Mais uma vez a estiagem prolongada está fazendo com que macacos prego da serra de Patu saiam do seu habitat natural e procurem sítios e residências que ficam nas proximidades da serra em busca de comida.
Segundo Marjuli Fernandes, que tem um sítio na comunidade Patu de Fora, quase todos os dias grupos de macacos descem a serra e vão até o seu sítio, chegando a invadir a residência do sítio em busca de comida. Os macacos estão consumindo todas as frutas do sítio, principalmente os cocos, que estão servindo apenas para alimentar os macacos.
Na última sexta-feira, 28 de fevereiro, o blog PatuNews flagrou um grupo de pelo menos 30 (trinta) macacos fazendo a festa no sítio de Marjuli.
Alguns macacos estão visivelmente magros, o que indica que o alimento existente na serra já não é suficiente para alimentá-los satisfatoriamente.
Segundo informações de Marjuli, quando tem alimento suficiente na serra os macacos não são vistos de maneira nenhuma, eles permanecem escondidos no seu habitat, mas quando acaba o alimento eles se aproximam perigosamente do ser humano em busca de comida.
O IBAMA orienta para que as pessoas não forneçam alimentos industrializados aos macacos, pois essa atitude pode prejudicar a saúde dos animais.
Pedimos também que não matem e nem coloquem armadilhas para capturar ou machucar os macaquinhos, pois eles estão apenas famintos e descem a serra em busca de alimento para a sua sobrevivência, além de ser crime ambiental de natureza grave, que tem punição rigorosa.
FONTE E FOTOS: PATUNEWS / Via Blog Patu 24 Horas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO !!!
Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.
Desde já fico grato !!!
Cordiais saudações,
CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).