terça-feira, 29 de setembro de 2020

ATENÇÃO! PRAZO PARA TIRAR CNH EM 2020 ESTÁ SUSPENSO POR TEMPO INDETERMINADO

 

O prazo para concluir o processo de habilitação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está suspenso por tempo indeterminado. De acordo com a portaria publicada no Diário Oficial da União, na última quarta-feira, 23, a mudança se aplica tanto para processos em andamento como para os que vierem a ser abertos. Para o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a medida é necessária pois as provas teóricas e práticas foram interrompidas durante a pandemia do novo coronavírus, por causa dos protocolos de higienização e de distanciamento social. Sendo assim, deixa de existir, por enquanto, um limite de duração do processo de obtenção da primeira CNH.

No início da pandemia, o prazo para tirar a carteira de motorista já havia sido ampliado de 12 para 18 meses. Antes, o período para conclusão de todas as etapas do processo (exames psicológicos, médicos, prova teórica e prática) era de um ano, a contar da data de inscrição no Centro de Formação de Condutores (CFCs). Além disso, vale lembrar que o prazo de renovação da habilitação também está suspenso, por tempo indeterminado, conforme a Resolução n° 789 do Contran, de 18 de junho de 2020. A regra se aplica para motoristas que já possuem a CNH ou a Permissão para Dirigir (PPD), e estão com o documento vencido a partir de 19 de fevereiro de 2020.

Processo para tirar a CNH
Para obter a carteira de motorista, primeiro o candidato terá que passar por avaliação psicológica e exame de aptidão física e mental. Posteriormente, deve fazer o curso teórico, com 45 horas/aula, e ser aprovado no exame. A partir daí começam as aulas práticas.

Vale destacar que se o aluno for reprovado em um dos exames, não poderá fazer a etapa seguinte. Além disso, caso o candidato seja reprovado na prova teórica ou prática, ele terá que aguardar por 15 dias para fazer novo teste.

Via Blog do Miquéas Capuxú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).