia a acreditar que são os mesmos bandidos.

Portal BO / Via Blog do Subtenente Andrade

Morte de médico no RN pode ter tido motivação passional, diz delegado

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte acredita que a morte do médico Leonard Macedo, de 43 anos, assassinado a tiros na manhã desta quarta-feira (30) na cidade de Triunfo Potiguar, na região Oeste do estado, pode ter tido uma motivação passional.

Ao G1, o delegado Erick Gomes preferiu não dar detalhes de como chegou à tal suspeita, limitando-se apenas a descartar um eventual assalto ou possível motivação política – já que o médico pretendia disputaria a prefeitura do município no ano que vem.

“O fato de o médico ser pré-candidato, a princípio, chama a atenção. Porém, ouvimos algumas pessoas na cidade e constatamos que ele era um homem muito bem quisto na região, tanto pelo lado da situação, do atual prefeito, como pela oposição”, observou o delegado. “Também descartamos o latrocínio (roubo seguido de morte), uma vez que nada foi levado. Até o celular da vítima ficou no local do crime”, acrescentou.

A mulher do médico, que mora em Natal, chegou a Triunfo Potiguar logo que soube do crime. O delegado disse que ela estava muito abalada. Na cidade, pessoas que foram ouvidas também relataram que Leonard não tinha envolvimento com disputas políticas, muito menos inimizades.

O crime
Leonard Macedo foi assassinado pouco depois das 7h. Ele estava chegando ao trabalho, uma clínica especializada em ultrassonografia, quando foi baleado.

“O médico havia trabalhado no plantão da cidade de Assu durante toda a madrugada. Assim que largou o serviço foi direto para a clínica dele, em Triunfo Potiguar. Assim que desceu do carro, foi surpreendido pelos assassinos. A informação que temos é que eram dois homens. Um deles, de camisa cinza, desceu e atirou no peito do médico. Depois, já com a vítima no chão, o criminoso se ajoelhou e atirou três vezes no rosto do médico. Foram tiros à queima-roupa. Em seguida, os assassinos fugiram no Peugeot. O carro, que tem placas de Natal, foi abandonado logo em seguida”, relatou Erick Gomes.
Médico foi morto na frente da clínica onde trabalhava (Foto: G1/RN)

* G1 RN / Via Blog Nosso Paraná RN

Dilma pode dar sete ministérios ao PMDB

A presidente Dilma Rousseff poderá oferecer um sétimo ministério ao PMDB para contentar a bancada do partido na Câmara dos Deputados e destravar a reforma administrativa. O que está em discussão é qual poderia ser esta pasta, já que o Palácio do Planalto ainda planeja cortar 10 ministérios.

De acordo com uma fonte próxima ao PMDB, Dilma explicou na manhã desta terça-feira ao vice-presidente Michel Temer que havia recebido e estudava esta sugestão, mas ainda não havia definido o que fazer devido às dificuldades de reorganizar o mapa dos aliados na Esplanada dos Ministérios, ampliar o tamanho do PMDB e ainda cortar as 10 pastas prometidas.

Temer repetiu à presidente que não iria fazer indicações, porém ouviu que ela pretendia manter os cargos de Eliseu Padilha na Aviação Civil, Henrique Eduardo Alves no Turismo e transferir Helder Barbalho da Pesca, que será extinta, para Portos. Os três, especialmente Padilha, são bastante próximos ao vice-presidente.

Uma das alternativas cogitadas pelo governo seria o Ministério da Cultura, hoje comandando por Juca Ferreira (PT).

Para ampliar o tamanho do PMDB, a presidente teria que tirar mais espaço do seu partido. A proposta, no entanto, ainda não foi feita aos deputados peemedebistas.

O impasse na reforma aconteceu na semana passada, quando a bancada do partido na Câmara passou a cobrar os dois ministérios prometidos pela presidente para melhorar a relação com o PMDB na Casa. Dilma ofereceu a Saúde e mais um, que seria o Turismo, já nas mãos de Henrique Eduardo Alves.

O líder do PMDB, no entanto, respondeu ao governo que a bancada não se sentia representada por Alves nem por Padilha, que fica na Aviação Civil.

Dilma ainda deve ter novas reuniões com Temer e líderes das bancadas aliadas no Congresso antes de anunciar definitivamente a reforma, o que deve acontecer na próxima quinta-feira.

