Via Nossa Pau dos Ferros RN
A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) divulgou a previsão climática para o primeiro trimestre de 2026, abrangendo os meses de janeiro, fevereiro e março. De acordo com o boletim da Unidade Instrumental de Meteorologia, a tendência é de chuvas na categoria normal a abaixo do normal em todo o estado.
Segundo o documento, a escassez de precipitações registrada na primeira quinzena de janeiro foi influenciada pela atuação desfavorável da Oscilação Intrassazonal Madden-Julian (OMJ). A expectativa, no entanto, é de mudança desse padrão na segunda metade do mês, o que pode favorecer a ocorrência de chuvas.
A Emparn ressalta que janeiro e fevereiro integram a pré-estação chuvosa, período marcado pela atuação de sistemas meteorológicos de curta duração e baixa previsibilidade, como Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCANs), Linhas de Instabilidade (LI) e Frentes Frias (FF). A efetividade desses sistemas depende do posicionamento e das condições atmosféricas.
Para fevereiro, o boletim indica que a OMJ deve favorecer a ocorrência de chuvas nas primeiras semanas do mês. Já na segunda quinzena, a quantidade de precipitação passa a depender da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO !!!
Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.
Desde já fico grato !!!
Cordiais saudações,
CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).