quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Dilma pode dar sete ministérios ao PMDB

A presidente Dilma Rousseff poderá oferecer um sétimo ministério ao PMDB para contentar a bancada do partido na Câmara dos Deputados e destravar a reforma administrativa. O que está em discussão é qual poderia ser esta pasta, já que o Palácio do Planalto ainda planeja cortar 10 ministérios.

De acordo com uma fonte próxima ao PMDB, Dilma explicou na manhã desta terça-feira ao vice-presidente Michel Temer que havia recebido e estudava esta sugestão, mas ainda não havia definido o que fazer devido às dificuldades de reorganizar o mapa dos aliados na Esplanada dos Ministérios, ampliar o tamanho do PMDB e ainda cortar as 10 pastas prometidas.

Temer repetiu à presidente que não iria fazer indicações, porém ouviu que ela pretendia manter os cargos de Eliseu Padilha na Aviação Civil, Henrique Eduardo Alves no Turismo e transferir Helder Barbalho da Pesca, que será extinta, para Portos. Os três, especialmente Padilha, são bastante próximos ao vice-presidente.

Uma das alternativas cogitadas pelo governo seria o Ministério da Cultura, hoje comandando por Juca Ferreira (PT).

Para ampliar o tamanho do PMDB, a presidente teria que tirar mais espaço do seu partido. A proposta, no entanto, ainda não foi feita aos deputados peemedebistas.

O impasse na reforma aconteceu na semana passada, quando a bancada do partido na Câmara passou a cobrar os dois ministérios prometidos pela presidente para melhorar a relação com o PMDB na Casa. Dilma ofereceu a Saúde e mais um, que seria o Turismo, já nas mãos de Henrique Eduardo Alves.

O líder do PMDB, no entanto, respondeu ao governo que a bancada não se sentia representada por Alves nem por Padilha, que fica na Aviação Civil.

Dilma ainda deve ter novas reuniões com Temer e líderes das bancadas aliadas no Congresso antes de anunciar definitivamente a reforma, o que deve acontecer na próxima quinta-feira.

Via Blog do Gilberto Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).