Via Blog do Gilberto Dias

Família procura mulher e filho de oito meses que estão desaparecidos


Os familiares de Gabriela Galvão de Carvalho, de 19 anos, estão em busca de informações sobre o paradeiro da jovem. Ela está desaparecida desde o dia 22 deste mês de setembro, juntamente com seu filho, um bebê de apenas oito meses. Os dois são do conjunto Amarante, na zona Norte de Natal.

De acordo com os familiares de Gabriela, a jovem morava sozinha com o filho e, na terça-feira da semana passada, saiu de casa e não deu mais notícias. "Como ela nunca tinha desaparecido assim, a mãe está muito preocupada, pois até o celular está desligado", disse Eduardo Costa, um dos parentes da jovem.

Ele informou que, na noite desta terça-feira (29), a mãe de Gabriela foi até a Delegacia de Plantão da Zona Norte para registrar o Boletim de Ocorrência do desaparecimento da filha.


Fonte: Portal BO / Via Blog Sentinelas do Apodi

Polícia Militar do Rio Grande do Norte pode ter concurso público em 2016


A Secretaria de Segurança Pública do RN (Sesed) informou nesta segunda-feira (28), através da sua assessoria de comunicação, que estuda a realização de um concurso público para a Polícia Militar em 2016. De acordo com a Sesed, em função da Lei de responsabilidade fiscal que impede o gasto de mais 50% dos recursos do estado com pessoal, as vagas estariam destinadas apenas para a reposição de policiais aposentados ou afastados por motivo de morte ou doença.

A secretaria informou ainda que os estudos realizados vão avaliar a possibilidade de reposição referente aos últimos dois ou dez anos de policiais afastados do efetivo da PM, para só então, definir o número de vagas a serem disponibilizadas. Ainda segundo a assessoria de comunicação da Sesed, os estudos estão avançados, mas preferiu não se aprofundar muito em detalhes. O último concurso para a Polícia Militar foi realizado em 2005.

Atualmente, o Rio Grande do Norte possui um déficit de mais de quatro mil policiais militares. De acordo com dados da própria Polícia Militar, o efetivo total da corporação é de 8.700 homens, uma média de um policial para cada 378 habitantes, segundo estudo do IBGE. A proporção é a melhor do Nordeste e a sétima do Brasil, mas está abaixo da estimativa considerada adequada pelas Organizações das Nações Unidas (ONU), para quem a segurança do cidadão deve vir na proporção de um policial para cada 250 habitantes.

De acordo com o major Castelo Branco, o número ideal previsto em lei para que o estado alcance esse número considerado ideal é de 12 mil policiais. No entanto, o principal empecilho para que o RN não chegue a esse efetivo é a falta de reposição daqueles que deixam a corporação, ou por motivo de doença ou através de processo de aposentadoria.


Por: Saulo de Castro

Via Blog Sentinelas do Apodi

sentinelasdoapodi

Priscilla Sampaio, jornalista da afiliada da Globo, morre aos 32 anos

Jornalista Priscilla Sampaio morreu na madrugada
desta quarta-feira (30) 
(Foto: Reprodução/TV Morena)

A jornalista Priscilla Sampaio morreu na madrugada desta quarta-feira (30) em Campo Grande. O velório é realizado desde às 10h (de MS), no cemitério Jardim das Palmeiras, na avenida Tamandaré. O sepultamento está previsto para às 17h.

Jornalista Priscilla Sampaio
(Foto: Reprodução/TV
Morena)

Ela foi internada na manhã de segunda-feira (28) após reclamar de falta de ar e foi diagnosticada com pneumonia.

A jornalista não resistiu e morreu nesta madrugada. A causa da morte não foi divulgada.

Priscilla trabalhava na TV Morena, afiliada da Globo em Mato Grosso do Sul, havia sete anos, onde foi produtora, repórter e apresentadora.

Ela apresentava o MS Rural e a previsão do tempo no MSTV 2ª Edição.

A jornalista era casada e deixa um filho de um pouco mais de um ano de idade.


Do G1 MS com informações da TV Morena


Retirado do G1 / Via Ideias & Fatos

TECNOLOGIAS SIMPLES AJUDAM AGRICULTORES A CONVIVER COM A SECA NO RN


RN TV - Sítio Serrota (Alexandria/RN) foi destaque no RNTV em virtude do trabalho realizado pelo amigo Edinaldo Maniçoba em parceria com a ONG Diaconia.

