quinta-feira, 2 de abril de 2020

Morre o ex-prefeito de Patu, José Tavares de Holanda "Zequinha Tavares"

Recebemos a notícia que faleceu em Natal, aos 96 anos de idade, o ex-prefeito de Patu, José Tavares de Holanda, popularmente conhecido como Zequinha Tavares.
Veja um pouco da História de Zequinha Tavares.

Zequinha Tavares

Zequinha Tavares assumiu como prefeito a prefeitura Municipal de Patu no ano de 1977. Ele pertencia a (ARENA - Aliança Renovadora Nacional). O seu vice-prefeito foi o senhor Severino Braz dos Santos. O pleito eleitoral foi muito apertado, tendo como chapa opositora o senhor Tenente Felipe de Moura, como candidato a prefeito e dona Nadir Godeiro Dutra como candidata a vice-prefeita.
O senhor José Tavares de Holanda, conhecido como Zequinha Tavares, nasceu no município de Patu em 10 de dezembro de 1923. Filho de pais pernambucanos, sempre teve uma vida modesta, inciando a sua vida vendendo leite e caju da propriedade dos pais, bem como cobrando aluguel dos tropeiros que usavam o cercado da propriedade para guardar os animais, ou seja, já ganhando algum recursos pensando no futuro. Estudou no grupo escolar da cidade de Patu.
Quando jovem, Zequinha Tavares, exerceu a profissão de comerciante na praça de Patu negociando animais e produtos da agricultura. Como boiadeiro fez longas e perigosas viagens a cavalo pelos sertões do Ceará e Maranhão comprando e vendendo gado. Tempos depois ele já negociava animais vindos do sul do país em caminhões de sua propriedade, sendo um dos pioneiros na região na comercialização e criação do rebanho Zebu. Entrou na vida pública no ano de 1958 como candidato a vice-prefeito, naquela época o vice-prefeito não era vinculado ao prefeito, o eleitor votava separadamente. Zequinha Tavares ganhou a eleição em um pleito muito disputado, com vários candidatos a vice-prefeito. O candidato a prefeito eleito foi Dr. Aderson Dutra de Almeida. No ano de 1977 foi eleito prefeito de Patu, tendo como vice-prefeito o senhor Severino Braz dos Santos. Durante a gestão de Zequinha Tavares muitas ações foram realizadas em prol do município de Patu, podemos destacar o investimento feito ao Campus Avançado de Patu destinando 10% dos recursos do ICMS para a manutenção do mesmo. Ampliou a rede elétrica da cidade de Patu. Entregou ao novo sucessor, Epitácio Andrade, no ano de 1983.
Reportagem: Aluisio Dutra de Oliveira.
Fonte: Revista Roteiros de Patu.
Autor: Miguel Câmara Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).