quinta-feira, 27 de março de 2014

Diaconia leva mais de 8000 cisternas a famílias do Rio Grande do Norte


Beneficiar cerca de cinco milhões de pessoas em toda região semiárida, com água potável para beber e cozinhar, através de cisternas de placas (foto). Em suma, é este o propósito do Projeto Um Milhão de Cisternas (P1MC), fruto do Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido da Articulação no Semiárido (ASA Brasil). A Diaconia é uma das organizações executoras do P1MC na região semiárida do Rio Grande do Norte. E por lá, os números impressionam: de 2003 até o último dia 20 deste mês, a entidade construiu 8.058 cisternas de placas (voltadas ao consumo humano e que armazenam até 16 mil litros de água) em 31 municípios do Sertão do Apodí e do Alto Oeste Potiguar.

Apenas este ano, já foram beneficiadas 634 famílias (dados do último dia 21). E até dezembro, serão construídas, através do P1MC, mais 944 cisternas nos municípios de: Rafael Fernandes (233), Frutuoso Gomes (110), Marcelino Vieira (174), São Miguel (19), Martins (111) e José da Penha (297). Outras 300 unidades da tecnologia social serão entregues por meio do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), nas cidades de Umarizal, Martins e Alexandria. Ao todo, o P1MC e o P1+2 entregarão 1.244 cisternas.

“Para cada cisterna construída, uma família, com cerca de cinco pessoas, será capacitada em cursos de gerenciamento de recursos hídricos”, destaca o auxiliar técnico da Unidade Territorial da Diaconia no Oeste Potiguar, Jânio Amorim. Voltadas às famílias beneficiárias com as tecnologias sociais, as capacitações, no âmbito da educação contextualizada, orientam acerca de questões relacionadas ao meio ambiente, manejo das cisternas e, principalmente, sobre políticas públicas de acesso à água.

Semana da Água - Na semana em que celebra-se o Dia Mundial da Água, a Unidade Territorial da Diaconia no Oeste Potiguar marca presença em audiência pública no município de Umarizal, nesta terça-feira (05), junto a lideranças comunitárias e  representações dos Poderes Executivo e Legislativo locais. O debate acontece na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) de Umarizal.

No mesmo dia, a entidade participa junto ao lado de famílias agricultoras beneficiárias de reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró, no município de Areia Branca. Na ocasião a Diaconia cobrará agilidade na construção do Plano de Gestão, incluindo as outorgas para uso da água da bacia e do Rio Umari, que abastece os municípios de Umarizal e Caraúbas.

Já na quarta-feira (26), ocorre a reunião das Comissões Municipais do Oeste Potiguar na sede do STTRs de Umarizal. O encontro será realizado com os representantes das Comissões Municipais de todos os municípios onde a Diaconia atua. Na quinta-feira, 27, a organização participa de debate sobre políticas de acesso e uso responsável da água na Rádio FM Fraternidade.

* Higor Gonçalves é assessor de comunicação da Diaconia.
Via Blog Umarizal em Fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).