A reportagem mostrou que mesmo em tempos de estiagem prolongada o uso de tecnologias simples, capitação de água e armazenamento em cisternas, pode ser a solução para esses tempos de escassez hídrica.

Edinaldo é responsável por esse trabalho no Sítio Serrota; o que lhe garante o cultivo de hortaliças e afins para o consumo familiar e ainda sobra para comercialização. É o uso racional da água fazendo a diferença.

Via Blog Barriguda News

Quadrilha explode caixas de banco na cidade de Campo Redondo, RN

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi7RPvTlLk2TPVnPHAhmnJ60baWrqJ5nzxphlNRy2rpFf8sknJwx0Yii9sWTVnS0gUdSUlxcKhiBGQNKZhaLyYkyOVmu6jdsYuIzPf9m5AxTJ1XSXjAlc8xWLuxNHoh-UZhaTz2OO9L02K0/s1600/Bradesco+1.jpgUma quadrilha armada explodiu dois caixas do banco Bradesco na madrugada desta quarta-feira (30) na cidade de Campo Redondo, distante 136 quilômetros de Natal.

Segundo a Polícia Militar, os terminais resistiram à detonação e os criminosos, que fugiram em duas caminhonetes, uma moto e um carro de passeio, foram embora sem levar o dinheiro.

Na fuga, ainda de acordo com a polícia, os assaltantes fizeram vários disparos. Um dos tiros chegou a atingir uma farmácia. Ninguém se feriu.

Já na saída da cidade, grampos metálicos foram jogados sobre o asfalto para impedir qualquer tentativa de perseguição. Um carro da polícia, inclusive, teve os pneus furados ao tentar ir atrás da quadrilha.

Guarnições de cidades vizinhas e da Polícia Rodoviária Federal deram apoio às buscas pelos assaltantes, que conseguiram escapar por uma estrada de barro.

Fonte: G1 via Cidade News / Via Blog Atualidades

SEGUNDO ESTUDO, FORTALEZA É CAPITAL COM MAIOR ÍNDICE DE MORTES VIOLENTAS

Dados fazem parte de anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Fortaleza tem a maior taxa de crimes violentos; São Paulo, a menor.

Uma pessoa é assassinada a cada meia hora, em média, nas capitais do país. É o que mostram dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública referentes a 2014. Os números constam do 9º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que está em fase de conclusão.

De acordo com o anuário, houve 15.932 mortes decorrentes de crimes violentos intencionais (homicídios dolosos, lesões corporais seguidas de morte e latrocínios) nas 27 capitais no ano passado – o que equivale a uma vítima a cada 30 minutos aproximadamente.

Juntas, as capitais registraram uma taxa média de 33 mortes violentas a cada 100 mil habitantes em 2014. Fortaleza (CE) é a que tem o maior índice (77,3) e São Paulo (SP), o menor (11,4).

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), locais com índices iguais ou superiores a 10 são tidos como zonas endêmicas de violência – todas as capitais podem ser incluídas nessa classificação.

A diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Samira Bueno, diz que o quadro é bastante preocupante. “Os dados revelam as dificuldades encontradas no enfrentamento da violência letal nos grandes centros urbanos.”



Ela ressalta, no entanto, que há disparidades regionais. “O Brasil tem experiências de sucesso, como São Paulo, que desde o início dos anos 2000 tem apresentado uma redução expressiva das taxas de homicídio, o Rio de Janeiro, com as UPPs, e Pernambuco, por exemplo. Só que essas experiências localizadas acabam anuladas pelo aumento em outras."

"Fortaleza é um exemplo de um quadro muito grave de violência, que infelizmente a gente não tem tido sucesso em enfrentar. A taxa permanece praticamente idêntica ao longo dos anos e elevada”, afirma Samira.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, afirmou, por meio de nota, que conseguiu parar a curva de crescimento de crimes violentos no estado, como homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, neste ano. A mudança ocorreu devido ao Programa em Defesa da Vida, segundo a secretaria.

"A consolidação do Programa no início de 2015 possibilitou que, no acumulado dos oito primeiros meses deste ano, Fortaleza registre queda [nos crimes violentos] de 19,3%, passando de 1.372 casos, em 2014, para 1.107 em 2015. São 265 óbitos a menos no período", diz a nota. "A queda é resultado da integração entre as forças de segurança [...]; do trabalho das polícias focado nas áreas, horários e dias que apresentam maiores taxas de crimes, com base em análises estatísticas e criminais; dos levantamentos realizados pelas áreas de inteligência; da interiorização de serviços especializados das polícias; entre outras iniciativas."

