Para ter direito ao benefício, o contribuinte deve ter o certificado digital com informações na declaração do ano anterior.
Pela primeira vez, a Receita Federal disponibilizará a declaração previamente preenchida do Imposto de Renda. O contribuinte que tiver o certificado digital terá o arquivo importado do ano anterior para o programa gerador da declaração. Na declaração pré-preenchida já estarão às informações relativas aos rendimentos, deduções, bens e direitos e dívidas e ônus reais para facilitar o contribuinte.
Mesmo com essa facilidade, os campos podem ser alterados pelo declarante. Se não tiver nada para modificar, é só fazer o envio para a Receita Federal. “É obrigação do contribuinte conferir, porque qualquer coisa errada, cai na malha fina”, alertou o presidente do Conselho de Contabilidade do Rio Grande do Norte, João Gregório Júnior.
Para ele esta medida tomada pela Receita Federal torna o processo mais seguro e inteligente. “Essa é mais uma prova de controle de fiscalização inteligente eletrônica que o Governo Federal está tendo. Cada dia mais o governo está em cima do contribuinte”, declarou o presidente.
João Gregório completa que o “Governo sabe o que o contribuinte ganha e sabe o que ele gasta”.
“O Brasil podia ser todo beneficiado, cerca de 18 milhões de declarações podiam ser pré-preenchidas. Acreditamos que nos próximo anos ninguém vai fazer mais declaração, irá receber o Darf [Documento de Arrecadação de Receitas Federais ] para pagamento”, acredita.
O presidente do CRC-RN afirmou que este “será um ganho para o contribuinte e uma perda para o contador” que se transformará numa espécie de contador.
“É um avanço da tecnologia, uma fiscalização do Governo Federal, nós não vamos ser contra a uma melhoria para o próprio contribuinte. O contador será um consultor, não é mais aquele profissional de colocar a mão na massa, será aquela pessoa que analisar a sua declaração”, comentou.
Via Portal No Ar
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO !!!
Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.
Desde já fico grato !!!
Cordiais saudações,
CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).