domingo, 15 de março de 2015

HRTM nega denúncias sobre contaminação de pacientes por bactérias resistentes em UTIs

Equipe médica do Hospital concedeu entrevista 
coletiva ontem

Membros da diretoria do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) participaram, na tarde de ontem, de uma coletiva de imprensa, a fim de esclarecer a informação de que o setor de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estaria com uma bactéria que contaminou diversas pessoas internadas. Conforme informações divulgadas na mídia mossoroense, a bactéria estava agravando os casos de doenças de pacientes, e em alguns casos levando-os a óbito.

A equipe médica nega a existência de bactéria letal na unidade. Os médicos explicaram que todos os dias combatem uma grande quantidade de bactérias novas e mais fortes, mas que esse não é um privilégio do HRTM.

“As bactérias têm cada vez mais adquirido resistência, e tem se tornado mais difícil combatê-las. Lutamos contra isso realizando a associação de drogas que são ministradas aos pacientes. Infelizmente, é uma tendência mundial, mas acho que com as armas que temos estamos fazendo um bom trabalho, sem grande quantidade de óbitos por infecção”, explicou o presidente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCHI) do HRTM, Fabiano Maximino.

O médico explicou que a única forma para combater as bactérias dentro de unidades hospitalares é com a rapidez de diagnóstico, e admitiu que o HRTM ainda não dispõe de aparelhos que poderiam acelerar o processo de identificação das infecções. Ele explica que várias solicitações já foram feitas por um aparelho de microbiologia, que até o momento não foi disponibilizado.

“Hoje trabalhamos com métodos manuais para a identificação da infecção. Podemos levar 4 dias em um caso de pneumonia, ou até sete meses no caso de uma infecção detectada pelo sangue. Essa morosidade torna a detecção de algumas infecções mais difícil, mas isso não impede que os médicos mediquem e salvem o paciente”, justificou Eunice Borges, enfermeira da CCHI.


Retirado do Jornal O Mossoroense. / Via Blog Ideias & Fatos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).