É a primeira vez que o fórum realiza um levantamento focado nas capitais brasileiras. Os dados foram obtidos por meio de solicitações às secretariais estaduais da Segurança Pública com base na Lei de Acesso à Informação e por meio de cruzamento de informações disponibilizadas pelos órgãos na web.

Homicídios, lesões e latrocínios

Fortaleza aparece no topo do ranking de crimes violentos em razão principalmente do número de homicídios. A cidade tem o maior número absoluto de assassinatos do país (1.930) e, consequentemente, a maior taxa (75 a cada 100 mil).

Já São Luís (MA) é a capital com o maior número absoluto de lesões corporais seguidas de morte (35) e, por isso, detém também a maior taxa (3,3 a cada 100 mil).

Aracaju (SE) aparece na primeira posição com relação aos latrocínios (os roubos seguidos de morte). A cidade tem um índice de 5,3 mortes a cada 100 mil habitantes.

Campo Grande (MS) é a capital com a maior variação na taxa de crimes violentos intencionais de 2013 para 2014: 36,5% de aumento. A cidade, no entanto, ainda possui o quarto menor índice do país.

As secretarias de Segurança Pública do Maranhão, Sergipe e Mato Grosso do Sul foram procuradas pelo G1 para comentar os dados, mas ainda não responderam.

Fonte: G1Ce / Via Camocim Polícia 24h

10% aprovam e 69% reprovam governo Dilma, diz Ibope

Pesquisa Ibope de aprovação do governo Dilma Rousseff encomendada pela CNI (Foto: Editoria de Arte / G1)
G1 – Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (30) mostra os seguintes percentuais de avaliação dos eleitores ao governo da presidente Dilma Rousseff (PT):
– Ótimo/bom: 10%
– Regular: 21%
– Ruim/péssimo: 69%
– Não sabe: 1%
Os percentuais divulgados nesta quarta mostram que a avaliação do governo Dilma ficou estável em comparação com o levantamento anterior, divulgado em julho deste ano, oscilando dentro da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Na ocasião, o Ibope havia apontado que 9% aprovavam o governo (consideravam “ótimo” ou “bom”); 68% dos entrevistados avaliavam a administração Dilma como “ruim” ou “péssima”; e 21% consideravam a gestão “regular”. A rejeição anterior ao governo Dilma (68%) era a maior já registrada pela série histórica das pesquisas Ibope desde a redemocratização. Conforme o Ibope, o percentual de pessoas que consideram a gestão da petista “ruim ou péssimo” ficou dentro da margem de erro.

Desta vez, o Ibope identificou que 14% dos entrevistados aprovam a maneira de governar da presidente. Porém, aponta a pesquisa, 82% desaprovam e 3% não souberam ou não responderam. Ainda de acordo com o levantamento divulgado nesta quarta-feira, 20% dos entrevistados confiam em Dilma e 77% não confiam.

O levantamento divulgado nesta quarta, encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), foi realizado entre os dias 18 e 21 de setembro e ouviu 2.002 pessoas em 140 municípios. O nível de confiança da pesquisa, segundo a CNI, é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. De acordo com os coordenadores do levantamento CNI/Ibope, a soma dos percentuais pode não igualar 100% em decorrência do arredondamento dos índices.

Via Blog 

Veículo usado no crime em Triunfo Potiguar é encontrado pela Polícia Militar de Campo Grande

Na manhã desta quarta-feira, 30/09, após o crime que chocou a população de Triunfo Potiguar, onde o Médico Leonard Macedo, de 43 anos, foi executado com tiros de pistola, a Polícia Militar de Campo Grande e região iniciou diligências e conseguiu encontrar o veículo usado pelos criminosos, que é um Peugeot 408 Feline, de cor branca e placas NOH 1702 de Natal, sendo que a placa verdadeira é de Recife/PE.

O veiculo foi encontrado em uma estrada carroçável entre as cidades de Triunfo Potiguar e Paraú/RN.

A polícia continua em diligências na tentativa de localizar e prender os assassinos.

Se você tem informações que possa ajudar a polícia, ligue para 190 que sua identidade será preservada.

