quinta-feira, 27 de março de 2014

Estudante prodígio de 3 anos é destaque em programa da Rede Globo


Nesta semana o programa Mais Você (Rede Globo), apresentado por Ana Maria Braga, mostrou a história do garoto Nícolas de Sousa, 3 anos, que mora com os pais na comunidade Apanha Peixe (Caraúbas). O estudante é considerado um aluno com altas habilidades e é acompanhado pelo Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) da SEEC.

Durante o programa, Ulisses, professor de Geografia e pai do estudante, falou como o filho vem apresentando sinais de ser um estudante acima da média dos demais alunos da turma: “Eu não sei como ele entende, mas acho que a dificuldade o estimula a estudar”, explicou o pai ao falar que além de ler e escrever, Nícolas já fala inglês e tem facilidade em aprender sequências longas para a idade, como cantar o Hino Nacional sem errar a letra.


No ano passado, uma equipe no NAAH/S foi a casa e escola de Nícolas para conhecer o estudante e avaliar suas habilidades. As professoras Inês Albano e Ivana Lucena, técnicas da Secretaria de Educação, perceberam que o garoto é uma criança precoce com potencial alto de aprendizagem, mesmo que a idade não permita realizar uma analise mais aprofundada.

O núcleo conversou com os pais e professores e aconselhou que atividades devem ser feitas para que seu desenvolvimento emocional, social e cognitivo seja preservado. “O menino foi avaliado pelo Núcleo de Atividades de Altas Habilidades do Estado. E ele recebeu a orientação de continuar estimulando o menino”, comentou Ana Maria Braga. 

Nícolas segue na turma de educação infantil, tendo aulas regulares e com conteúdos de turmas mais avançadas, com atividades que variam e contemplam o desenvolvimento cognitivo e a socialização com outros estudantes da mesma idade.

Via Blog de Novanês Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).