sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Fique tranquilo: a Internet não será fechada em 8 de março


Rumores pela web dizem que o FBI irá 'desligar a internet' daqui a duas semanas. Na verdade, culpa é de malware que sequestra conexões.

Ouviu falar que o FBI desligar o Internet no próximo mês?
Como muitos boatos circulando por aí, este terrível aviso está rodando em blogs e sites. Ele ainda cita uma data: 8 de março como o dia em que o FBI pode "desligar a Internet." Mas relaxe, não é realmente o caso.
Embora sim, um número incontável de pessoas possam perder sua conexão com a Internet em menos de três semanas, se isso acontecer é culpa de cibercriminosos, e não do FBI.
Se pessoas ficarem offline em 8 de março, é porque ainda estão infectados com um malware sobre o qual o FBI alertou em novembro do ano passado. Naquele mês, a polícia federal dos EUA fechou um esquema hospedado na Estônia, que usava vírus capazes de sequestrar a conexão do usuãrio (DNS changer).
O malware funciona substituindo os servidores DNS(Domain Name System) definidos no computador da vítima, apontando para endereços fraudulentos operados pelos criminosos. Como resultado, os visitantes são redirecionados, sem saber, para sites que distribuem software fraudulento ou exibem anúncios lucrativos para o cibercrime.
A pior parte: o malware também impede atualizações de segurança e desativa softwares de segurança da máquina.
Para ajudar a proteger as vítimas, o FBI substituiu os servidores desonestos por legítimos - uma medida da agência disse que entraria em vigor por 120 dias. Se não tivesse feito isso e simplesmente desligado os servidores criminosos em novembro, os computadores infectados teriam sido imediatamente impedidos de acessar a Internet.
Portanto, o problema atual não é que o FBI vai desligar a Internet quando os 120 dias terminarem em 8 de março. É que muitas pessoas e organizações não removeram o malware de seus computadores. Na verdade, metade das empresas Fortune 500 e agências governamentais estão contaminadas, de acordo com alguns relatórios.
E o que fazer?

Então, como você sabe se seu computador ou roteador está infectado com DNSChanger?

O FBI diz que a melhor maneira de saber é por um profissional de informática, uma informação reconhecidamente não muito útil.
No entanto, ele oferece um guia [PDF] com orientação para fazer essa checagem, embora, mesmo se você descobrir que seu sistema está infectado, o FBI diz que você ainda precisa de um profissional para limpar sua máquina.
Como alternativa, você pode usar o Avira Repair Tool DNS para descobrir se um computador está usando um dos servidores temporários DNS. Infelizmente, a ferramenta só funciona em Windows e não remove o Trojan.
De fato, a remoção do malware é um desafio, e muitas pessoas ficarão sem acesso à Internet em 8 de março, diz o site de segurança KrebsonSecurity.
Para obter ajuda, os administradores de rede podem enviar uma solicitação para um dos membros doo DNSChanger Working Group, e usuários domésticos podem usar as instruções passo-a-passo no site da DCWG para ver se estão infectados com o malware.
Se você descobrir que seu PC está infectado, você pode começar do zero e reinstalar seu sistema operacional, ou seguir o conselho do FBI e obter ajuda de um profissional, se quiser permanecer on-line após 08 de março.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).