CG Na Mídia

MÉDICO É ASSASSINADO A TIROS EM TRIUNFO POTIGUAR, NO RN

Um médico foi assassinado na manhã desta quarta-feira (30) na cidade de Triunfo Potiguar, na região Oeste do Rio Grande do Norte. Segundo a Polícia Militar, Leonard Macedo, de 43 anos, estava chegando ao trabalho, uma clínica especializada em ultrassonografia, quando foi baleado. Ele levou três tiros no rosto. Um atingiu o queixo e os outros os dois olhos.

De acordo com o capitão da PM Inácio Brilhante, o médico estava em uma Hilux quando estacionou na frente da clínica, que é de sua propriedade. Ao descer do veículo, um Corolla se aproximou, parou ao lado da caminhonete de Leonard e os ocupantes efetuaram os disparos.

Moradores da cidade disseram que Leonard havia anunciado que disputaria a prefeitura de Triunfo Potiguar na eleição municipal do próximo ano, e que era uma pessoa muito querida na região.

A PM foi chamada ao local do crime e partiu em busca dos criminosos, mas nenhum suspeito foi encontrado.

G1 RN / Via Blog Governador em Foco

Deputado Carlos Augusto adota aplicativo para reclamações e sugestões dos cidadãos

O mandato do deputado Carlos Augusto Maia (PTdoB) adotou o premiado aplicativo Colab para ouvir reclamações e sugestões das pessoas em torno dos problemas urbanos e do dia-a-dia do cidadão. O aplicativo Colab, que já é utilizado em outras localidades do Brasil, pode ser baixado no celular ou acessado através da web no endereço www.colab.re (http://www.colab.re/).

A ferramenta colaborativa, que funciona em forma de rede social e é integrada ao Facebook, permite que os cidadãos possam fotografar e postar buracos ou lixo na rua, falta de iluminação, problemas em escolas, postos de saúde, entre outras demandas. Também pode servir para propor a construção de uma passarela, de uma praça ou de quadra de esportes em determinado bairro ou localidade.

Dada a simplicidade do aplicativo, a cada postagem, ele capta automaticamente a localização geográfica, os dados de quem está postando e permite que outras pessoas possam apoiar a sua iniciativa. "E o mais importante: permite acompanhar a resposta que, no caso de Parnamirim, será dada pelo meu mandato", afirmou o deputado Carlos Augusto.

"Não estou em mandato executivo. Não me cabe, como deputado, executar diretamente obras ou realizar outras ações administrativas. Mas tenho todas as condições de ampliar a voz das pessoas nestas reclamações e sugestões. Usar a força do nosso mandato para dar visibilidade, pleitear soluções e acompanhar de perto o andamento de cada coisa. É isso que estamos fazendo", declarou.
Para baixar o aplicativo basta baixar ir à loja virtual App Store (iOS) ou Google Play (Android). Para quem preferir usar o computador, é só acessar www.colab.re, fazer o login pelo seu Facebook e já é possível começar a enviar. A cada envio, o deputado Carlos Augusto recebe um aviso em seu celular e já encaminha as providências. “A situação atual requer soluções inovadoras e colaborativas”, frisa Carlos.

Via Blog de Raimundinho Duarte

Autoestima faz bem à saúde

A falta de amor próprio pode ser o estopim para dores crônicas, doenças relacionadas à obesidade e também ao alcoolismo.


Texto Leonardo Valle / Fotos : Shutterstock / por Marília Alencar


A autoestima se tornou uma palavra bastante popular nos últimos tempos, sendo resgatadas em novelas, programas de televisão ou discussões entre amigos quando o assunto é alguma pessoa que não está bem consigo ou com o seu corpo. Mas, afinal, o que é esta tal de autoestima? Autor da “Escala da Autoestima” na década de 1960 – instrumento utilizado até hoje, com adaptações – o psicólogo Morris Rosenberg a entendia como um conjunto de sentimentos do indivíduo sobre seu valor, competência e adequação. Já para o psicólogo psicodramatista Norival Alberguia Cepeda (SP), falar de autoestima também é falar de autoaceitação. “A baixa autoestima ocorre quando a pessoa não aceita partes dela. Partes das quais ela não gosta, não confia ou que não estão em harmonia”, destaca.

