domingo, 6 de julho de 2014

Um dos maiores ídolos da história do Fluminense, Assis morre em Curitiba, aos 61 anos

Ex-atacante foi vítima de uma insuficiência renal.

POR 
Assis com a camisa do Fluminense: clube perde um dos seus maiores ídolos Foto: Valterci Martins / Agência O Globo


Assis com a camisa do Fluminense: clube perde um dos seus maiores ídolos - Valterci Martins / Agência O Globo


CURITIBA — Um dos maiores ídolos da história do Fluminense, Assis morreu por volta das 5h30m deste domingo, vítima de uma insuficiência renal. O ex-atacante, que tinha 61 anos, se sentiu mal na semana passada e foi internado, mas a situação piorou quando ele contraiu uma bactéria. Assis será velado a partir das 15h deste domingo na Unilutus, em Curitiba. O enterro vai acontecer na segunda-feira, às 17h, no cemitério Água Verde, na capital paranaense. Em menos de dois meses, é o segundo ídolo que o Fluminense perde: no fim de maio, Washington, que formou dupla de ataque com Assis, morreu vítima de uma doença degenerativa.

O Fluminense decretou luto oficial de sete dias e vai celebrar uma misa de sétimo dia, em dia e local ainda não divulgados. Assim como Romerito, outro ídolo tricolor, Assis trabalhava como embaixador do clube e participava de diversos eventos relacionados ao Fluminense. O presidente do clube, Peter Siemsen, afirmou que Assis sempre representou o Fluminense “muito bem”.

— Por vários motivos, recebi essa notícia com muito pesar. Ele é o maior ídolo da minha geração. Era uma pessoa maravilhosa, nossa convivência era muito próxima, e ele ajudou a manter essa marca do Fluminense, de um clube sólido e simpático — disse ao GLOBO.


Assis (à esquerda) e Washington com a camisa do Fluminense, em 1983 - Manoel Soares / Agência O Globo


Assis jogou pelo Fluminense entre 1983 e 1987 e conquistou o Campeonato Brasileiro de 1984, além do tricampeonato carioca entre 1983 e 1985. Em 1983 e 1984, marcou os gols que decidiram os títulos contra o Flamengo e, por isso, ficou conhecido como ‘Carrasco do Flamengo’. Ao lado de Washington, Assis formou a dupla que ficou conhecida como ‘Casal 20’.

CARREIRA

Assis nasceu em São Paulo e começou a carreira no interior paulista, no início dos anos 1970. Depois de passar por alguns clubes pequenos, chegou ao São Paulo em 1980. Após dois anos no clube, seguiu para o Internacional, por onde atuou mais dois anos. Depois de uma passagem de destaque no Atlético-PR, chegou ao Fluminense em 1983. Com a camisa tricolor, ele disputou 179 jogos e marcou 55 gols antes de voltar ao Atlético-PR. Passou por outros clubes antes de voltar ao clube paranaense, por onde encerrou a carreira, em 1992. Assis disputou duas partidas pela seleção brasileira, em amistosos contra a Inglaterra e o Uruguai, em 1984. Depois de trabalhar como auxiliar-técnico e coordenador das categorias de base, ele atualmente exercia o cargo de embaixador do Fluminense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).