A construção da autoestima é um processo complexo e que ocorre ao longo da vida. Conforme crescemos, vamos aprendendo uma porção de coisas com os adultos ao nosso redor. Com isso, internalizamos conceitos de certo e errado, bom e ruim ou de como as coisas funcionam– que passam a servir de referência para o modo como nos colocamos no mundo.“Em outras palavras, a autoestima está ligada às crenças aprendidas a respeito de si própria”, resume o psicólogo. “A partepositiva é que essas crenças não são cristalizadas e podem ser renovadas”, garante.

Somatização
Segundo estudos de Susan Harter, na década de 1980, pessoas com falta de autoestima estariam mais propensas a transtornos fisiológicos, como disfunção temporomandibular, dor lombar, gastrite, e dor de cabeça. O fato é que não se pode afirmar categoricamente que a baixa autoestima era realmente a causa original de todos estes problemas. Contudo, sabemos que nossos conteúdos internos, quando em desarmonia, podem se manifestar externamente como doenças. É a chamada psicossomatização. “Apesar de dividirmos mente e corpo, não há essa divisão”, explica Walter José Martins Migliorini, psicanalista e professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp). A psicossomatização tem origem em episódios da trajetória devida da pessoa e pode se manifestar de diversas maneiras. “Quanto mais cedo a criança passar por uma vivência traumática, maior é a chance de que ela manifeste seu sofrimento por meio de sintomas corporais, já que um bebê não tem ainda domínio da linguagem falada”, ensina Migliorini.

Perfil somatizador
Há ainda pessoas que têm um perfil considerado somatizador, ou seja, acabam expressando no corpo suas angústias e sofrimentos com frequência. “Esse é o caso daquelas pessoas que vomitam quando estão em alguma situação desconfortável”, exemplifica.

Depressão e dor
 Além dos problemas fisiológicos, Susan Harter também identificou uma forte relação da baixa autoestima com a propensão a problemas psiquiátricos, como ansiedade e depressão. E a própria depressão – quem diria? – conta pontos contra a saúde física. Segundo uma pesquisa publicada no respeitado New England Journal of Medicine com 1146 pacientes depressivos, 69% deles relatavam apresentar problemas físicos sem explicação. A maioria das queixas estavam relacionadas à dor crônica. A autoestima também é considerada a vilã no caso de adolescentes e jovens que sofrem de transtornos de imagem. No estudo “Perfil psicológico de pacientes com anorexia e bulimia nervosa”, a psicóloga Érika Arantes de Oliveira (SP) relatou que pacientes anoréxicos apresentavam baixa autoestima, enquanto os bulímicos demonstravam autoestima flutuante.

Alerta para a obesidade
Autoestima, depressão e obesidade são outra trinca bastante comum nos dias de hoje. A coach Margarida Ranauro conta que sofreu com baixa autoestima por anos, que refletia na forma como cuidava da alimentação. O resultado foi o aumento de 30 quilos na balança. “A baixa autoestima é geralmente seguida por uma autossabotagem, que se manifesta na falta de tempo para se alimentar saudavelmente. Busca-se uma fuga, uma compensação externa, algo que dê uma falsa e ilusória sensação de prazer”, descreve. “No meu caso, isso se deu pela falta de atividade física e do consumo excessivo de chocolates e de refrigerante. Isso gerou um danoso estilo de viver que afetou sistemicamente a minha saúde e qualidade de vida como um todo”, relata.

A obesidade, para quem não sabe, é um passinho para alterações metabólicas como aumento dos níveis de colesterol do sangue, intolerância à glicose ou diabetes e hipertensão arterial. “Por esse motivo aaferição da circunferência abdominal em conjunto com o cálculo do índice de massa corporal são considerados fortes indicadores para o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diabetes”, relata a pesquisadora Érika (SP).



O problema do alcoolismo
Em pesquisa publicada em 2014, o doutor em psicologia social Nilson Soares Formiga aplicou o teste da autoestima desenvolvido por Rosenberg em 213 pessoas. Resultado: quanto maior o transtorno no uso do álcool, mais baixa era a autoestima. “A baixa autoestima faz com que a pessoa tenha sentimento de incapacidade para se defrontar com os desafios do cotidiano. Em muitos casos, buscam as bebidas alcoólicas como fuga dos problemas”, defende o psicanalista Velasco.

Bola de neve
Por sua vez, a saúde da pessoa que abusa sistematicamente do álcool está em risco. Nesse caso, é maior probabilidade de desenvolvimento da cirrose hepática (destruição das células do fígado) e da pancreatite crônica (inflamação progressiva do pâncreas).


Via Blog da